ANIMAÇÃO EM FOCO | "GALAXY TRIO" - PRIMEIRO GRUPO DE HEROIS PARA MUITOS...

 Se o assunto é animação, impossível deixarmos de fora os estúdios da Hanna/Barbera. Não só por ser responsável por ter mudado o modo de se encarar as animações, mas também por trazer inúmeras produções que esta na memória de milhões e que alegraram suas vidas. Hoje falaremos de um grupo de super-heróis, o "GALAXY TRIO". Vamos relembrar? Ou conhecer??





Talvez você tenha ficado curioso em saber como os Estúdios Hanna/Barbera  podem "ter mudado o modo de se encarar as animações". Primeiro por ganhar prêmios que nenhuma animação havia ganhado antes com "Tom & Jerry". Segundo por conseguir colocar, pela primeira vez, uma animação em horário nobre: "Dom Pixote". Logo a seguir foram as vezes de "The Flinstones" e "The Jetsons"...


Se você pesquisar "Hanna/Barbera" na lupa que esta acima desta postagem, um pouco a direita, sob o logotipo do blog, você encontrará postagens sobre inúmeras das produções do estúdio. E hoje, falaremos sobre mais uma delas. Uma animação que envolve um trio de heróis, vindos de diferentes planetas e que juntos, defendem os oprimidos da galáxia. O titulo da animação é: GALAXY TRIO


Para não perder o costume, a animação é mais uma das criações de Alex Toth (aliás, precisamos fazer uma postagem sobre este cara!). Como era bastante comum na época, as animações vinham sempre em duplas. No caso a atração principal era "O Homem Pássaro", desta forma haviam dois episódios com ele e um episódio com o Galaxy Trio. Contudo, tanto nos EUA quanto aqui no Brasil, as atrações foram apresentadas separadas por algum tempo. 


O "Galaxy Trio", como já dissemos antes, era um grupo formado por três super-heróis de planetas diferentes, sua missão era manter a ordem, lutando contra malfeitores em nome da Agência de Aplicação da Lei da Patrulha Galática. Para cumprir esta missão sua nave espacial era equipada com 'deslocador', que nós costumamos chamar depois de "Star Trek" de 'teletransporte'






FORMAÇÃO DO GRUPO...




O grupo era formado por: VAPOR MAN (Homem Vapor) - que como o nome já diz, tem a habilidade de transformar parte ou todo seu corpo em forma gasosa (este poder é compartilhado por alguns de seus concidadãos do planeta Vaporus...). Este poder permiti que possa voar; escapar de quase todas as armadilhas físicas; se espremer através de espaços bem reduzidos e também de produzir várias formas de 'vapor' com suas mãos (por exemplo 'vapor congelado'...). 





METEOR MAN (Homem Meteoro): é um nativo do planeta Meteorus (vejam que os planetas tem nomes extremamente criativos...). Ele se distingue por sua capacidade de aumentar ou diminuir o tamanho de qualquer parte do seu corpo. Ao ampliar quaisquer de seus membros, ele ganha força sobre-humana. 





GRAVITY GIRL (Garota Flutuadora, ficou muito ruim esta tradução! Melhor tê-la chamado de Gravidade): ela é filha do rei do planeta...Gravitas (estão vendo?) e decidiu abandonar sua vida de luxos ainda jovem, para lutar contra o crime na Patrulha Galáctica. Tem a habilidade de 'dobrar' as leis da gravidade a sua vontade, o que lhe permite voar e levantar objetos pesados com a mente! 





Como são agentes de uma organização policial, naturalmente eles recebem suas missões de alguém em comando. E este personagem é chamado de...CHIEF (Chefe - caramba! Lembrem-se que era um desenho!). Abaixo  colocamos uma imagem do...Chief e por alguma razão ele me pareceu vulcano...





NOS QUADRINHOS...


A boa repercussão da animação fez com que o Galaxy Trio aparecesse também nos quadrinhos. Assim entre 1968 e1969, o grupo aparece em algumas histórias da revista "Hanna-Barbera Super TV Heroes", produzida pela editora Gold Key Comics.




Mais recentemente, o grupo teve papel importante na saga "Future Quest" da DC Comics.





CHEGANDO AO BRASIL...


No Brasil, a animação estreou em 1977 na Rede Globo (10 anos de atraso!!) no "Domingo Aventura". Nesta ocasião era exibido junto ao "Homem Pássaro". Em 1979, trocou de horário e passou a ser exibido na "Sessão Aventura", desta vez as atrações "Galaxy Trio" e "Homem Pássaro" eram exibidas separadas... Em 1981, as duas atrações voltaram a ser exibidas juntas. Desta vez dentro da atração "Globo Cor Especial". No final da década de 80, chegou a Rede Manchete.


A série animada teve apenas uma temporada de 20 desenhos. Nos EUA começou em 1967 e terminou em 1969...


CURIOSIDADE: Embora as animações "Homem Pássaro" e "Galaxy Trio" fossem produzidas pelo mesmo estúdio e fossem exibidas juntas, nunca houve interação entre eles dentro das histórias. Apenas na abertura da atração, eles trabalham juntos para derrotar um monstrengo. 





EXTRAS


Caso queira assistir episódios da série animado basta clicar nos links abaixo. Porém alertamos que só abre com a utilização de REDE WI-FI. Os 'dados móveis' do celular não consegue abrir, porque as provedoras de serviços telefônicos bloqueiam o site.


O PLANETA PIRATA 

A BATALHA DOS AQUATRONS

MENSAGEIROS DO DEMÔNIO

GANANCIA DO ESPAÇO

O PLANETA ADORMECIDO

O OLHO DO TEMPO

CAÍDOS DO CÉU

A REVOLTA DOS ROBOS

ESCRAVOS DO ESPAÇO

OS DUPLITRONS


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Talvez também se interesse em ler: 

Animação em Foco: TOM E JERRY (1940)

ANIMAÇÃO EM FOCO: "OS HERCULÓIDES" (HANNA/BARBERA) - 1967

ANIMAÇÃO EM FOCO - "AS AVENTURAS DE GULLIVER" - 1968/HANNA-BARBERA






Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.