Falando em Série: ESPAÇO 1999 (Space: 1999) 1975-1977

"A data... 13 de setembro. O ano... 1999. O desastre... a Lua é lançada fora de sua órbita por uma explosão extensiva dos poços do armazenamento de lixo nuclear, assim fazendo com que ficasse vagando no espaço." (Abertura Brasileira de Espaço 1999)

Space: 1999, conhecida no Brasil por Espaço: 1999, é uma série de televisão de ficção científica britânica produzida entre os anos 1975 e 1977. Teve duas temporadas de 24 episódios cada uma, totalizando 48 episódios. A série foi concebida por Gerry Anderson e Sylvia Anderson para a ITV. Sendo que a primeira temporada foi co-produzida pela RAI (Radio Audizioni Italiane), estatal italiana de rádio e televisão. 
A série conta a história dos ocupantes de uma base lunar chamada Alpha, e sua viagem pelo espaço, depois que a Lua fora lançada para fora da órbita por uma explosão nuclear, ocorrida pelo acúmulo de resíduos radioativos produzidos pelos reatores nucleares na Terra.
Espaço: 1999 foi a primeira tentativa, desde o final de Star Trek, em 1969, de produzir uma série de ficção científica semanal em grande escala, e extraiu inspiração visual (e a perícia técnica) do clássico de Stanley Kubrick 2001: Uma Odisseia no Espaço.

O diretor de efeitos especiais, Brian Johnson, trabalhou em Thunderbirds (como Brian Johncock) e em 2001: Uma Odisséia no Espaço. Muito do projeto visual para Espaço: 1999 foi planejado originalmente para uma segunda série de UFO, que caracterizasse uma base lunar expandida. Com efeitos especiais considerados muito bons para a época, a série caracterizou-se por ser muito bem projetada e por produzir modelos em escala, incluindo a Águia, um veículo de transporte entre a Terra e a Lua. Os trajes para a primeira temporada foram desenhados por Rudi Gernreich. 
O tema musical da primeira temporada foi composto por Barry Gray. A série estreou em 1975, embora o primeiro episódio tivesse sido filmado realmente em 1973. A ação foi filmada nos estúdios Pinewood e os efeitos especiais, nos Estúdios Bray.
Apesar de tudo isso, a série Espaço 1999 não conseguiu atrair a atenção das grandes emissoras norte-americanas como a CBS, NBC e a ABC, que simplesmente não se interessaram pelo projeto até que Abe Mandel, o representante da ITC teve a idéia de oferecer o programa as emissoras independentes e desta forma conseguiu projetar a produção em mais de 155 canais diferentes dos Estados Unidos, cobrindo praticamente todo o país.
Logo após o cancelamento da série que praticamente significou o fim da carreira de um dos mais brilhantes criadores do nosso século, Gerry Anderson, que depois desse "fracasso" nunca mais conseguiu se reerguer novamente. Ainda assim, foram feitos mais quatro filmes que eram basicamente compilações de alguns episódios. O primeiro foi "Alien Attack", que englobava os episódios 1 até 4; a segunda foi "Journey Through the Black Sun" que agrupava os episódios "Collision Course e Black Sun"; o terceiro foi "Cosmic Princess" que agrupava os episódios da segunda temporada e finalmente o último foi "Destination: Moon Base Alpha" que mostrava o episódio duplo "The Bringers of Wonder" um dos últimos episódios da segunda temporada.

Elenco:
Comandante John Koenig .................. Martin Landau 
Doutora Helena Russell ........................ Barbara Bain 
Professor Victor Bergman .................... Barry Morse 
Paul Morrow................................... Prentis Hancock 
Alan Carter............................................... Nick Tate 
David Kano ......................................... Clifton Jones 
Sandra Benes .................................... Zienia Merton 
Doutor Bob Mathias ............................ Anton Phillips 
Tanya Alexander............................. Suzanne Roquette



CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD MEMÓRIA MAGAZINE.

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.