Animação em Foco: O URSO DO CABELO DURO ("Help!...It's the Hair Bear Brunch") Hanna Barbera - 1971


Desta vez, na ANIMAÇÃO EM FOCO vamos resgatar do esquecimento um divertido desenho animado que apresentava três adoráveis ursos: O Cabeludo (Hair Bear), o Enrolado (Bubi Bear) e o Quadrado (Square Bear) que estavam sempre tramando um jeito matreiro de escapar do Zoológico. Pois é, hoje vamos lembrar do divertido URSO DO CABELO DURO. 


Mais uma criação genial da dupla Joe Ruby & Ken Spears (a mesma que criou Scooby-Doo), "O Urso do Cabelo Duro" ("Help!...It's the Hair Bear Brunch") foi produzida pela Hanna-Barbera Productions, e a animação foi exibida entre setembro de 1971 a janeiro do ano seguinte com uma única temporada de 16 episódios pela CBS. Porém, mesmo com muito bom humor, personagens carismáticos, espertalhões e engraçados, a animação não alcançou o sucesso esperado na época e acabou sendo rejeitado pelo público jovem e por alguns críticos que o compararam com uma versão animada da sitcom "O Show de Phil Silvers"("The Phil Silvers Show") ou uma cópia de outro desenho da Hanna-Barbera, o "Manda-Chuva"("Top Cat") que curiosamente, este sim era baseado no programa de Phil Silvers. Apesar disso, muitos críticos elogiaram o roteiro do desenho afirmando ser muito atual para época, com um estilo hippie and soul, irreverente e sofisticado mostrando os primeiros animais vigaristas.


Anos depois de sua primeira exibição, o desenho caiu no gosto do público devido a suas constantes reprises, sendo apreciado com outros olhos e até mesmo redescoberto pelas gerações seguintes, com muitos afirmando que "O Urso do Cabelo Duro"("Help!...It's the Hair Bear Brunch") com um dos desenhos de maior sucesso da Hanna-Barbera apesar que, ainda há críticos que negam dizendo que o desenho era muito obscuro e pouco conhecido pelo público em geral. Contudo, no consenso geral, a animação é muito divertida e engraçada agradando hoje fãs antigos e novos. 

Em cada episódio do desenho, nos era mostrado o dia-a-dia de três ursos espertalhões que sempre arrumavam confusão no Zoológico das Maravilhas ("Wonderlan Zoo") ao criar esquemas para festas, saídas clandestinas entre outros planos. Sob a constante vigilância do ranzinza e autoritário diretor do Zoo, Sr. Eustace P. Peevly e seu atrapalhado e abobado assistente, o grandalhão Lionel J. Botch o trio usava de muita astúcia e jogo de cintura para evitar que seus planos fossem descobertos. Liderados pelos esperto Cabeludo (Hair Bear) que com sua fala mansa e carisma consegue convencer seus amigos, Quadrado (Square Bear) o grandalhão da turma mas também o mais ingênuo e pouco inteligente e o baixinho e falastrão Enrolado (Bubi Bear) que geralmente quase ninguém entende por sua fala rápida e enrolada mas que é sempre fiel a Cabeludo sendo de grande ajuda quando tem de distrair Peevly e Botch. Quando precisavam de uma saída rápida, Cabeludo sempre contava com a moto invisível do Quadrado, cuja imaginação fétil inexplicavelmente fazia o veículo existir sendo pilotada somente por ele. Eles viviam numa caverna cheia de truques com utensílios e eletrodomésticos modernos escondidos, que eles somente revelavam quando apertava a alavanca secreta para evitar que Peevly descobrisse. Cabeludo e seus amigos também contavam com a cumplicidade dos demais animais do Zoo com destaque para o gorila Bananas, o leão Peludo, o elefante Fumbo, os hipopótomos Hércules e Hippy, George a girafa e o macaco Melvyn. Outro personagem que davam as caras no desenho vez ou outra, eram o Superintendente cujo nome nunca é mencionado, sendo o único que faz Peevly tremer de medo, mas também é muitas vezes enrolado pela fala mansa e esperteza de Cabeludo. 

No Brasil o desenho foi exibido nos anos 80 pela Bandeirantes e Record e mais tarde na TV a cabo nos canais Cartoon Network e Boomerang. As aventuras de Cabeludo e sua turma também apareceram nos quadrinhos publicados pela Golden Keyes Comics com adaptações dos episódios da TV e histórias inéditas. Sua única temporada foi lançada em DVD e também possui episódios lançados em plataforma digital sendo encontrados no Google Play Store e iTunes Stores.

CURIOSIDADES:

  • No Brasil Cabeludo, Enrolado, Quadrado, Sr. Peevly e Botch foram dublados respectivamente por Francisco Milani (dublador do personagem Thomas Magnum no seriado de mesmo nome, e interprete do Pedro Pedreira da Escolinha do Professor Raimundo e Saraiva do Zorra Total), Paulo Pinheiro (ator global conhecido por papéis coadjuvantes em diversas novelas e por dublar atores como Dan Hedaya e Lane Smith, o Perry White do seriado "Lois e Clark - As Novas Aventuras do Superman"); Milton Luiz (dublador de Ricardo Montalban em "A Ilha da Fantasia", Brutus nos desenhos do Popeye e Lex Luthor em "Superamigos"), Maurício Barroso (dublador de David Niven na primeira versão de "Casino Royale" e Richard Anderson em "O Homem de Seis Milhões de Dólares" e "A Mulher Biônica") e Guálter França (que dublou George Reeves em "As Aventuras do Superman", Ben Grim no desenho "Quarteto Fantástico" e Superman/Clark Kent no desenho "Superamigos"); 
  • o personagem Cabeludo aparece no especial "Hanna-Barbera's All-Star Comedy Ice Revue" em 1977 numa homenagem a Fred Flintstone e também no desenho "Harvey Birdman o Advogado" como réu acusado de agressão; ele também faz uma aparição especial na animação " Welcome to Eltingville".
Este texto é de autoria do amigo: Cassius M G Silva 


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.