Memória em Quadrinhos | ALMANAQUE PREMIÉRE MARVEL (RGE) – 1982


Este Almanaque era uma publicação bimestral da Rio Gráfica Editora (RGE) que foi produzida entre fevereiro/março e dezembro de 1982. A sua existência foi muito curta, teve apenas seis edições (a 7ª edição foi anunciada, mas não chegou a ser lançada). Era composta de 100 páginas incluindo a capa e a contracapa.
Essa revista costumava republicar histórias da Revista Americana Marvel Premiére (de onde tirou o nome) e de outras revistas da Marvel Comics.
Do mix do Almanaque Premiére Marvel os personagens mais freqüentes eram X-Men, Nova, Mulher Aranha. Mas o maior sucesso foi o Homem-Aranha, cujas histórias além de serem publicadas no Almanaque, tinha uma revista própria e ainda o Almanaque do Homem-Aranha e Superalmanaque do Homem-Aranha (histórias da revista americana Peter Parker e das tiras de jornal do Homem-Aranha) e Super-Heróis Marvel (com histórias da série Marvel Team Up, que em geral eram estreladas pelo herói aracnídeo em parceria com algum outro personagem Marvel). Apesar da popularidade das personagens, as revistas foram prejudicadas, pois a RGE não possuía os direitos da totalidade dos super-heróis Marvel. Outro importante detalhe é que a RGE não possuía editores que conhecessem a cronologia Marvel: as histórias se limitavam a seguir a seqüência  das revistas americanas, sem explicar quando elas eram parte de uma saga conjunta envolvendo várias revistas. As eventuais falhas cometidas pela RGE na publicação dos heróis Marvel no Brasil só foram corrigidas pela Editora Abril quando esta conseguiu comprar os direitos restantes.
A revista publicou as histórias de estréia de novos personagens ao Universo Marvel. Assim, fomos apresentados a Mulher-Hulk, Rom e Lunar, o Cavaleiro de Prata (mais tarde rebatizado como Cavaleiro da Lua), dentre outros. Surgiram também personagens, grupos e sagas inteiras que deixariam de ter suas histórias editadas no Brasil, como Deus da Mata (Woodgod), Monarca das Estrelas (Starstalker Monark), A Marca de Kane, Caçador 3000 (Seeker 3000) e Mundo Estranho (Weirdworld), por exemplo.


A Editora não possuía a licença de todos os personagens da Marvel, parte desses personagens estavam sendo publicados pela Editora Abril. Registre-se por curiosidade que a RGE fazia parte das Organizações Globo, porém a empresa não podia usar o nome GLOBO, pois este era de propriedade de uma livraria do Rio Grande do Sul.
No final da década de 1970,a RGE já era uma potência editorial e publicava diversos personagens das HQs como:o Fantasma,Flash Gordon,Tex, Mandrake, Dick Tracy e os gibis de terror kripta. Então, nos anos 80 o objetivo da RGE era aproveitar o sucesso dos desenhos animados do: homem-aranha, hulk e quarteto fantástico, assim como dos seriados de TV do Homem Aranha e do Hulk que eram exibidos na TV GLOBO.

Algo interessante em relação aos quadrinhos, eram os enunciados de apresentação dos protagonistas das histórias, sempre sucedidos pela célebre chamada "Stan Lee apresenta": "A Selvagem Mulher-Hulk", "O Líder dos Cavaleiros do Espaço... Rom", "Tigresa, a Fúria Felina", etc.

Confira abaixo, todas as capas e links para baixar as Scans.
Download

Download

Download

Download

Download

Download


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

2 comentários:

  1. Postagem maravilhosa! Obrigado por compartilharem mais esta preciosidade com os saudosistas de plantão. Continuem este trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Que saudades dessas revistas , caraca velho

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.