MEMÓRIA EM QUADRINHOS | Superman - Para o Homem que tem de Tudo (1985)


Considerada pela crítica especializada e pela maioria dos fãs de quadrinhos como uma das melhores histórias do personagem já publicadas, "For the Man Who Has Everything" (Para o Homem que tem tudo) é vista como uma obra representativa da "Era de Bronze" dos quadrinhos (histórias publicadas entre 1970 e 1986), por sua abordagem e ineditismo.  O editor da DC Comics Julius Schwartz foi quem iniciou a ideia da história, perguntando se Dave Gibbons poderia trabalhar em uma história do Superman. Logo que aceitou, imediatamente declarou que desejaria trabalhar com Moore.


Escrita por Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons, a história narra um aniversário do personagem Superman. Publicada originalmente em Superman Annual n° 11/1985 - DC Comics (SCAN disponível).
Esta história se destaca pelo fato dela se ambientar em dois lugares distintos: A Fortaleza da Solidão e Krypton (cheia de vida, detalhes na geologia local e mesmo nos nomes de cidades) Esta outra “vida” do herói é tão bem explorada por Moore que até nos deixa revoltados com  tamanha crueldade que Mongul fez ao Super Homem. 
Com um final surpreendente, excelente desenhos em cada quadro, impressionante expressionismo e muita ação  esta com certeza é uma aventura indispensável para todo fã deste grande herói.

SINOPSE:
29 de fevereiro é aniversário do Superman. E Batman, Robin e Mulher-Maravilha vão à Fortaleza da Solidão dar os merecidos parabéns. Porém, no local, os heróis o encontram paralisado, preso à Clemência Negra, uma planta alienígena que aprisiona seu hospedeiro num transe onde seus desejos mais profundos são reais, um “presente” do ardiloso Mongul. Enquanto a heroína amazona enfrenta o monstro, a Dupla Dinâmica tenta livrar o Homem de Aço, em cuja mente vemos “o que deseja um homem que tem tudo”. No caso, vemos o Superman imaginando como sua vida seria se seu planeta natal Krypton nunca tivesse sido destruído e ele não tivesse sido enviado por seu pais Jor-El e Lara para o planeta Terra.

Superman: Para o Homem Que Tem Tudo… 
(Superman: For the Man Who Has Everything…, EUA) 
Data original de publicação: 20 de junho de 1985 - DC Comics
Editora no Brasil: Editora Abril, Panini Comics
Datas de publicação no Brasil: maio de 1991 (no mix Super Powers #21), outubro de 2006 (no mix Grandes Clássicos DC # 9), janeiro de 2011 (Coleção DC 75 Anos # 3)   julho de 2013 (no encadernado Superman – O Que Aconteceu Ao Homem de Aço?)


Em 2004, quase vinte anos após a sua publicação, esta história foi adaptada pelo escritor J. M. DeMatteis para a animação Liga da Justiça Sem Limites, tornando-se o 2º episódio de sua primeira temporada. Toda a adaptação teve um apoio de Moore e Gibbons. A qualidade do episódio é inegável, mas alguns cortes de trama foram feitos como a presença do Robin, a violência de Mongul e o estado político da Krypton. Mesmo assim, o episódio é um dos melhores de toda a série.



Para O Homem Que Já Tem Tudo (LJSL S01E02) 

SINOPSE: Mulher-Maravilha e Batman resolvem visitar Superman na Fortaleza da Solidão para comemorar seu aniversário, mas se deparam com uma armadilha preparada especialmente para o Homem de Aço por um de seus antigos inimigos...

A história também serviu de base para o episódio 13 da 1ª temporada da série: Supergirl.



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também queira ler:







Um comentário:

  1. O Moore colaborando com uma adaptação de uma obra dele pro desenho animado, anos depois de estar brigado com a DC? Acho bem difícil essa parte.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.