Animação em Foco | "BUTCH CASSIDY E OS SUNDANCE KIDS" - (1973)

 

Mais uma vez o destaque do ANIMAÇÃO EM FOCO vai para mais um dos inúmeros sucessos da HANNA-BARBERA que faiam a alegria da infância de muitas crianças. O escolhido da vez é: "BUTCH CASSIDY E OS SUNDANCE KIDS", mais um grupo de jovens ao estilo Scooby Doo, cujo nome era uma homenagem ao famoso Western, de nome similar estrelado por Paul Newman e Robert Redford. Um fenômeno interessante que observei é que poucos se lembram das aventuras do grupo juvenil, mas a maioria lembra da música tema. A trama do desenho girava em torno das aventuras de um grupo de rock´n roll de adolescentes, liderados pelo galã Cassidy. Mas, na verdade eles também eram um grupo de agentes desfaçados para lutar contra o crime, resolvendo mistérios e prendendo criminosos. Se você é dessa época, já deve estar se lembrando. Se nunca ouviu falar, não precisa desanimar. Fique conosco e aproveite um pouco mais dessa gostosa nostalgia. Boa Viagem! 

SINOPSE: Na trama acompanhamos a banda de rock formada por Butch Cassidy que canta e toca guitarra, Merille no tamborim, Stephanie no contrabaixo, Wally na bateria e também temos Elvis, o cão de estimação do grupo. O que ninguém sabia era que a banda  era uma fachada e que estes jovens agiam como agentes secretos desvendando crimes para o governo. O grupo era auxiliado pelo "Senhor Sócrates", um supercomputador que misteriosamente era alergico ao Elvis (espirrando sempre que o cão entrava em sua sala). Cassidy (codinome Sundance 1) tinha um anel que servia de linha direta com o Senhor Sócrates, que sempre os acionava quando havia alguma missão.



Título: BUTCH CASSIDY E OS SUNDANCE KIDS
País: EUA
Ano: 1973
Gênero: Animação / Aventura
Estúdio: Hanna Barbera
Emissora: NBC
Criadores: William Hanna & Joseph Barbera
Direção: Charles A. Nichols
Elenco Principal (Dubladores) EUA/BRASIL
- Butch Cassidy: Lucas Hand III / Ézio Ramo
- Merilee: Judy Strangis / Aliomar de Mattos
- Wally: Micky Dolenz (um dos músicos da banda The Monkees) / Roberto Barreiros e Eleu Salvador
- Steffy: Tina Holland / Lucy Guimarães
- Elvis: Frank Welker / Olney Cazarré
- Sr. Sócrates: John Stephenson / Gilberto Baroli
Episóios: 13, duração média de 20 min, distribuídos numa única temporada.

No Brasil foi exibido pela Rede Bandeirantes de TV.


Graças ao sucesso conseguido pelas animações "Scooby Doo,cadê você?" e "Josie e as Gatinhas",a Hanna-Barbera Productions resolve produzir uma nova animação,usando a mesma fórmula de sucesso das anteriores:um grupo de adolescentes,mistérios e muita música e ação. Lançado em 1973,pela NBC "Butch Cassidy e os Sundance Kids" narra as aventuras de uma banda de rock que na verdade são jovens agentes do governo que realizam missões em várias partes do mundo. No melhor estilo 007,Butch e seus amigos recebem as missões do supercomputador Sr. Sócrates que também era o chefe e mentor da equipe(em nenhum momento aparece outro ser humano como comandante das missões ou é revelado quem construiu o Sr. Sócrates). Além do vocalista da banda e bonitão Butch,que fazia as vezes de líder e o único com contato direto com S.r. Sócrates,no melhor estilo 007 usava seu charme para infiltrar-se no covil dos vilões;tinha também Merilee,que apesar de loira fugia do esteriótipo de burrinha usando sua inteligência e perspicácia e assim como Butch sabia usar seu charme para distrair os vilões e se infiltrar de necessário;a baixista Steph muito esperta e sempre dando apoio ao colegas durante as missões;Wally era o baterista,que apesar de ingênuo e muito medroso nunca deixava os amigos na mão;e o bichinho de estimação de Wally o sacana e esperto Elvis,que no melhor estilo Rabugento era o pesadelo do S.r. Sócrates que tinha alergia a pêlo de cachorro(nunca fica claro se era um defeito do computador). Apesar dos elementos que faziam sucesso,o desenho não teve a mesma repercussão que os demais e teve apenas uma temporada.
Texto do amigo: Cassius M G Silva


CURIOSIDADES:
  • A banda consistia no galã Butch Cassidy (vocal e guitarra principal), a bela loira Merilee (pandeiro), a sensata Stephanie (geralmente conhecida por seu apelido Steffy) (baixo) e Wally (bateria) de cabelos encaracolados e de seu cachorro, Elvis.
  • O título do desenho é uma homenagem ao filme Butch Cassidy and the Sundance Kid, de 1969, que retrata a vida de dois bandidos no Velho Oeste, interpretados por Paul Newman e Robert Redford.
  • Micky Dolenz, ex-baterista e vocalista do grupo The Monkees, dublava a voz original de Wally, o baterista da banda.

  • A trilha sonora é creditada a HOYT CURTIN que à serviço dos estúdios Hanna Barbera, produziu a maioria das canções.
  • Quatro canções do show foram lançadas como singles pela Romar Records. Um LP completo foi cogitado, mas nunca foi lançado.

  • No anime Pokémon existem dois personagens chamados Cassidy e Butch, a dupla da Equipe Rocket.
  • Personagens de Butch Cassidy e Sundance Kids apareceram várias vezes na série animada "Sealab 2021", do Adult Swim. Toda a banda apareceu no episódio "All That Jazz" em um longo tiro em um show, substituindo MC Chris e tocando a música "Fett's Vette". Em um episódio posterior, "Let 'Em Eat Corn!", A banda aparece novamente como habitantes do SeaLab Pod Six, com Butch e Wally ostentando bigodes. Então, novamente, no episódio "Butchslapped", os personagens apareceram ao lado de Marco, que se revelou ser um dos Sundance Kids. Os modelos de personagens de Butch e Wally também foram usados ​​para as imagens animadas de John Miller (diretor da série) e Adam Reed (um dos escritores da série) nos episódios "Swimming in Oblivion" e "Return to Oblivion".




Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.