Tyrone Johnson (Manto) era um jovem negro e pobre da periferia de Boston. Certa vez, Tyrone e seu amigo Billy testemunharam um assalto em uma loja, bem como o assassinato do balconista. Os bandidos fugiram, e na confusão acabaram sendo confundidos e perseguidos pela policia. Em meio a perseguição, Billy acaba alvejado pelos policiais. Assustado, Tyrone decidiu sair de Boston e fugir para Nova York.
Tandy Bowen (Adaga) é uma jovem loira, filha de uma famosa modelo de Ohio, que havia enriquecido graças ao trabalho e também à pensão de seu ex-marido. Negligenciada pela mãe e se sentindo rejeitada, Tandy envolveu-se com um adolescente mais velho, que foi seu namorado durante anos, antes de a deixar para poder ir à faculdade. Frustrada, ela fugiu de casa e foi de ônibus até Nova York.
Já em Nova York, Tyrone ao ver Tandy pela primeira vez, chegou a pensar em assaltá-la. Porém, antes que pudesse fazer qualquer coisa, um homem a rouba, e Tyrone acaba indo em seu socorro e consegue recuperar os pertences da moça. Assim surge a amizade e os primeiros sinais da paixão.
Em dado momento, Tandy recebe a proposta de morar em um abrigo, porém, seus anfitriões são muito suspeitos, e Tyrone a segue, preocupado com o bem estar de sua amiga. Lá, os dois são capturados e levados a um cientista sem escrúpulos, chamado Simon Marshall. Este gênio louco estava testando uma nova droga experimental chamada D-Lite em adolescentes fugitivos, que sempre acabavam mortos.
 |
Manto & Adaga por Rick Leonardi |
Tandy e Tyrone, de alguma forma, sobrevivem ao uso da droga, e conseguem fugir de seus captores. Ao sair do cárcere, os dois percebem que jamais seriam os mesmos novamente…
Manto (Tyrone) teve seu corpo transmutado em um portal para a Dimensão Negra, um mundo de energia escura que necessita de absorção da força vital das pessoas, o que faz Manto ser, inicialmente, violento, matando e absorvendo criminosos.
Através dessa Dimensão, Manto é capaz de canalizar sua energia, criando construtos de sombras, além de conseguir se teleportar por ela e ficar intangível.
 |
Capa por Alex Ross |
Adaga (Tandy) tornou-se capaz de gerar o que chama de “luz viva”, uma energia vital associada à luminosidade. Através disso, ela possui dois poderes básicos:
Adagas de luz, que são projéteis feitos inteiramente de luz, que ela pode manipular em sua trajetória e usa como armas de ataque. Além disso, ela consegue desintoxicar pessoas, livrando-os de substâncias nocivas e enfermidades aplicando sua luz sobre a pessoa.
Ambos desenvolveram uma relação quase simbiótica, e se mantiverem afastados por muito tempo, sofrem enfraquecimento e descontrole de seus poderes.
Diante desta origem, não é de se estranhar que a temática recorrente das histórias da dupla seja o combate ao tráfico de drogas e as questões sociais pertinentes aos jovens, principalmente aos adolescentes. Questões, tipo: Fuga de casa, más companhias, maus tratos domésticos, criminalidade, etc. E, sim há o romance dos dois, com aquela pegada de “gato e rato”, ou seja o lance dos opostos que se atraem.
Em 2018, o canal Freeform (selo adolescente da ABC – a mesma emissora de ‘Agents of SHIELD‘) estreou em sua programação a série romântica de super-heróis, Manto e Adaga. A série teve apenas duas (2) temporadas, sendo cancelada em 2019, ao que tudoindica devido a baixa audiência.
A Sinopse da série, nos informa que a trama conta a história de Tandy Bowen (Olivia Holt) e Tyrone Johnson (Aubrey Joseph), dois adolescentes criados em ambientes sociais muito diferentes, que estranham e carregam o peso de seus recém-adquiridos superpoderes, ao mesmo tempo em que se apaixonam. Tandy pode criar adagas de luz enquanto Tyrone possui a habilidade de fazer com que os outros sejam tomados pela escuridão. Eles rapidamente aprendem que funcionam melhor juntos do que separados – mas seus sentimentos fazem com que o seu já complicado mundo se torne ainda mais desafiador.