Falando em Série | ROBÔ GIGANTE (Jaianto Robo) - 1967


Fizemos uma postagem sobre a antiga série japonesa "O Príncipe e o Dinossauro" e nela citamos uma outra, bem mais conhecida dos 'seriolatras' que é "Robo Gigante". Assim achamos por bem falar um pouco mais sobre ela, já que muitos talvez não a conheçam e aqueles que a conhecem talvez queiram relembrar alguns detalhes. 

Embora muitos só pensem na extinta Rede Manchete quando se fala de animes, tokusatsu e mechas, saibam que na década de 60 e 70 haviam vários representantes desta arte nas TVs abertas. Isto mesmo! Quando um canal aparecia com uma 'série japonesa' o outro imediatamente procurava alguma para exibir como concorrência. Os beneficiados éramos nós que ficávamos mudando de um canal para outro (enlouquecendo nossas mães) para assisti-las (o problema era que algumas passavam no mesmo horário...).

Com relação as séries "Robo Gigante" e "O Príncipe e o Dinossauro" não tive este problema porque quando assisti uma substituiu a outra....que sorte, ein!?

Mas, hoje vamos nos concentrar em "Robô Gigante"...

A série...

Como a maioria dos animes e das séries em live-action japonesas, 'Robo Gigante' teve sua origem em um mangá (que todo mundo sabe que são as revistas em quadrinhos do Japão). Na época em que a série foi exibida no Brasil não tínhamos a menor ideia do que seria 'mangá', informações sobre assuntos como este eram excassas. 




Bem, em 1966 o cartunista Mitsuteru Yokoyama criou dois mangás um tanto parecidos. Um deles era "Gigantor" (que faremos um post futuramente), o outro era "Robo Gigante". Os dois casos envolviam robos gigantes que eram controlados por garotos prodígios, e a aparência dos robos eram de guerreiros da antiguidade. Gigantor parecia-se com um guerreiro troiano ou um gladiador romano, já o Robo Gigante parecia-se com a Esfinge...

Em 1967 a Toei Company foi encarregada de levar as histórias do manga para a TV, nascia a série tokusatsu Robo Gigante, que teve 26 episódios como era comum na época. O robo voava, lançava raios pelos olhos, mas a arma que ele mais usava eram misseis que ele lançava pela ponta dos dedos!

O primeiro episódio da série chama-se "Dracolon, o grande monstro do mar", e mostra como o jovem Johnny Sokko (nome dado pelos americanos) acaba tendo o controle sobre uma das maquinas mais poderosas do planeta. 

Tudo acontece do seguinte modo. Johnny esta viajando sozinho num barco (algo bastante estranho se pensarmos bem), quando sem aviso o navio foi atacado por um monstro. Johnny se salva graças a um homem que ele acabara de conhecer (se estranharam um pouco), que por acaso era um agente secreto do governo. 

Próximo ao local do naufrágio, existe uma ilha (sempre existe uma) que coincidentemente era base de um laboratório secreto comandado pelo Imperador Guilhotina. O Imperador havia obrigado a alguns cientistas (da Terra) a construir um gigantesco robo que seria sua arma secreta para a conquista do planeta. 


Imperador Guilhotina
O Robô estava quase pronto. Havia sido programado para obedecer a primeira voz que ouvisse através de um microfone que ficava embutido num relógio. Bem Johnny e seu novo amigo chegam a ilha escapando do navio que afundava e ficam sabendo dos planos do imperador alienígena. Claro que decidem sabotar as instalações. 

O agente prepara tudo para que uma explosão ocorresse e destruísse o lugar. Tudo vai pelos ares, mas o Robô fica intacto, por sorte o guri tinha roubado o tal relógio e quando o monstro que atacou o navio aparece para dar 'um jeito' neles. Ele aciona o Robô com o relógio roubado. Agora a maquina o obedece e ele ganha um emprego numa organização que defende a Terra...

A partir daí, o agente, o garoto e o Robô, passam a defender a Terra enfrentando o Imperador Guilhotina e seu braço direito e comandante de seu exército Spider...


Comandante Spider (no centro)

Derivados da série original...

Bem, com o sucesso do mangá original e da série de TV, obviamente mais seria criado uma vez que o publico pedia. Assim em 1992 foi feito um OVA (um episódio normalmente maior e sem ligação direta com a história principal) intitulado: "Robô Gigante: O dia em que a Terra Parou". 




O OVA explora uma história em um cenário futurista onde um grupo de origem desconhecida, chamado BF quer levar a Terra a ruína (o que os aliens tem contra nosso planeta?). Ele também é dividido em 07 partes...




Em 2006, o mesmo criador do OVA, lançou um mangá em 8 volumes intitulado: Robo Gigante: O dia da terra Queimada, onde mais uma vez a organização BF (Big Fire - Grande Fogo) mostra sua cara...e com outros planos de arruinar a Terra).




Em 2007 "Robo Gigante"  é lançado em anime, são 13 episódios, e a história acompanha a invasão da Terra por vários robos e a luta entre duas organizações diferentes pelo seu controle. Esta série estava disponível na Netflix, para quem tem assinatura....

Bônus...

E mais uma vez temos um bônus para nossos leitores. O link a seguir permite que você assista ao primeiro episódio desta série. Então se estiver interessado clique aqui....


RELACIONADO:


Convite:

Se você gostou desta matéria e gosta de matérias deste tipo, curta nosso blog e venha fazer parte de nosso grupo no face. O objetivo é relembrarmos produções que acompanharam nossa infância, nossa adolescência e talvez nos acompanhem até agora e tenhamos vontade de rever ou relembrar. 

VENHA! Siga nosso BLOG  e faça parte de nosso GRUPO no Facebook.




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.