IN MEMORIAM | Richard Roundtree e Matthew Perry


Olá, amigos, infelizmente venho, mais uma vez, escrever mais um post in memoriam. Dessa vez, um in memoriam duplo, porque tivemos dois falecimentos de relevância no meio do cinema e TV: Richard Roundtree, o eterno Shaft, e Matthew Perry, o Chandler de Friends.

Vamos primeiro a Richard Roundtree, que faleceu em 24 de outubro, aos 81 anos, de câncer de pâncreas. Nascido em New Rochelle, Nova York em 1942, Roundtree desde jovem tinha desejos de ser ator e abandonou a faculdade para isso. Ele atuou como modelo e, também, fez parte da companhia de teatro Negro Ensemble Company. Em 1970, atuou em seu primeiro filme, What Do You Say to a Naked Lady?. 




Sua grande oportunidade viria no ano seguinte, em Shaft, ao interpretar o protagonista John Shaft, um detetive particular e ex-policial que vive nas quebradas mais perigosas do Harlen. Shaft é uma espécie de Sam Spade negro. Na realidade, seria ainda mais; mal comparando, ele seria para a audiência negra norte-americana nos anos 70 o que o Pantera Negra seria hoje. Não que Shaft fosse categorizado como um herói; ele está mais para um anti-herói, porém ajuda as pessoas de sua comunidade à sua maneira.


Particularmente, sou muito fã do Shaft de 1971, dirigido por Gordon Parks, e, apesar de ele ter surgido como representante do movimento blaxploitation, o filme furou a bolha e se tornou um clássico do cinema policial dos anos 70. Uma das grandes contribuições para o sucesso do filme foi a música-tema de Isaac Hayes. No enredo, Shaft é contratado por um chefão do crime do Harlen para que ele resgate sua filha de uns mafiosos e, ao mesmo tempo, evitar a intromissão da polícia. Shaft é um ex-policial, mas não acredita que a polícia possa fazer diferença no Harlen e que os problemas devem ser resolvidos pela própria população do bairro. Ele não confia principalmente em policiais brancos, o que revela um tom meio “antibranco” no primeiro filme que posteriormente é amenizado nos seguintes.

Não que Shaft seja um personagem que não agrida as “sensibilidades modernas”. Não dou a menor pelota para isso, mas hoje em dia ele não se adequaria ao politicamente correto vigente e seria considerado um personagem machista e misógino, fato que foi até parodiado no Shaft de 2019 da Netflix.

Em 1972, seria produzido o segundo filme do personagem, Shaft’s Big Score (O Grande Golpe de Shaft). Dessa vez, Shaft tem de vingar a morte do seu amigo Cal Asby, em uma intricada trama de crime, em que uma grana preta está em jogo.




O último filme da trilogia Shaft seria Shaft na África, a despeito desse filme ser muito galhofa, gosto bastante dele. No enredo, Shaft é drogado e sequestrado para a África e persuadido a aceitar um trabalho para desbaratar uma quadrilha que está explorando imigrantes. Nesse filme, Shaft tem cenas tórridas com a mocinha interpretada pela atriz sérvia Neda Arneric. Vale também lembrar a série de TV de Shaft, que foi também protagonizada por Roundtree e exibida pela CBS entre 1973 e 1974.


Roundtree voltaria a franquia Shaft apenas em 2000, no remake/reboot protagonizado por Samuel L. Jackson, fazendo o papel de um suposto tio de Shaft. Em 2019, ele voltaria a interpretar o John Shaft original, pai do Shaft de Samuel L. Jackson. Então, o quinto filme considera todos os quatro anteriores, e o Shaft de 2000 não seria um remake/reboot, mas faria parte da continuidade.




A despeito de seu papel mais conhecido ser o de John Shaft, a filmografia de Roundtree é muito extensa, com dezenas de filmes, não obstante o fato de que em muitos ele fez papel apenas de coadjuvante. Vale destacar sua atuação no filme catástrofe Terremoto de 1974, como artista de motocicleta Miles. Roundtree interpretou o comissário Pike, em um filme B de que gosto bastante, Maniac Cop, com Bruce Campbell. Ele teve um pequeno papel como Ben Burns, no Speed Racer de 2008, dirigido pelos irmãos/irmãs Wachowski. Roundtree também interpretou o personagem Sr. Shaw na série de TV Desperate Housewives.


O outro falecimento de destaque foi de Matthew Parry, em 28 de outubro, em uma morte estranha, afogado na banheira de hidromassagem. Muito conhecido por interpretar Chandler Bing na série Friends, provavelmente o maior sitcom dos anos 90. Não sou exatamente um grande fã da série, mas foi uma morte sem dúvida alguma bem chocante.

Enfim, fica aqui meu reconhecimento a esses dois atores, ícones de suas respectivas épocas. Descansem em paz. R.I.P.


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.