Falando em CLÁSSICOS:A Dança dos Vampiros (The Fearless Vampire Killers)1967


Este é um clássico do cinema e das madrugadas da Globo. Sendo responsável pela primeira cena de nudez completa de frente protagonizada pela belíssima atriz: Sharon Tate. Um filme único que consegue como poucos unir terror e comédia na medida certa. Vale a pena assistir!
Funcionando como filme de horror, aventura e comédia, A Dança dos Vampiros é a prova de que a sátira não é um gênero restrito a comediantes fanfarrões, mas que pode render verdadeiras maravilhas nas mãos hábeis de um diretor de primeira.
Em "A Dança dos Vampiros", Roman Polanski criou uma criativa e divertida sátira aos filmes de vampiro da Hammer, Universal e outras produtoras clássicas com uma pegada que mistura horror e humor com boas doses de cada um. A história é bem básica: Temos uma dupla de caçadores de vampiros que chegam a um vilarejo isolado e se instalam em uma pequena estalagem. Sua missão é encontrar e matar o Conde von Krolock, vampiro cruel que mora num castelo nos arredores do vilarejo. Os nossos heróis são o Professor Abronsius (Jack MacGowran) e seu assistente Alfred (Roman Polanski). Longe de ser um Van Helsing, Abronsius sabe toda a teoria sobre vampiros, e pouquíssimo sobre todo o resto. Já Alfred é um jovem ingênuo que se apaixona por Sarah (Sharon Tate) filha do estalajadeiro Shagal (Alfie Bass). O conde sequestra Sarah e transforma Shagal num vampiro, e cabe a Abronsius e Alfred invadirem o castelo do vampiro e livrar o mundo das criaturas da noite.
Uma curiosidade é que a ironia do título original (The Fearless Vampire Killers) acaba se perdendo na tradução nacional (A Dança dos Vampiros). No original, a tradução seria algo como: "Os Destemidos Matadores de Vampiros" Algo hilário por conta do fato de que nenhum vampiro ser morto no filme, muito menos pela “destemida” dupla do título. 
Outro fato marcante que marca esta inesquecível película, fica por conta da belíssima Sharon Tate, que vive a belíssima Sarah. Foi neste filme que Tate conheceu Polanski e os dois logo emendaram um romance que virou casamento. Infelizmente, a história de amor do casal seria curta com o brutal assassinato da jovem atriz (já grávida de Polanski) pelos asseclas do maníaco Charles Manson em 1969. Possivelmente, por esta razão, seja tão agridoce acompanhar a sua performance no filme. A beleza de Tate é hipnótica em A Dança dos Vampiros e nos faz crer que Alfred passaria por cima de seus medos para salvar a jovem donzela.

SINOPSE:  Abronsius é um professor universitário especialista em vampiros que decide ir até a Transilvânia, no coração da Europa Central, acompanhado de seu fiel discípulo Alfred, que infelizmente é bem medroso. Abronsius tem como objetivo aprender sobre vampiros e combatê-los, se possível, mas os fatos tomam um rumo inesperado e vão de encontro aos objetivos do professor.
Ano de lançamento: 1967
Duração: 1h 48min
Direção: Roman Polanski
Elenco: Roman Polanski, Jack MacGowran, Sharon Tate mais
Gênero: Comédia , Terror
Produção conjunta: Eua, Reino Unido
Distribuidor WARNER BROS.

CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: GRUPO  e PÁGINA.


Um comentário:

  1. Confesso que não é um dos meus filmes preferidos de Polanski. Achei a comédia muito "ingênua" (não sei se tem ligação com a época em que o filme foi feito)lembrando muito Os Trapalhões. Mas, concordo quanto a importância histórica, mesmo sendo marcada, anos depois, por uma tragédia.

    Sem falar que a ambientação na neve deu "um ar" criativo, diria que até inovador? Além dos vampiros, o frio se tornou um obstáculo inusitado e acrescentou cenas importantes, junto a "caricatura" do professor congelado. Só lembro de ter visto essa ideia de vampiros + neve no filme 30 Dias de Noite.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.