Falando em Série | PERSON OF INTEREST (Pessoa de Interesse) 2011


Neste FALANDO EM SÉRIE vamos lembrar de uma série relativamente recente, de 2011 que ao longo de cinco temporadas prendeu a atenção de forma positiva da crítica e da audiência. Hoje vamos falar de PERSON OF INTEREST, estrelada pelo astro hollywoodiano JIM CAVIEZEL. Seja pelo excelente elenco, pela competente direção ou pela criatividade dos roteiros, o fato é que temos aqui uma excelente série de TV com ótimos elementos de ação-policial e suspense investigativo, com pitadas muito bem colocadas de drama urbano. A pegada heróica e bastante clichê dos personagens consegue conquistar com facilidade o coração dos telespectadores. Lembrou? Ainda não? Fique tranquilo, vamos te contar tudo e mais um pouco sobre esta empolgante nostalgia. Fique conosco e boa leitura!

SINOPSE: Harold Finch (Michael Emerson), um bilionário misterioso, desenvolveu para o governo americano um programa de computador que prevê e avisa ao governo atos de terrorismo que terão lugar num futuro próximo. Mas além disso, o programa também prevê crimes violentos envolvendo pessoas normais, pessoas e crimes que o governo considera irrelevantes, mas Harold Finch (Michael Emerson) discorda e então criou uma backdoor no programa que o informa número do Social Security Number (na tradução brasileira informa o CPF) da pessoa envolvida nestes crimes tidos como irrelevantes. No entanto, o programa tem as suas limitações, por exemplo, ele não informa se a pessoa será vítima ou criminoso, nem quando ou onde o crime vai acontecer. Incapaz de parar os crimes por conta própria, Finch contrata John Reese (Jim Caviezel), um ex Army Rangers e ex-agente de campo da CIA que foi dado como morto, para ajudar a impedir os crimes em Nova Iorque.


Título: PERSON OF INTEREST
Título no Brasil: Pessoa de Interesse
Emissora original: CBS (EUA)
Emissora no Brasil: Warner Channel (assinatura) e SBT (aberto).
Ano: 2011-2016
Criador: Jonathan Nolan
Produtores: J.J.Abrahms, Bryan Burk, Greg Plageman e David Semel.
Empresas produtoras: Bad Robot Productions / Kilter Films / Warner Bros. Television
Elenco principal:
  • Jim Caviezel é o intérprete de John Reese – Um ex-agente da CIA, supostamente morto;
  • Michael Emerson é o intérprete de Harold Finch – Um misterioso bilionário, também supostamente morto;
  • Taraji P. Henson é a intérprete de Jocelyn “Joss” Carter – Uma detetive da NYPD que cruzou o caminho de Reese e tenta prendê-lo;
  • Kevin Chapman é o intérprete de Lionel Fusco – Um polícial corrupto, recrutado por Reese para ser seu informante;
  • Amy Acker é a intérprete de Samantha Groves – Também conhecida como Root, é uma hacker que cruza o caminho da equipa e descobre o programa de Harold;
  • Sarah Shahi é a intérprete de Sameen Shaw – Uma ex-agente da CIA,traída pelo governo. Cruza o caminho da equipe quando se torna um número irrelevante.
Episódios: 103 (5 temporadas)
Gênero: Drama/Policial



