Falando em Série: Operação Resgate (Salvage 1) 1979


Era uma vez, um dono de um ferro-velho que teve um sonho. Assim ele reuniu um grupo; um ex-astronauta e uma perita em combustível. Eles construíram um foguete espacial e ele foram para a lua. Quem sabe o que eles farão depois. Era com uma narração em off como essa que começava esta, já quase esquecida, série de ação/aventura/ficção que nos anos 80 fazia a cabeça da garotada NERD.


O seriado teve seu início centrado num homem chamado Harry Broderick, dono do um ferro-velho: "Jettison Scrap and Salvage Company"  que constrói uma nave espacial feita de sucata, com a ajuda de dois ex-engenheiros da Nasa. Também consegue recrutar um ex-astronauta chamado Skip Carmichael e uma ex-cientista da NASA, Melanie Slozar, perita em combustível. Tudo isso para buscar  o equipamento de expedição deixado pela Apollo 13 em 1970 em solo lunar e que passou a ser considerado: “lixo espacial”. Harry então decide trazê-lo a terra e vendê-lo para ganhar um bom dinheiro com isso. tudo isso é claro, sem nenhuma autorização do governo. Por isso mesmo, Harry tinha em seu encalço, o agente do FBI chamado Jack Klinger, que suspeita haver algum tipo de falcatruas nos empreendimentos do dono do ferro velho. Porém, Harry Broderick consegue a sua proeza no episódio piloto e assim seguiram-se as novas aventuras desta série que misturava ficção, ação e aventura, tendo as obras do autor Isaac Asimov como base científica para a criação dos roteiros. 

Entre as proezas desta equipe de resgate podemos destacar a vez que foram chamados para apagar o fogo descontrolado de um poço de petróleo ou a vez que transportaram um imenso iceberg para servir como fonte de água potável.

Diversos personagens que participaram do episódio piloto não continuaram durante os episódios regulares da série, tais como o personagem Fred, interpretado por Raleigh Bond, que interpretou um dos engenheiros que ajudaram a projetar o foguete, juntamente com Mack (Jay Saunders), que continuou ativamente fazendo parte do elenco. Os outros personagens que desapareceram depois do episódio piloto foram a Lorene (Jacqueline Scott), Street (Larry Pernell) e Biff Kelly que foi interpretado por Peter Brown.
O Seriado teve início com um episódio piloto chamado Salvage, em duas partes, que estreou no dia 20 de janeiro de 1979 e os episódios semanais passaram a serem exibidos a partir de 29 de janeiro, pela rede ABC. A primeira temporada foi um relativo sucesso e teve 12 episódios, mas a segunda temporada que começou em 4 de novembro de 1979 fracassou e foi tirada do ar quando ainda restavam mais quatro episódios que na época não chegaram a serem apresentados. Estes episódios foram posteriormente apresentada na década de 90 através da The Nostalgia Chanel, que atualmente é conhecida como American Life TV Network. Sendo assim, oficialmente houveram apenas 20 episódios e duas temporadas.
O seriado foi criado por Mike Lloyd Ross, que agiu como "Supervising Producer" e também escritor de parte dos roteiros, através da Bennett/Klateman Productions em associação com a Columbia Pictures Television. Os produtores executivos deste espetáculo foram: Harve Bennett e Harris Katleman e o produtor: Ralph Sariego. A série era estrelada por Andy Griffith (Harry), Joel Higgins (Skip), Tisha Stewart (Melanie), Richard Jaeckel (Jack Klinger - 1979), J. Jay Saunders (Mack ), Lee de Broux (Hank Beddoes), Heather McAdam (Michelle Ryan) e Jacqueline Scott (Lorene).
A série chegou ao Brasil em 1981, sendo exibida pela Globo nos domingos à tarde. Em 1983 começou a ser apresentada pela TV Record, indo ao ar nas noites de segunda-feira até o final do ano seguinte
Em 1990, a TV Gazeta comprou os direitos de transmissão da série colocando-a dentro de um horário intitulado TV Aventura, onde era mostrada às segundas-feiras às 17h .
Apesar da qualidade da produção e dos roteiros escritos especialmente para os fãs de SyFy, a série acabou exagerando na fantasia e perdendo o fôlego junto a audiência, o que acabou decretando seu cancelamento prematuro.


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.