Papo de Cinema | MATAR OU MORRER (High Noon) - 1952
- Está no livro '1001 Filmes para se Ver Antes de Morrer'. Está entre os 51 westerns do livro '501 Must-see Movies'. Está entre os 5 westerns do livro 'Hollywood Picks the Classics'. A edição de colecionador está no "1,000 Best Movies on DVD". Está em segundo lugar entre os 10 melhores westerns do American Film Institute (o primeiro é "Rastros de Ódio/The Searchers", de John Ford, de 1956). Está entre os 130 melhores filmes segundo a votação popular no iMDB.
Outros detalhes também podem ser observados, o pedido desesperado de ajuda do xerife e a indiferença (medo) dos homens da cidade, o apoio da única pessoa da cidade (uma ex-namorada) que não pode ajuda-lo, o melhor amigo (seu ajudante) que lhe vira as costas, e muito mais.
![]() |
Ex-namorada disposta a ajudar. Melhor amigo e ajudante 'roendo a corda'.... |
A história...
Kane e sua esposa deixam a cidade, mas logo ele resolve voltar, perturbado pela sua consciência. Kane espera que seus amigos e moradores o ajudem contra a gangue de quatro homens. Mas para sua surpresa, ninguém quer se envolver na rixa. Até mesmo seu melhor amigo e auxiliar, Harvey Pell, o deixa sozinho. Sua esposa ameaça ir embora sem ele.
Apenas a ex-namorada Helen Ramírez, procura ajudar Kane. Enquanto Kane procura ajuda desesperadamente, o tempo vai passando... No clímax da história, Kane parte para o confronto final com os quatro homens
- John Wayne criticou o filme e numa entrevista a Playboy de 1971 disse que "High No on" (Matar ou Morrer) era "the most un-American thing I've ever seen in my whole life" (A coisa mais anti-americana que já assisti em toda a minha vida). Um detalhe: John Wayne chegou a 'entregar' alguns colegas as autoridades durante o período de 'caça às bruxas' da era McCarthy...
- Howard Hawks teria filmado "Rio Bravo" como uma resposta a "Matar ou Morrer". Neste filme, o xerife (John Wayne) é ajudado por um pistoleiro bêbado (Dean Martin) para enfrentar uma situação igualmente difícil.
- Em 1980 foi feito um filme para a TV, "High Noon Part II: The Return Of Will Kane" , (A Volta de Will Kane) com Lee Majors.
- O filme de ficção científica de 1980, "Outland", com Sean Connery, baseia-se em High Noon.
- Em 1954 foi feito um filme no Brasil que é uma parodia "Matar ou Morrer". Chamava-se "Matar ou Correr" e fez muito sucesso. Era estrelado por Oscarito & Grande Otelo.
- O personagem Will Kane foi inicialmente oferecido pelo produtor Stanley Kramer ao ator Gregory Peck, que o recusou por considerá-lo muito parecido com o papel que fizera em "O Matador" (1950).
- O ator Lee Van Cleef não tem um único diálogo durante todo o filme.
- Refilmado para a TV como “A vingança de um pistoleiro” em 2000.
- ‘Bater ou Correr’ com Jack Chan não tem nada a ver com este filme. Somente no Brasil resolveram fazer o ‘trocadilho’ com o nome.
- O filme foi gravado originalmente em preto e branco, mas pode ser encontrado ‘colorizado’.
Conteúdo surpresa...
MATAR OU MORRER II: O RETORNO DE WILL KANE
A VINGANÇA DE UM PISTOLEIRO (refilmagem)
MATAR OU CORRER (paródia nacional)
Gostou da postagem?
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:
- Papo de Cinema | JOGOS DE GUERRA (WarGames) - 1983
- Papo de Cinema| O GALANTE MR DEEDS (Mr. Deeds Goes to Town) - 1936
- Papo de Cinema | CABARET (1972) Papo de Cinema | A CASA DOS MAUS ESPÍRITOS (1959)
- PAPO DE CINEMA | O LADRÃO DE BAGDÁ (The Thief of Bagdad) - 1940
- Papo de Cinema: O NOME DA ROSA (Der Name der Rose) 1986
- PAPO DE CINEMA | "GRAND PRIX" (1966)
- Cinema Noir - LAURA (1944)