DOSSIÊ HERÓIS | ORIGINALMENTE OS PAIS DE BRUCE WAYNE NÃO CORTARAM CAMINHO POR UM BECO

  Se voce ler uma das diversas revisitas a origem do Batman SEM se deixar levar pela paixão pelo personagem e com uma certa dose de ceticismo, uma pergunta que logo virá a sua mente é a seguinte: por que os Waynes tomariam um atalho por um lugar chamado "Beco do Crime"!? E pior ainda: devidamente equipados com uma carteira cheia de dinheiro, casaco de peles e um colar de perolas!! Bem, e se eu disser que não havia nenhum beco? Nossa matéria prova isto e mais: mostra de onde e quando surgiu o tal beco. Então, que tal uma viagem ao passado? 





Como dissemos em outra postagem, o mundo dos quadrinhos costuma gerar inúmeras lendas, assim chamadas por não ser possível comprová-las algumas vezes. Mas, no caso da afirmação que estamos analisando hoje, não é tão difícil chegarmos a verdade. Precisamos voltar apenas até 1939...mas especificamente a revista "Detective Comics # 33"




Por que especificamente esta revista? Porque foi nela que a origem ou motivação do Batman se tornar o que se tornou, foi mostrada pela primeira vez. Pode parecer curioso, a origem do personagem só ser apresentada após 33 números (livros, como os americanos chamam), mas no passado as coisas eram assim mesmo. Os responsáveis em conta-la foram Bill FingerBob  Kane e Sheldon Moldoff. O responsável pela arte foi Bob Kane, que tinha uma certa limitação em seus traços e sofria uma influência de artistas anteriores, o que significa que a arte não se preocupava muito com a paisagem de fundo e dava maior ênfase a ação e aos personagens. Vejam abaixo: 






As limitações são óbvias: não podemos ver nitidamente onde os Waynes foram assassinados, porém também podemos afirmar que NÃO foi em um beco. Parece mais uma rua e bem debaixo de um poste de luz! Achou esta prova muito circunstancial? Bem, acontece que quase uma década depois (1948), novamente Finger, Kane e desta vez Charles Paris revisitaram a origem do cruzado de capa. Levou todo este tempo porque no passado NÃO era comum ficar se reescrevendo a origem dos heróis (ou vilões) exceto em ocasiões especiais. A revista era "Batman # 47"




Desta vez a arte, embora continuasse a ser de Kane, esta muito melhor (há quem afirme que Paris provavelmente fez algum trabalho de acabamento extra, mas para nós o que importa é o resultado)! Mais uma vez, anexamos abaixo a pagina da revista que nos possibilita ver o local do crime com mais clareza. E novamente fica claro que NÃO SE TRATAVA DE UM BECO! Também se evidencia que foi bem embaixo de um poste de luz (e o tal cinema sequer aparece ou é citado). 




(Nesta história também é identificado pela primeira vez o nome do assassino: Joe Chill e mais, o Batman consegue localizar e confrontar o assassino revelando sua real identidade! Este detalhe, se não me engano foi alterado em revistas recentes. As que identificam Chill como o assassino, dizem que Batman nunca conseguiu encontrá-lo...)




Bem, se não foi em um beco, de onde saiu o conceito de ter ocorrido em um local conhecido como "Beco do Crime"? Em parte, foi culpa de Denny O'Neil, quando escreveu a clássica história "Não Há Esperança no Beco do Crime", que nos EUA foi editada na revista "Detective Comics # 457"




A pagina inicial da história vem acompanhada de um texto que por si deixa claro a origem do titulo "Beco do Crime":

Vinte e um anos atrás, este bairro era a morada dos ricos e daqueles que em breve o seriam...um lugar de restaurantes gourmet e teatros da moda...de mulheres elegantes e homens educados...

Mas a podridão seca do tempo se instalou e as risadas pararam, as luzes se apagaram e aquelas mulheres elegantes e os homens educados buscaram seus prazeres em outro lugar...

Em uma noite, dois assassinatos brutais ocorreram sinalizando o inicio do fim...A area conhecida como Park Row ganhou um novo nome - Beco do Crime e

NÃO HÁ ESPERANÇA NO BECO DO CRIME! 

 

 O texto deixa bem claro que "Beco do Crime" é apenas um apelido que foi dado a uma rua ou bairro - não é um beco literal! A própria arte que acompanha o texto mostra isto. Observem abaixo: 




Já descobrimos então a origem do nome, mas quando se transformou em um beco literal?? Foi em 28 de setembro de 1985! E desta vez a responsável é uma animação! E uma animação idolatrada por muitos! A partir dela a TV e o cinema passaram a mostrar o "Beco do Crime" como um beco literal. Curioso e aflito para saber a que animação estamos nos referindo? 


Estamos nos referindo aos..."SUPER AMIGOS", no episódio "O Medo" (chamado também de "Origem do Batman" e foi ao ar nos EUA na data citada). O episódio foi escrito por Alan Burnett e nele o Batman conta como seus pais morreram a Robin e a Mulher Maravilha. É a primeira vez em que a origem do Batman é contada em uma animação e, claro, a parte dos pais levando tiros não é mostrada. Na época isto era inconcebível! E claro que anexamos o episódio!! Partes 1 e 2!! 










Não poderíamos deixar de chamar a atenção de todos à mais um detalhe que não é tão importante para nosso assunto, mas bastante curioso. No episódio dos "Super Amigos", aparece o nome do filme que a família Wayne foi assistir. Tratava-se de: "As Aventuras de Robin Hood". Mas, em 1986, quando novamente foi mostrada a origem do morcego, o filme passou a ser: "A Marca do Zorro". Qual o motivo da mudança? Dificilmente saberemos, mas o primeiro filme meio que justifica o uniforme do Robin da época...


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Leia também:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.