Falando em Série: OS VINGADORES (The Avengers) 1961

 


Neste FALANDO EM SÉRIE vamos demonstrar que os verdadeiros primeiros vingadores, eram ingleses. Pois é, no ao de 1961 estreou a série de TV: "The Avengers" (OS VINGADORES). Mas, não eram super-heróis e sim, super agentes secretos que combatiam o mal, sempre à serviço da coroa inglesa, no melhor estilo "James Bond". Lembrou? Nunca ouviu falar? Não perca mais tempo e aproveite mais esta postagem repleta de muita nostalgia e com várias curiosidades. Boa leitura!


A partir de uma idéia original, o escritor Sydney Newman criou o roteiro de uma nova série produzida pela Associated British Corporation:"Os Vingadores" (The Avengers). Lançada e exibida pela ITV em 1961, a série alcançou grande sucesso de público à partir da segunda temporada, em especial pela onda de filmes com o tema de espionagem gerada pelo primeiro filme de James Bond ("007 Contra o Satânico Dr. No") lançado no ano seguinte. O programa misturava espionagem com muita ficção científica e em seu início tinha como personagem principal o Dr. David Keel (Ian Hendry) que tinha como parceiro o misterioso John Steed (Patrick Macnee). Durante a primeira temporada, que fora interrompida por uma greve dos roteiristas, o ator Ian Hendry resolve sair da série, o que acaba deixando o protagonismo para o personagem de Macnee que ganha uma parceira na segunda temporada. Mesmo com troca de elenco em algumas temporadas, a série foi um estrondoso sucesso tanto na Inglaterra quanto no resto do mundo, tendo um total de 6 temporadas. Quando foi exibida nos E.U.A. devido ao seu grande sucesso, as duas últimas temporadas foram exibidas em cores. 

Quando o elenco foi escolhido, a primeira escolha foi o ator Ian Hendry que era conhecido pelo grande público como o médico investigador Dr. Geoffrey Brent personagem do seriado "Cirurgião de Polícia" (Police Surgeon). Quando Hendry optou por sair do programa, na hora de escolher um novo parceiro para o personagem de Macnee, eles pensaram em dar um toque de sensualidade à série e resolveram optar por uma mulher como parceira de Steed. A primeira escolha foi a atriz Honor Blackman que interpretou Catherine Gale que depois acabou revezando com Vênus Smith (Julie Stevens) e Dr. Martin King (Jon Rollason), mas como a atriz Julie Stevens ficou grávida e Rollason não conseguiu empatia do público, com isso a personagem Catherine acabou se sobressaindo. Com uma parceira mais ativa, apaixonada por roupas de couro e trinada em judô, John Steed ficou mais robusto passando a usar treatchcoats, o famoso chapéu coco com placa de aço e o guarda-chuva com uma espada embutida no cabo para contrastar com sua nova parceira e o ritmo de ação maior. Quando Blackman saiu na quarta temporada para seguir carreira no cinema, ao ser chamada para atuar como bondgirl em "007 Contra Goldfinger", foi convocada a atriz Elizabeth Shepherd para substituí-la, mas a falta de química com Macnee levou a produção a escolher Diana Rigg como a nova parceira de Steed, Senhorita Emma Peel. Uma grande adição ao programa, Rigg teve um tremendo retorno do público, chegando a ser eleita símbolo sexual o que causou em parte a sua partida da série. Ao ver seu sucesso e por achar que ganhava menos do que merecia, ela acaba deixando o seriado por não entrar num acordo quando ao seu salário, sendo substituída Linda Thorson que interpretou Tara King na última temporada. 

A série continuou a ser transmitida até 1969 quando por não conseguir competir em audiência com o programa "O Laugh-In de Rowan and Martin" , foi cancelada nos E.U.A. onde era exibido pela ABC o que gerou também seu cancelamento na Inglaterra por não ter mais apoio comercial. Ainda hoje, o seriado continua a ser cultuado e inclusive teve uma remake no longa metragem lançado em 1998 e estrelado por Ralph Fiennes, Uma Thurman e Sean Connery. 


Antes disso, também teve adaptações no rádio e teatro e uma continuação da série original de sucesso mediano exibido de 1976 e 1977. Na história o Dr. David Keel tem de ajudar sua noiva e secretária Peggy, que por engano recebe uma carga de drogas o que a coloca na mira de uma perigosa organização. Quando ela é assassinada, Dr. Keel tenta descobrir os responsáveis para leva-los a justiça, e acaba encontrando o agente especial John Wickham Gascone Berresford Steed que investigava a mesma organização. Eles firmam uma parceria e depois de resolver o caso, eles mantêm a parceria e passam a viver muitas aventuras. Logo, o Dr. Keel se aposenta, e Steed conta com a exótica dançarina Vênus Smith como informante e o auxílio ocasional do Dr. Martin King. Em seguida, ele recebe como parceira a altiva viúva e lutadora marcial e antropóloga Catherine Gale recebendo suas missões de um misterioso chefe que atende pelo nome código 'Mãe" (mais tarde uma oficial apareceria usando o nome código "Pai"). Quando Gale deixa a parceria com Steed para participar de outra missão, a jovem e sensual senhorita Emma Peel entra em seu lugar, ficando durante muito tempo. Tempos depois ela descobre que seu falecido marido está vivo, e desiste do trabalho para ir ao seu encontro na Amazônia. John Steed contava agora com a jovial Tara King que continuou como parceira de Steed em suas missões perigosas. 

Em terras tupiniquins (Brasil), "Os Vingadores" estreou em 1968 sendo exibido pela Bandeirantes até a quarta temporada. No anos 90, o canal a cabo Multishow exibiu apenas a quinta temporada legendada, porém a série somente foi exibida inteira em 2003 pelo Retrô Channel legendado. Curiosidades: além de Honor Blackman, Diana Rigg também foi uma bondgirl atuando no filme "007 A Serviço Secreto de Sua Majestade"; a química entre Rigg e Macneel era tanta, que para os fãs a melhor parceria e os melhores episódios são os que tem a dupla Steed/Peel; Macnee e Rigg continuaram amigos por anos depois de sua saída da série, até o falecimento dele em 2015; Macnee também participou da franquia James Bond em "007 Na Mira dos Assassinos" interpretando um contato de Bond, Sir Godfrey Tibbett; a série parodiou outras séries de espionagem na época, como "O Agente da U.N..C.L.E." e "Missão: Impossível"; em um episódio, Steed recebe uma carta de sua ex-parceira Gale que o faz se questionar sobre sua estada em For Knox, uma clara referência a "007 Contra Goldfinger" no qual Honor Blackman participa como bondgirl; Diana Rigg interpretou brilhantemente a "Rainha dos Espinhos"  Lady Olenna Tyrell na série "Game Of Thrones".

Texto do amigo: Cassius M G Silva 

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.