Cinema Noir - LAURA (1944)
Há dois dias, ou um pouco mais, postamos aqui uma matéria que falava brevemente sobre os 'filmes noir'. Sua origem. O motivo de serem chamados desta forma e algumas de suas características principais. Também declarei nesta matéria minha paixão pelos filmes do genero (embora alguns críticos não o considerem um 'genero')...
Como acontece com todo mundo, sempre que você gosta de um genero ou estilo de filme, existe um em especial que você gosta mais do que os demais. No meu caso, um dos que mais me impressionou, e que esta em todas as listas dos 'filmes noir' que você precisa assistir antes de morrer, foi 'LAURA'.
Assisti quando ainda era adolescente e o filme me cativou profundamente. Talvez eu estivesse em alguma fase romântica, ou talvez eu seja um romântico inveterado (totalmente fora de moda isto...). Mas, é um dos que mais gosto, com certeza.
Para minha felicidade, não sou apenas eu que pensa desta maneira. O AFI (American Films Institute) considera "LAURA" um dos 10 melhores filmes de mistério de todos os tempos! A Biblioteca do Congresso americano, em 1999, selecionou o filme para preservação por ser considerado "cultural, histórico ou esteticamente significativo"!
Claro, que como amador, adorei o filme por outras razões. Quando assisti, confesso que não tinha o menor 'feeling' com relação a técnicas de filmagem, palheta de cores, sombras, etc (e ainda tenho pouca), o que gostava, gosto e sempre vou gostar é de uma boa história! E isto, sem dúvida nenhuma "Laura" tem....e com sobras!
O Filme...
O filme gira em torno de uma investigação de assassinato. A vitima, Laura Hunt (Gene Tierney), era diretora de uma agência de propaganda e teve seu rosto destruído por um tiro de espingarda a 'queima-roupa'. Logo no início do filme ficamos conhecendo o detetive Mark McPherson (Dana Andrews, 'figurinha' marcada em filmes noir, inclusive um de terror que em breve estará aqui no Memória Magazine), ele esta na casa de um dos suspeitos e também narrador da história: Waldo Lydecker (Clifton Webb)...
O interessante neste filme é que a personagem principal esta morta no início do filme, e enquanto o detetive interroga as pessoas, vamos aos poucos conhecendo-a. No filme, o detetive começa a sentir-se atraído por Laura mesmo sem tê-la conhecido, e nós expectadores acabamos por também criarmos empatia por ela.
Até que o filme tem uma fantástica reviravolta, que óbvio não vou entregar aqui (embora a maioria das sinopses o façam. Se você estiver curioso vá a alguma delas e leia, mas o filme fica mais interessante se você não o fizer...ou se nenhum daqueles que gostam de dar spoilers o faça...).
O detetive resolve ir ao apartamento de Laura onde ela foi assassinada. Lá ele encontra uma grande moldura com um retrato de Laura. Pobre detetive, se ele já estava interessado sem nunca tê-la visto, imagine agora diante do retrato (que ilustra nossa matéria....). Mas, ele acaba encontrando mais do que esperava...
Por fim, destaque absoluto para a musica tema escrita por David Raksin e que injustamente não foi indicada ao Oscar. Com certeza você já ouviu em algum lugar...
Elenco...
Curiosidades...
Assumindo tudo: Otto Preminguer atuava como produtor do filme. A direção estava nas mãos de outra pessoa, Rouben Mamoulian. Porém houve um desentendimento sério entre eles, e Otto assumiu também a direção. Bom para ele que foi indicado como Melhor Diretor...
Segunda chance: O produtor Darryl F. Zanuck era contra a contratação do ator Clifton Webb, por ele ser homossexual. Aliás, ele não trabalhava desde o fim do cinema mudo por este motivo. Otto insistiu em mantê-lo no elenco e ele acabou sendo indicado como Melhor Ator Coadjuvante (claro que não ganhou, a Academia não daria o Oscar a um gay...).
Novo diretor de fotografia: Otto Preminger contratou um novo diretor de fotografia e descartou tudo o que já havia sido filmado por Mamoulian (o demitido), resultado: o filme ganhou o Oscar de melhor fotografia em preto e branco...
Bônus...
Como já esta se tornando um hábito, nossa matéria vem acompanhada de um bônus. Desta vez é o filme completo e legendado (não se encontra dublado). O link esta abaixo. Divirtam-se!
Matéria relacionada:
Convite:
Se você gostou desta matéria e gosta de matérias deste tipo, curta nosso blog e venha fazer parte de nosso grupo no face. O objetivo é relembrarmos produções que acompanharam nossa infância, nossa adolescência e talvez nos acompanhem até agora e tenhamos vontade de rever ou relembrar.
VENHA! Curta e participe de nossa pagina: MEMÓRIA MAGAZINE e faça parte de nosso grupo: MEMÓRIA NERD
Nenhum comentário