Trash Movie | SCANNERS - SUA MENTE PODE DESTRUIR (1981)

O TRASH MOVIE: "SCANNERS - SUA MENTE PODE DESTRUIR", nos leva aos animados anos 80 e a mente criativa do diretor-roteirista David Cronenberg (o mesmo diretor de A Mosca, Existenz, Gêmeos: mórbida semelhança, Videodome, etc). Um filme violento, com cabeças explodindo, feridas pustulentas saltando, corpos em combustão e muitos tiros. E, claro, como bom TRASH, com efeitos especiais datados que certamente vão agradar aos fãs do gênero. Porém, a de se convir que Scanners apresenta uma atípica complexidade de personagens, onde nenhum deles é totalmente bom ou mal, cada um têm motivações diferentes para seus atos. Algo, sob certa ótica, bem próximo da realidade. Enfim, uma curiosa produção, digna de encabeçar esta nostálgica coluna. Então, chega de enrolação e vamos a matéria.

SINOPSE: Nascidos de uma experiência em laboratório, os Scanners são pessoas com grandes poderes telecinéticos, capazes inclusive de matar com a força de suas mentes. Darryl Revok (Michael Ironside) é o mais poderoso de todos os Scanners, e está à frente do movimento deles de dominar o mundo. O doutor Paul Ruth (Patrick McGoohan) consegue encontrar um Scanner que Revok ainda não encontrou. Ele converte ele para a sua causa, para destruir o movimento dos Scanners.

“O senhor é um Scanner, mas não se dá conta. E esta é a fonte de toda sua agonia. Mas vou lhe mostrar agora que pode ser a fonte de um grande poder”. (Dr. Paul Ruth para Cameron Vale)


TÍTULO: SCANNERS, SUA MENTE PODE DESTRUIR
Título Original: Scanners
Ano: 1981
País: Canadá
Duração: 103 minutos
Gênero: Terror / Ficção Científica
Direção / Roteiro: David Cronenberg
Produção: Claude Héroux
Elenco Principal:
- Jennifer O'Neill .... Kim Obrist
- Stephen Lack .... Cameron Vale
- Patrick McGoohan .... Dr. Paul Ruth
- Lawrence Dane .... Braedon Keller
- Michael Ironside .... Darryl Revok
- Robert A. Silverman .... Benjamin Pierce
- Lee Broker .... segurança
- Mavor Moore .... Trevellyan
- Adam Ludwig .... Arno Crostic
- Murray Cruchley .... programador
- Fred Doederlein .... Dieter Tautz
- Louis Del Grande .... primeiro scanner
- Anthony Sherwood .... scanner
- Ken Umland .... scanner
- Anne Anglin .... scanner
- Jock Brandis .... scanner
- Jack Messinger .... scanner
- Victor Knight .... Dr. Frane
Música: Howard Shore
Cinematografia: Mark Irwin
Edição: Ronald Sanders
Distribuição: Avco-Embassy Pictures (EUA)
Orçamento:     US$   3.500.000 
Arrecadação: US$ 14.225.876



OPINIÃO 

"Um dos melhores filmes de ficção-científica e terror dos anos 80 embora tenha tido reconhecimento tardio, "Scanners - Sua Mente Pode Destruir"("Scanners") foi baseado em roteiros do lendário David Cronenberg escrito pelo próprio. O hoje veterano cineasta, havia escrito na época os roteiros de "Os Sensitivos"("The Sensitives") e "Telepatia 2000"("Telepathy 2000") que ele planejara originalmente mostrar para Roger Corman antes de iniciar as filmagens de "Os Filhos do Medo" ("The Brood") em 1979. Já em 1981, ele resolveu pegar o melhor de cada roteiro para criar Scanners. Em entrevistas recentes, Cronenberg disse que foi o filme mais desafiador de realizar pois, a maioria das produções de origem canadense na época eram financiadas por benefício fiscal aprovado pelo primeiro-ministro o que levou a acelerar as filmagens antes mesmo do roteiro ser finalizado.
Mesmo com as dificuldades e utilizando-se de muita criatividade na criação dos efeitos especiais, o longa teve grande aceitação do público e críticas favoráveis consolidando o estilo dde horror corporal de Cronenberg e cenas chocantes, tornando-se um clássico cult anos depois. A obra também recebeu vários prêmios em festivais de horror e ficção-científica como o Santurn Award.
O sucesso do longa gerou 4 continuações nos anos 90, "Scanners II - A Força do Poder" ("Scanners II - The New Order"); "Scanners III - O Duelo Final" ("Scanners III - The Takeover"); "Scanner Cop" e "Scanners: O Confronto Final"("Scanners: The Showdown"). Em 2017 foi anunciado um remake a ser produzido com Darren Lyn Bousman, diretor de 3 sequências de "Jogos Mortais" com David S. Goyer como roteirista. Contudo, a não participação de Cronenberg no projeto fez o diretor desistir de seguir em frente. Em 2017 houve uma tentativa de produzir uma série de TV, mas que também não foi para frente."



CURIOSIDADES:
  • Supostamente, o roteiro de SCANNERS foi inspirado no no livro “Naked Lunch”, do autor William S. Burrough (que teria sua ‘adaptação‘ retratada no filme de mesmo nome e lançado no Brasil como Mistérios e Paixões do próprio Cronenberg), onde um capítulo fala sobre os “Senders“, que são uma organização hostil de telepatas conspirando para a dominação mundial.
  • Em um primeiro tratamento de roteiro de 1974, chamado ‘Telepathy 2000‘ (como o filme também ficou conhecido) era situado no futuro e começaria com o protagonista estuprando telepaticamente uma mulher no metrô e seria um filme de espionagem. Nesta versão uma companhia chamada Cytodyne Amalgamate alimentaria scanners do mal para dominar o mundo enquanto o governo estadunidense recrutaria scanners bons para impedi-los.
  • Devido à excentricidade das estruturas de financiamento cinematográfico do Canadá naquela época, foi necessário começar a gravar com apenas duas semanas de pré-produção, antes do roteiro ter sido terminado, com Cronenberg escrevendo o roteiro entre às 4h e às 7h toda manhã durante as filmagens. Uma vez que a equipe de direção de arte não tinha tempo de construir cenários, algumas vezes a equipe teve que sair procurando locações para filmar. Com isso, Cronenberg disse, fazer Scanners foi um pesadelo.

  • O maquiador Dick Smith (O Exorcista, Sweet Home) forneceu próteses para o importante duelo scanner e o efeito icônico da cabeça explodindo. Tal cena foi feita com uma cabeça de látex preenchida com comida de cachorro e miúdos de coelho, e detonado com um tiro de espingarda calibre 12, por trás.
  • Também lançado no Brasil em VHS com o título: Scanners – Sua MORTE Pode Destruir!

  • A morte do primeiro Scanner foi filmada de duas maneiras diferentes, a primeira é a versão de cinema, onde sua cabeça explode. A segunda, encontrada em algumas versões para a TV, mostra-o morrendo de um ataque cardíaco.


  • Jennifer O’Neill, a Kim Orbist, nasceu em 1948 no Rio de Janeiro, isso mesmo, no Brasil. Ela é filha de um europeu e sua mãe é inglesa.


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.