Review de Batman 66 - Episódios Instant Freeze e Rats Like Cheese

 

Como sequência dos reviews da série de 66 do Batman de Adam West, vamos aos episódios Instant Freeze e Rats Like Cheese, ambos dirigidos por Robert Butler. Esses são os primeiros episódios em que o vilão Sr. Frio aparece, interpretado por George Sanders. Ao contrário de outros vilões, três atores foram o Sr. Frio na série; Sanders foi só o primeiro. Nessa época, o vilão era muito diferente da versão atual. Foi somente com a série animada do Batman dos anos 90 que o Sr. Frio teve a identidade de Victor Fries e ganhou a origem trágica da perda da esposa. Nos quadrinhos, ele era um cientista que em um acidente ficou incapaz de sobreviver a temperaturas abaixo de 50 graus negativos. Na série dos anos 60, o vilão ganhou origem alemã, é meio nazistão, e culpa o Batman por seu acidente.


O episódio inicia-se com o Sr. Frio derretendo a pista de patinação no gelo de Gotham e depois congelando uma rua e despistando a polícia. Alarmado, Gordon logo convoca a Dupla Dinâmica. Na Mansão Wayne, o arremessador de beisebol dos Gotham Eagles, Paul Diamante, está sendo paparicado, quando Bruce e Dick têm de atender ao chamado. Na sede da polícia, Batman diz que o objetivo do Sr. Frio provavelmente é vingança, pois o vilão culpa o Cruzado Encapuzado por ter derrubado um tudo de congelamento instantâneo em cima dele.


Em seu esconderijo, o Sr. Frio manda que seus capangas se disfarcem de Batman e circulem por várias áreas de Gotham. Gordon fica sabendo dessa movimentação estranha e informa o herói. Ao mesmo tempo, Batman está se submetendo a experimentos na câmara fria, mas o máximo que ele consegue suportar, graças a uma pílula, é até 0 graus. Ao realizar a triangulação das aparições dos falsos Batman, o Homem-Morcego descobre que o próximo alvo do Sr. Frio é a bolsa de diamantes de Gotham. Ao chegar lá no local, onde o vilão e seus asseclas estão fazendo um assalto, a Dupla Dinâmica é confundida por vários capangas disfarçados de Batman e Sr. Frio, e o vilão consegue escapar, fazendo ainda uma provocação aos heróis, com uma mensagem de fumaça feita por um avião.

Batman descobre que o próximo alvo do vilão é o diamante que está com a princesa Sandra, interpretada por Shelby Grant, o diamante mais caro do mundo. Como acertado, o vilão adentra os aposentos do hotel em que a princesa Sandra está, congela seu serviçal e rouba o colar. A Dupla Dinâmica novamente aparece para impedir o crime, mas o Sr. Frio consegue congelar ambos e foge novamente. E ainda provoca os heróis com outro aviso de fumaça nos céus. Batman e Robin então são levados para a câmara de descongelamento do hospital de Gotham e revertidos ao normal. Bruce e Dick então vão para o jogo dos Gotham Eagles e encontrarem-se com a princesa Sandra. Porém, Paul Diamante não aparece, e logo Bruce presume que ele foi sequestrado. Bruce inventa uma desculpa, e ele e Dick vão embora, deixando a princesa sozinha no estádio.

Chegando na sede da polícia, Batman e Robin recebem um ultimato do Sr. Frio, dizendo que ele trocará Paul Diamante por Batman. O Cruzado Encapuzado concorda em se sacrificar e segue para o local combinado onde haverá a troca. Paul Diamante é devolvido e Batman é nocauteado e posto em um helicóptero. Mas, espertamente, Robin colocou um sinalizador em Batman e vai atrás do herói. No esconderijo do Sr. Frio, no meio do nada, em um lugar gelado, o vilão diz que o herói morrerá, mas que antes disso será seu hóspede. Batman tenta sair do feixo de luz que deixa a temperatura ambiente, mas não consegue. Robin está lá, pois também foi capturado.

O Sr. Frio até que é bom anfitrião, pois serve uma refeição com rosbife e o sorvete Alaska gelado para a Dupla Dinâmica, mas depois começa a sadicamente diminuir o feixo de luz, para que os heróis morram congelados. Porém, Batman desfere um soco bem acertado no vilão e revela que ele está usando um traje isolante térmico, contra o frio. Os capangas do Sr. Frio tentam atirar, mas suas armas congelam. O vilão amplia o feixe de luz para que seus capangas possam brigar, e eles levam uma sova cheia de onomatopeias. Então, o chefe O'Hara chega e rende todo mundo.

 Ao final do episódio, está havendo uma recepção na Mansão Wayne, e a princesa Sandra pede para Bruce agradecer a Batman por ter devolvido os dois diamantes, o dela e o Paul Diamante, com quem ela está de braços dados. É dito no episódio que a princesa Sandra é americana do Brooklyn. E, fora nascer em uma família real, se a mulher é princesa sendo plebeia, isso significa que foi por matrimônio. Se a princesa Sandra não for viúva, isso significa que tem um príncipe em algum lugar levando um belo de um par de chifres da princesa com o Paul Diamante. Alfred oferece o sorvete Alaska gelado para Bruce e Dick, que prontamente recusam.


O interessante desses episódios é a apresentação do Sr. Frio, que, apesar de ser um dos vilões mais icônicos do Batman, por causa de seu aspecto sci-fi, ficava um tanto deslocado na galeria de vilões do Cavaleiro das Trevas. Pessoalmente, não desgosto do Sr. Frio clássico, que originalmente foi chamado de Mr. Zero, um cientista maluco que, em um confronto com o Batman, sofreu o acidente que o tornou incapaz de sobreviver em ambientes que não o frio extremo. Na série animada do Batman dos anos 90, ele ganhou um nome, Victor Fries, e uma origem mais trágica, que envolvia a perda de sua esposa, Nora, e essa origem foi tão marcante que foi incorporada aos quadrinhos e ao filme Batman e Robin, com Arnold Schwarzenegger no papel do vilãoO Sr. Frio teve um mini-reboot na continuidade da DC pós-Crise nas Infinitas Terras.


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.