Falando em Série | OS DESTEMIDOS (I Spy) 1965 -1968

Nossos agentes enviados para a década de 70, TN e DF, continuam enviando postagens sobre as séries que faziam sucesso na época e que marcaram de alguma forma a televisão e até invadiram os cinemas em versões atualizadas. Desta vez a série é "I Spy", 'Eu Espião' que por alguma razão desconhecida ganhou o nome de "Os destemidos" no Brasil.

Não temos informações concretas e pessoalmente não lembro o canal em que era exibido no Brasil, mas tudo indica que era a extinta TV Excelsior ou a TV  Record (original), mas o horário era às 10:00 hs, sei porque eu não tinha permissão para assistir (Sim, houve uma época em que crianças tinham hora para dormir). 

A série tinha algumas características que a diferenciavam de outras, primeiro por misturar espionagem com jogos esportivos e segundo por ser a primeira série a ter um afro-descendente no papel principal! Algo impensável para a época. Sim haviam negros nos seriados, mas eram relegados a ajudantes ou pior, bandidos...

A série era estrelada por Robert Culp e por Bill Cosby. Os dois tinham excelente química no ar e suas brincadeiras eram um show a parte no seriado. Posteriormente Cosby ficaria mais conhecido e famoso por shows de comédia como 'Bill Cosby Show". Recentemente, ele voltou a mídia mas de forma negativa, ao ser acusado de agressão sexual...


A série...

A série acompanhava as aventuras do jogador amador de tenis Kelly Robinson (Robert Culp), que corria o mundo acompanhado de seu treinador Alexander Scott (Bill Cosby), ele jogava em troca de hospedagem e comida,  mas tudo isto não passava de 'fachada', Na verdade os dois eram agentes secretos trabalhando para o Serviço de Inteligência americano. A fama que os dois tinham como jogador e treinador, facilitava suas missões, já que eles podiam estar em qualquer país onde fosse necessário sem chamar atenção. 

Obviamente muitas de suas missões envolviam mulheres bonitas, lugares luxuosos e exóticos em volta do mundo, numa clara imitação de James Bond (que afinal influenciava os filmes da época). Ao contrário do que talvez se pense, Cosby não era o personagem cômico da série, na verdade ele era o agente mais experiente, enquanto o personagem de Culp era mais do tipo playboy atlético...

Embora um ou outro episódio pudesse ter um ar mais cômico, os roteiros normalmente abordavam o lado mais obscuro da espionagem, abordando as vezes assuntos mais pesados como vicio em entorpecentes e até um assunto tabu na época que era o Vietnan. 


A série em outras midias...

Em 1994, foi lançado um longa para a TV intitulado "I Spy Returns", nele Culp e Cosby repetem seus papéis, porém enquanto Robinson se tornou diretor da agência, Scott saiu do 'serviço' e foi para a vida civil. Os dois tem de voltar a ação afim de ajudar seus filhos que são agentes da ativa (talvez a intenção fosse apresentar uma nova geração...). 



Em 2002, foi lançado a versão de cinema estrelado por Eddie Murphy e Owen Wilson, como não podia deixar de ser , num 'rasgo' de originalidade, os papeis são invertidos. Owen é o agente experiente, enquanto Murphy é um boxeador recrutado para ajudar numa missão. O filme foi mal nas bilheterias, e o resultado era o esperado porque é muito fraco...


Uma curiosidade é que a antiga série "O Agente 86" parodiou em um de seus episódios "Os Destemidos". O episódio era chamado "Die Spy" (Morra Espião), nele Maxwell Smart finge ser um campeão internacional de tenis de mesa. O episódio chega a recriar fielmente a arte gráfica e a musica tema de "Os Destemidos". 

A série também gerou livros e histórias em quadrinhos.



Bônus...

Mais uma vez temos um bõnus para nossos leitores. No link abaixo é possível assistir a um dos episódios da série. É o décimo sétimo da segunda temporada, intitulado 'Tonia', não é o melhor episódio e é quase solo do personagem Scott. Não possui uma imagem excelente porque é quase impossível achar algo sobre a série que não seja sua abertura, mas tem dublagem original.





Pedido do autor:

Originalmente o facebook foi criado com o objetivo de permitir as pessoas que compartilhassem informações, porém na prática não é o que acontece. Interesses talvez econômicos acabam limitando o compartilhamento. Por exemplo neste momento estou bloqueado, só posso comentar, postar ou compartilhar em grupos ou paginas em que eu seja administrador. A ironia é que fui bloqueado porque compartilhei com grupos em que sou o administrador!!! (?)
Por isto peço que se voces gostaram da matéria, participam de algum grupo em que esta matéria seja adequada e se não for contra as regras, que compartilhem por mim, por favor...agradeço por sua colaboração.


Convite...



Nossos agentes TN e DF 
Se você gostou desta matéria e gosta de matérias deste tipo, curta nosso blog e venha fazer parte de nosso grupo no face. O objetivo é relembrarmos produções que acompanharam nossa infância, nossa adolescência e talvez nos acompanhem até agora e tenhamos vontade de rever ou relembrar. 
VENHA! Curta e participe de nossa pagina: MEMÓRIA MAGAZINE  e faça parte de nosso grupo: MEMÓRIA NERD

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.