Animação em Foco | OS GÁRGULAS (Gargoyles) - 1994

 

Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos aos anos 90, quando uma improvável animação dos estúdios Disney surpreendeu e cativou uma legião de fãs. Vamos falar dos GÁRGULAS, um excelente desenho animado que conseguiu como poucos elevar o nível das chamadas "aventuras infantis". Além de ter uma boa dose de ação e aventura, tinha um ótimo enredo com ótimas pitadas de cultura, com citações de Shakespeare,  história medieval e lendas mitológicas. Não bastasse isso, a qualidade da animação e dos personagens também é digna de elogios. Enfim, uma excelente e divertida animação que não pode ficar de fora de nosso acervo nostálgico.

"Há mil anos, a superstição e a espada governavam. Foi uma época de trevas, foi um mundo de medo, foi a era dos Gárgulas. Estátuas durante o dia, guerreiros durante a noite, fomos traídos pelos humanos que juramos proteger, transformados em estátuas por um feitiço que durou mil anos. Agora, aqui em Manhattan, o feitiço foi quebrado e voltamos a vida! Somos os defensores da noite, somos os gárgulas!"

SINOPSE: Um clã de criaturas guerreiras conhecidas como Gárgulas que se transformam em pedra durante o dia. Liderados por Golias, no ano de 994 D.C., protegem o castelo Wyvern e seus moradores, na costa da Escócia. Contudo, devido a uma traição, o clã é massacrado e um feitiço é lançado nos poucos sobreviventes que são condenados a dormirem como pedras até que o castelo seja elevado por sobre as nuvens. Assim, em 1994, um milionário chamado David Xanatos compra o castelo e o leva para o alto de seu arranha-céu em Nova York, rompendo o feitiço. Despertando na Manhattan dos dias atuais, os gárgulas decidem se adaptar ao novo mundo e a proteger os cidadãos de Nova York. Contudo, devido à sua aparência, são forçados a se esconderem das pessoas que os temem, com exceção da detetive Elisa Maza.



Título: OS GÁRGULAS
Título Original: Gargoyles
Gênero: Animação
País: EUA
Ano: 1994
Estúdio: Walt Disney Animations Studios
Criador: Greg Weisman
Produtores: Frank Paur e Greg Weisman
Distribuição: Buena Vista Television
Episódios: 78, com duração média de 20 minutos, distribuídos em 3 temporadas
Canal de TV original: Sindication
Elenco de Dubladores: 
Personagens                EUA                            BRASIL
Golias            Keith David                          Maurício Berger
Hudson            Ed Asner                          Domício Costa
Brooklyn            Jeff Bennett                           Alexandre Moreno
Lexington          Thom Adcox-Hernandez       Cláudio Galvan
Broadway          Bill Fagerbakke                  Jorge Vasconcellos
Demona            Marina Sirtis                  Emília Rey
Elisa Maza         Salli Richardson-Whitfield   Iara Riça
David Xanatos   Jonathan Frakes                    Márcio Simões

BÔNUS: Episódios Completos e Dublados - Clique AQUI! 


CURIOSIDADES:
  • O criador da série, Greg Weisman, um ex professor de inglês alegou que seu objetivo era incorporar à série todos os mitos e lendas possíveis. Nota-se forte influência da literatura shakespeariana.
  • Inicialmente, Os Gárgulas seria uma animação cômica voltada para o público infantil, assim como os Ursinhos Gummi. Mas, com o passar do tempo, a trama recebeu um tom mais sombrio até adquirir o formato que se conhece.

  • Diane Maza, a mãe de Eliza, tinha sua voz original dublada por Nichele Nichols, a comandante Uhura, de Star Trek, a série clássica.

  • Owen Burnett, o mordomo de Xanatos, que na verdade se chamava Puck, outro personagem que ganhou a voz de um ator de Star Trek, desta vez o Mr.Data, Brent Spinner.


  • Em 1995 a Marvel lançou uma HQ chamada Gargoyles. As revistas não deram continuidade a série da TV mas mostravam eventos particulares. Greg Weisman, não teve participação direta nos quadrinhos, mas atuou como consultor da trama. Foram 11 números no total e supostamente, há um roteiro para o 12º volume, escrito pelo próprio Weisman, que nunca foi publicado. Os quadrinhos da Marvel são mais sombrios que a série original da TV, mostrando vários experimentos feitos por Xanatos para criar bestas e máquinas para derrotar os Gárgulas.


  • Em 21 de junho de 2006, Slave Labor Graphics juntamente com CreatureComics.com, começaram a produzir um novo quadrinho dos Gárgulas escrito pelo criador da série Greg Weisman. Os quadrinhos continuaram a história da série animada, seguindo imediatamente depois do final da segunda temporada: "A lua do caçador, Parte 3". Em 28 de novembro de 2007 foi lançado a primeira minissérie da série oficial intitulado "Bad Guys" composta de 6 volumes, com desenhos em preto e branco.


  • O Disney Plus Brasil adicionou, no final de abril, todas as três temporadas de Os Gárgulas ao seu catálogo - inclusive com a dublagem brasileira original. O mais controverso episódio de Gárgulas, Força Mortal (oitavo da primeira temporada), teve uma cena modificada na versão disponível no Disney Plus Brasil. A cena em questão mostra Elisa Maza desacordada no chão do seu apartamento após ter sido baleada por Broadway. O gárgula brincava com a arma da detetive quando ela disparou acidentalmente. Ao lado de Elisa há uma mancha de sangue, indicando que o ferimento causado pelo tiro foi grave. Essa mancha de sangue foi removida na versão disponibilizada pelo serviço de streaming no Brasil.


  • "Os gárgulas" na realidade são estátuas de pedra utilizados em catedrais da antiguidade para desaguar os telhados, no entanto, suas formas demoníacas relatam outra história. Na idade média, elas eram vistas como figuras monstruosas, animalescas ou humanas que estavam sempre presentes na arquitetura de estilo gótico. Segundo crenças antigas, as gárgulas eram colocadas nas Catedrais Medievais para simbolizar que o demônio jamais dormia e estava sempre de olho, exigindo a atenção redobrada das pessoas, mesmo estando em solo sagrado. Já outras teorias afirmam que as gárgulas eram usadas para afastarem o mal e agirem como uma espécie de guardiãs da igreja mantendo espíritos malignos à distância.  


  • Os Gárgulas finalmente deverá ganhar uma versão live-action, segundo informação do site THR (The Hollywood Reporter). Será uma série produzida pela Atomic Monster, a empresa de entretenimento de James Wan. E, será exibida no Disney+ e tendo Gary Dauberman (Annabelle, A Freira) como roteirista, showrunner e produtor executivo.

Cosplay "Knightmage"

Para mais informações recomendo o Blog: "ENQUANTO ISSO NA PONTE DE COMANDO"


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:






Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.