MANTO E ADAGA (CLOAK AND DAGGER) – 1982


Manto (Tyrone ‘Ty’ Johnson) e Adaga (Tandy Bowen) – “Cloak and Dagger”- são uma dupla de super heróis adolescentes da Marvel, criados por Bill Mantlo e Ed Hannigan e estrearam em “Peter Parker, the Spectacular Spider-Man” #64 – Março de 1982. No Brasil os personagens apareceram a primeira vez no Superalmanaque do Homem-Aranha n° 1, de janeiro de 1985, mas sua origem só nos foi contada em Heróis da TV 2ª Série – n° 79, no ano seguinte (86).
Tyrone Johnson (Manto) era um jovem negro e pobre da periferia de Boston. Certa vez, Tyrone e seu amigo Billy testemunharam um assalto em uma loja, bem como o assassinato do balconista. Os bandidos fugiram, e na confusão acabaram sendo confundidos e perseguidos pela policia. Em meio a perseguição, Billy acaba alvejado pelos policiais. Assustado, Tyrone decidiu sair de Boston e fugir para Nova York.
Superalmanaque nº01
Herois da TV nº79
Tandy Bowen (Adaga) é uma jovem loira, filha de uma famosa modelo de Ohio, que havia enriquecido graças ao trabalho e também à pensão de seu ex-marido. Negligenciada pela mãe e se sentindo rejeitada, Tandy envolveu-se com um adolescente mais velho, que foi seu namorado durante anos, antes de a deixar para poder ir à faculdade. Frustrada, ela fugiu de casa e foi de ônibus até Nova York.

Já em Nova York, Tyrone ao ver Tandy pela primeira vez, chegou a pensar em assaltá-la. Porém, antes que pudesse fazer qualquer coisa, um homem a rouba, e Tyrone acaba indo em seu socorro e consegue recuperar os pertences da moça. Assim surge a amizade e os primeiros sinais da paixão.

Em dado momento, Tandy recebe a proposta de morar em um abrigo, porém, seus anfitriões são muito suspeitos, e Tyrone a segue, preocupado com o bem estar de sua amiga. Lá, os dois são capturados e levados a um cientista sem escrúpulos, chamado Simon Marshall. Este gênio louco estava testando uma nova droga experimental chamada D-Lite em adolescentes fugitivos, que sempre acabavam mortos.

Tandy e Tyrone, de alguma forma, sobrevivem ao uso da droga, e conseguem fugir de seus captores. Ao sair do cárcere, os dois percebem que jamais seriam os mesmos novamente…

Manto (Tyrone) teve seu corpo transmutado em um portal para a Dimensão Negra, um mundo de energia escura que necessita de absorção da força vital das pessoas, o que faz Manto ser, inicialmente, violento, matando e absorvendo criminosos.

Através dessa Dimensão, Manto é capaz de canalizar sua energia, criando construtos de sombras, além de conseguir se teleportar por ela e ficar intangível.

Adaga (Tandy) tornou-se capaz de gerar o que chama de “luz viva”, uma energia vital associada à luminosidade. Através disso, ela possui dois poderes básicos:

Adagas de luz, que são projéteis feitos inteiramente de luz, que ela pode manipular em sua trajetória e usa como armas de ataque. Além disso, ela consegue desintoxicar pessoas, livrando-os de substâncias nocivas e enfermidades aplicando sua luz sobre a pessoa.

Ambos desenvolveram uma relação quase simbiótica, e se mantiverem afastados por muito tempo, sofrem enfraquecimento e descontrole de seus poderes.

Diante desta origem, não é de se estranhar que a temática recorrente das histórias da dupla seja o combate ao tráfico de drogas e as questões sociais pertinentes aos jovens, principalmente aos adolescentes. Questões, tipo: Fuga de casa, más companhias, maus tratos domésticos,criminalidade, etc. E, sim há o romance dos dois, com aquela pegada de “gato e rato”, ou seja o lance dos opostos que se atraem.

Recentemente, o canal Freeform (selo adolescente da ABC – a mesma emissora de ‘Agents of SHIELD‘) estreou em sua programação a série romântica de super-heróis, Manto e Adaga. A Sinopse da série, nos informa que a trama nos contará a história de Tandy Bowen (Olivia Holt) e Tyrone Johnson (Aubrey Joseph), dois adolescentes criados em lugares muito diferentes, que estranham e carregam o peso de seus recém-adquiridos superpoderes, ao mesmo tempo em que se apaixonam. Tandy pode criar adagas de luz enquanto Tyrone possui a habilidade de fazer com que os outros sejam tomados pela escuridão. Eles rapidamente aprendem que funcionam melhor juntos do que separados – mas seus sentimentos fazem com que o seu já complicado mundo se torne ainda mais desafiador. Manto e Adaga, terá 10 episódios e orçamento em torno dos US$ 42 milhões. Vale lembrar que desde o ano passado, rumores afirmam que a série, antes mesmo de estrear já havia assegurado sua segunda temporada.  Segundo soube a série "Manto e Adaga" trará Aubrey Joseph e Olivia Holt dão vida a Tyrone Johnson, o Manto, e Tandy Bowen, a Adaga. Gloria Reuben (Mr. Robot) e Miles Mussenden (Bloodline) interpretam os pais de Tyrone e Carl Lundstedt (Grey’s Anatomy) dá vida a Liam, namorado de Tandy. Os outros nomes revelados são James Saito (As Aventuras de Pi) no papel de Dr. Bernard Sanjo e J.D. Evermore (True Detective) como o Detetive Connors.  No Brasil, o canal pago Sony fará a transmissão, porém ainda não houve divulgação de data ou horários.


CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.

JUNTE-SE A NÓS no Facebook: GRUPO & PÁGINA.



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.