CURIOSIDADES
  • A série foi criada por Jonathan Nolan (co-roteirista de: "Batman: O Cavaleiro das Trevas"), irmão do famoso diretor Christopher Nolan.
  • A sequência de imagens na abertura mostra dados sobre os personagens principais do episódio em questão.
  • Harold Finch tem utilizado de muitos apelidos, mas dois incluem Harold Wren, Harold Crow  e Mr.Partridge, sendo estes nomes de aves. Outros: Bellenger, Burdett, Thomas Payne e Trowbridge (não são nomes de aves).
  • Em Blue Code (S01xE15) ficou estabelecido que John Reese é originário da Puyallup, em Washington, que fica há 95 milhas de distância de Mount Vernon, Washington, a terra natal de Jim Caviezel.
  • O Primeiro nome de Finch é Harold. Horst Herold foi o presidente da policia federal alemã nos anos 70, onde  inventou a "rede de arrasto" (dragnet) - o primeiro sistema que utilizou um banco de dados completo de informações pessoais para identificar criminosos ou suspeitos das massas.
  • Os apelidos da Root fazem sempre referência à grandes nomes da computação, o próprio "Root" se refere à raiz do computador, ou ainda ao super usuário (que possui todos os privilégios) de um sistema de computador; 
  • Caroline Turing vem de Alan Turing criador da máquina de Turing que definiu o conceito de computadores; 
  • Jane Von Neumann em homenagem a John Von Neumann que definiu a chamada "Arquitetura de Von Neumann". 
  • Grace Hendricks, o amor de Harold Finch (Michael Emerson), é interpretada por Carrie Preston que, na vida real, é casada com Emerson.
  • A personagem Sameen Shaw (Sarah Shahi) não foi inicialmente introduzida na série como personagem regular, a sua promoção ao elenco principal concretizou-se porque a personagem foi bem recebida pelo público e os produtores também se mostraram contentes com o desempenho da atriz. Jonathan Nolan afirmou ainda que a equipa de guionistas da série decidiu tornar Root uma personagem proeminente sobretudo devido à faixa sonora “interessante e misteriosa” que o compositor Ramin Djawadi criou para ela.
  • Ainda a propósito da atriz Sarah Shahi, seu afastamento da série durante algum tempo (entre as temporadas 4 e 5) deveu-se à coincidência deste período com o momento em que foi mãe de gémeos.
  • Durante a 3.ª e 4.ª temporadas, os argumentistas de Person of Interest notaram que havia uma certa química entre Sarah e Amy Acker, por isso decidiram desenvolver a dinâmica romântica entre Shaw e Root e proporcionar às atrizes mais cenas juntas.
  • O personagem de John Greer é interpretado por John Nolan, que é tio do criador e produtor da série, Jonathan Nolan.
  • Kyle Chandler (Edição de Amanhã) rejeitou o convite para ser o protagonista de Person of Interest.
  • Muitas das identidades usadas por Root são referências a matemáticos ou informáticos que, de alguma forma, contribuíram para o mundo tecnológico em que vivemos hoje.
  • Carl Elias (Enrico Colantoni) partilha algumas semelhanças com o Professor Moriarty, o conhecido inimigo de Sherlock Holmes. Ambos escolheram agir sob a máscara de amigáveis professores enquanto, nas sombras, comandavam um império do crime; ambos se debatem com duplas que resolvem mistérios (Holmes e Watson; Finch e Reese) e os dois têm braços direitos chamados Moran.
  • Entre a 2.ª e 3.ª temporadas de Person of Interest, Edward Snowden revelou detalhes sobre PRISM, um programa do governo desenvolvido para espiar cidadãos americanos, com o objetivo de detectar ameaças terroristas. A ‘Machine’ da série e a forma como funciona é em tudo semelhante a esse programa.
  • “Our mutual friend” (Em tradução livre: "nosso amigo mútuo"), linguagem de código através da qual os personagens principais evitam referir-se a Finch, Reese ou mesmo à Machine em situações delicadas, é uma das muitas referências literárias presentes na série. Our Mutual Friend é o título do último romance de Charles Dickens e um dos seus mais sofisticados e complexos trabalhos.
  • Numa entrevista ao The Hollywood Reporter em 2015, Taraji P. Henson, que interpretava a Detetive Carter, mencionou que a decisão de sair da série foi sua, porque já não se sentia completamente realizada.



  • Gostou da postagem?
    Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

    Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

    Talvez se interesse por estas outras postagens:


    Nenhum comentário

    Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.