Falando em Série: OS GUERRILHEIROS (1967)


A televisão, assim como o cinema, passa por certos 'ciclos'. E quando digo 'ciclo' me refiro aquelas ocasiões onde várias séries ou filmes do mesmo tipo são lançados. Assim, lá no passado houve o ciclo das séries de guerra, que em sua maioria envolvia pelotões ou grupos especiais. 

Assim a partir de 1953 foram lançadas séries bem parecidas. Em 1953 foi lançada "Ratos do Deserto". Em 1962 foi a vez de "Combate" e finalmente em 1967 "Os Guerrilheiros". Esta última é o assunto de nossa postagem. 

Origem...


A origem da série foi o filme "Os Doze Condenados" lançado em 1967 e que foi um sucesso no cinema e até hoje é considerado um dos grandes filmes de guerra. O produtor Mort Green no mesmo ano resolveu levar a ideia para a televisão no formato de série e com personagens diferentes. 


No filme, 'Os Doze Condenados', um coronel do exército é incumbido de uma missão suicida atrás das linhas inimigas. O coronel vivido por Lee Marvin, não é bem visto pelos superiores e por isto foi escolhido. O coronel seria acompanhado por 12 soldados condenados por diferentes tipos de crime. O filme se divide entre o treinamento e a missão em si...

Em troca de sua participação na missão os soldados receberiam indulto ao final da guerra, se sobrevivessem...

A Série...


A série pega a essência do filme de cinema como fio condutor. O episódio piloto começa mostrando que os alemães de alguma forma haviam conseguido placas autênticas de notas americanas de U$ 20,00. Se os alemães começassem a produzir cedulas em massa poderiam levar os EUA a um caos financeiro. 

Os americanos então criam um plano não só de recuperação das placas, mas também um contragolpe através de placas falsas e cifradas que lhes dariam informações importantes. O exército escolhe o tenente Craig Garrison (Ron Harper), que trabalharia com 5 soldados recrutados em penitenciárias. Como no filme, se os 5 sobrevivessem,  receberiam liberdade condicional ao final da guerra.

O Grupo...


Já falamos que o grupo teria na liderança o Tenente Garrison, os cinco que trabalhariam com ele seriam os seguintes: 

- "Ator" (Cesare 'Danova), um elegante trapaceiro, com voz marcante (que se perde na dublagem) e especialista em golpes sujos;

- "Cassino" (Rudy Solare), arrombador de cofres e um tanto brrutal;

- "Goniff" (Christopher Cary), um assaltante simpático; 

- "Chefe" (Brendan Boone), um sombrio mestiço indio, muito habilidoso no uso da faca;



No primeiro episódio, o grupo contava com a ajuda de mais um soldado (todos notaram que só tem quatro nomes na lista acima), seu nome era Wheeler, que foi interpretado por Telly Savallas (Kojak), porém ele era extremamente ganancioso  e resolve roubar uma caixa de dinheiro durante a missão. Isto entregaria que eles estiveram ali e estragaria a missão. para impedi-lo o Chefe foi obrigado a matá-lo. 

A partir de então, eventualmente o grupo podia recrutar um outro condenado cuja especialidade fosse necessária à missão. Desde o ínicio fica claro que os quatro condenados queriam o indulto de qualquer maneira. E isto acaba causando problemas para o Tenente Garrison, obrigando-o a ter de mostrar sua força e estabelecer sua liderança...

Devido a natureza criminosa do grupo, eles receberam um apelido: "Gorilas de Garrison", por esta razão o titulo em inglês é "Garrison's Gorillas".



Duração...


A série infelizmente teve apenas uma temporada com 26 episódios, com cerca de 1 hora cada um. 

No Brasil...


No Brasil a TV Tupi investiu o valor de 170 mil cruzeiros em duas séries: 'Dr Ben Casey"  e "Os Guerrilheiros". Era 1969, e "Os Guerrilheiros" era exibido aos sábados, às 23:00hs (devido a violência)

Curiosidade...


A série foi cancelada nos EUA e foi substituída por "Mod Squad"....

Bônus...


Para voce conhecer a série, estamos enviando alguns links. Porém, a exemplo de muitas séries do passado, só existem cópias graças a alguns heróis que filmaram os episódios da TV (!) e guardaram, possibilitando que hoje tivéssemos a oportunidade de pelo menos conhece-las. Isto significa que a imagem não é perfeita, mas mostra como era a série...

Ah, sim! Com dublagem original da Cinesom...





Convite: 

Se você gostou desta matéria e gosta de matérias deste tipo, curta nosso blog e venha fazer parte de nosso grupo no face. O objetivo é relembrarmos produções que acompanharam nossa infância, nossa adolescência e talvez nos acompanhem até agora e tenhamos vontade de rever ou relembrar. 


VENHA! Curta e participe de nossa pagina: MEMÓRIA MAGAZINE  e faça parte de nosso grupo: MEMÓRIA NERD




Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.