Sessão Animada: SUPER SIX (1966)

Mais uma série saída diretamente do 'Tunel do Tempo' e desta vez envolvendo uma animação. E animação de uma época diferente, em que o objetivo principal era divertir. Uma época em que ainda não havia todo o 'mimimi' atual sobre o 'personagem ser violento', 'influenciar as crianças' e etc. O que é uma hipocrisia, as crianças assistem as novelas com seus pais e as novelas mostram coisas bem piores....mas, nosso assunto não é este. 

Se há uma coisa que os produtores caprichavam no passado eram as animações. Haviam várias delas e uma mais criativa do que a outra. E uma das empresas mais ativas no ramo era a DePatie-Freleng, responsável por animações tais como "A Pantera Cor de Rosa", "A Formiga e o Tamanduá", BomBom e MauMau, entre outras.

Hoje falaremos de uma que eu gostava em especial que eram os "Super 6", que teve 60 episódios. Não tenho certeza do canal em que foi exibido, mas na minha memória, era a TV Tupi. 

A série animada abordava um grupo de super-heróis (seis como o titulo sugere, mas haviam mais que só 'passavam') que trabalhavam para uma empresa que alugava seus serviços. A empresa se chamava, num 'rasgo' de criatividade; "Super Serviços"...

A sede da empresa já indicava o quão louco o desenho seria, pois era um prédio totalmente fora dos padrões arquitetônicos e quase completamente coberto de placas que anunciavam 'super isto', 'super aquilo' e finalmente uma enorme seta que indicava o último andar (onde ficava a empresa) que tinha o formato de um palácio grego um tanto maltratado....



Cada super herói tinha uma habilidade diferente e era chamado de acordo com o serviço encomendado ao "Despachante", um personagem velho, que esta sempre com um charuto e que trabalha numa espécie de cabine. 



Vamos conhecer cada personagem: 

Homem Elevador

Recebeu este nome por causa de suas 'habilidades'. Na verdade ele é o mais baixo do grupo e esta sempre vestido com uma roupa semelhante à de safari. Também usa um cinto largo em cuja fivela existem dois botões; um deles faz com que diminua de tamanho, o que possibilita entrar ou sair de algum lugar fechado ou cuja saída é pequena; o outro botão tem efeito contrário: faz com que cresça ficando do tamanho de um elefante. Fora isto, não tem qualquer outra habilidade, porém é inteligente e astuto...


Homem Magneto

Com este nome é óbvio qual era seu poder: o magnetismo em todas suas formas. Ele usava umas luvas que ao se posicionar os dedos de certa maneira, suas mãos ficavam semelhantes a um imã (aquele clássico de desenho em forma de "U"). Usava uma espécie de macacão com uma imagem de imã no peito e grandes oculos escuros. Ao contrario do Homem Elevador, não era muito esperto, felizmente ele andava sempre com um  garoto chamado Carl que era o cérebro da dupla. Carl usava uma roupa semelhante ao Homem Magneto, mas sem os óculos...


Super Scuba

Este era o herói oceânico, seu uniforme era uma roupa de mergulho e usava pés de pato. estava sempre acompanhado de uma loura chamada Bolha. Ele é uma mistura de Homem Magneto e Homem Elevador: é atrapalhado mas consegue usar seu cérebro nas missões e resolve-las...



Homem Granito

Este herói era um caso à parte, ele não ficava junto aos demais no banco (vamos falar sobre ele daqui à pouco). Ele ficava em um parque próximo esperando suas missões. Como ele é chamado de 'Granito' já se pode deduzir que ele ficava no parque como ....uma estátua! 

Quando uma missão lhe era designada, um pombo (que era seu ajudante) ia até ele e recitava uma espécie de 'mantra' para acordá-lo. Percival, o nome do pombo, dizia: "Oh, pedra do poder, desperte nesta hora de perigo"... Suas habilidades eram invulnerabilidade e força extrema. 


Capitão Zammo

Este aparecia em menos episódios, e para dizer a verdade é que menos me lembro, seu uniforme era meio avermelhado e muito semelhante a um traje de balé. Também usava um chapéu estranho que ficava entre um chapéu militar e um chapéu de bruxa. Embora seu traje não fosse militar, seus casos envolviam na maior parte das vezes militares. 

Também tinha um ajudante chamado Hammo e que era extremamente leal...


Super Bwoing

Deixamos por último o que mais aparecia e que era o preferido da garotada: o Super Bwoing. Ele era o super herói mais dedicado e empolgado que a agência tinha, mas também era o mais desastrado de todos, não fazia nada direito embora resolvesse seus casos (sorte?). 

Seu traje era uma camiseta de mangas compridas e com 'gola rolê' (gola alta que já foi moda). Na cabeça usava um capacete que era um misto de chaleira com penico, o capacete tinha asas dos dois lados, semelhantes a de Mercúrio (o deus grego-romano). 

Ele podia voar usando seu violão, que tinha aparência de uma balalaica, as vezes usava as cordas como rédeas e até como arma, para atirar flechas por exemplo. Ao contrário dos demais tinha um poder extra, podia emitir raios pelos olhos o que vez por outra lhe trazia problemas. Não é atoa que era o preferido da animação...



O Banco...

As vezes os heróis tinham de esperar serem chamados para algum serviço, e como qualquer empresa de prestação de serviços, havia um banco de espera onde os heróis ficavam sentados à espera de serem convocados (todos menos o Homem  Granito). 

Neste banco o último elemento era sempre o Super Bwoing (por razões óbvias). Embora Bwoing sempre fosse voluntário, só era escolhido quando os demais estavam ocupados ou de férias...

Elenco Extra...


A animação "Super Six" tinha três segmentos em cada episódio. O primeiro sempre com Super Bwoing, o segundo com algum dos demais heróis e o terceiro com personagens que não tinham nenhuma ligação com os heróis ou com a agência de Super Serviços. 

Estes personagens eram os trigemeos siameses  os Irmãos Matusquelas. Eles tinham duas pernas, dois braços, mas três cabeças. Para piorar as coisas as três tinham personalidades completamente diferentes. 

Uma das cabeças era um irlandês (!), a outra um sábio chinês (!) e como se não fosse o bastante, a terceira era um judeu americano completamente covarde (!). Pelos padrões atuais este personagem seria considerado politicamente incorreto...especialmente se considerarmos que cada uma das cabeças era extremamente caricata...



E agora...bônus


Como sempre trazemos como bônus uma amostra do que era a animação e voces poderão conferir, sempre lembrando que as produções são antigas e com padrões diferentes dos atuais. Algumas imagens foram salvas apenas porque algum herói decidiu guardá-las...

E atenção: dublagem original da Cine Castro...





Convite:


Se você gostou desta matéria e gosta de matérias deste tipo, curta nosso blog e venha fazer parte de nosso grupo no face. O objetivo é relembrarmos produções que acompanharam nossa infância, nossa adolescência e talvez nos acompanhem até agora e tenhamos vontade de rever ou relembrar. 

VENHA! Curta e participe de nossa pagina: MEMÓRIA MAGAZINE  e faça parte de nosso grupo: MEMÓRIA NERD


Um comentário:

  1. Nossa! via muito essa série. De vez em quando a música tema aparece de repente na minha cabeça e hoje resolvi pesquisar.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.