Papo de Cinema | O GALANTE MR DEEDS (Mr. Deeds Goes to Town) - 1936
Neste PAPO DE CINEMA vamos revisitar O GALANTE MR DEEDS (1936), do gênio Frank Capra, estrelado por Gary Cooper e Jean Arthur. A obra se tornou um clássico eternizado na história da sétima arte. Uma ótima comédia romântica e sem dúvidas, uma excelente opção de entretenimento, principalmente para os saudosistas de plantão. Um enredo profundo, com ótimos atores/personagens, bom ritmo e com aquele irresistível cheirinho de saudade. Ficou curioso? Quer saber um pouco mais? Não perca mais tempo e avance nesta divertida nostalgia.
SINOPSE: Um homem simples e honesto do interior chamado Longfellow Deeds (Gary Cooper) recebe uma herança milionária de seu tio, e acaba sendo obrigado a deixar sua pacata vida em Mandrake Falls e partir para Nova York, onde lidará com pessoas que só pensam em se aproveitar de sua fortuna e inocência. Logo, Deeds se envolve em um romance com uma esperta jornalista (Jean Arthur) e se torna motivo de chacota dos jornais da cidade e o alvo de implacáveis interesseiros que farão de tudo para roubar sua fortuna. Mas o Galante Mr. Deeds provará que é muito mais do que só um coração de ouro. Sua humildade e bondade se mostrarão uma lição de vida para todos.
- Gary Cooper (Longfellow Deeds)
- Jean Arthur (Louise “Babe” Bennett / Mary Dawson)
- George Bancroft (MacWade)
- Lionel Stander (Cornelius Cobb)
- Douglass Dumbrille (John Cedar)
- Raymond Walburn (Walter)
- H.B. Warner (Juiz May)
- Ruth Donnelly (Mabel Dawson)
- Walter Catlett (Morrow)
- John Wray (Fazendeiro)
- Russell Hicks (Dr. Malcolm)
- Stanley Andrews (James Cedar)
- Margaret McWade (Amy Faulkner)
- Margaret Seddon (Jane Faulkner)
- Foram precisos 6 meses de espera, até que o chefão da Columbia, Harry Cohn, pudesse tirar o ator Gary Cooper da Paramount para dar-lhe o papel de Longfellow Deeds. E com isso a produção amargou um prejuízo de US$ 100.000 dólares.
- A atriz Carole Lombard, escolhida para o papel, abandonou a produção 3 dias antes do início das filmagens para trabalhar em “My Man Godfrey (Irene, a Teimosa)”, dando oportunidade a contratação de Jean Arthur.
- Frank Capra e a Columbia planejavam fazer uma sequência deste filme intitulada “Mr. Deeds Goes to Washington”, reunindo Gary Cooper e Jean Arthur, baseado na história “The Gentleman from Wyoming”, de Lewis R. Foster. O projeto não vingou, mas em 1939 dele nasceu “A Mulher Faz o Homem” (Mr. Smith Goes to Washington), estrelado por James Stewart e Jean Arthur.
- Este é o primeiro de dois filmes em que o diretor Frank Capra e o ator Gary Cooper trabalharam juntos. O posterior foi Adorável Vagabundo (1941).
- Robert Riskin escreveu o roteiro a partir do livro Opera Hat, de Clarence Budington Kellan.
- Em 1969 houve a série de TV: Mr. Deeds Goes to Town, inspirada na obra original de 1936. A série, no estilo siticom, era estrelada por Monte Markham como Longfellow Deeds, teve 1 temporada com 17 episódios, todos com média de 30 minutos cada.
- Em 2002, uma nova versão foi produzido pela Happy Madison e pela New Line Cinema: A HERANÇA DE MR DEEDS (Mr.Deeds) estrelado por: Adam Sandler e Winona Ryder.
- Oscar de Melhor Diretor (1937) - Frank Capra
- Indicado nas categorias: Melhor Ator (Gary Cooper), Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor trilha sonora. Ganhou na categoria de melhor diretor
- Melhor Filme pelo Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA
- Prêmio Especial (Frank Capra) no Festival Internacional de Veneza, Itália
Nenhum comentário