Animação em Foco | X-MEN: A SÉRIE ANIMADA (1992)



Neste ANIMAÇÃO EM FOCO resgatamos a MEMÓRIA de um dos desenhos animados dos anos 90, mais queridos e lembrados por uma geração. Além de ter a caracterização dos personagens bem próxima da mostrada nos quadrinhos, também foi o primeiro contato de muitos com o universo Marvel. Bons argumentos e belos traços empolgavam crianças e marmanjos em todos os episódios. Mas, chega de enrolação  vamos a matéria. Divirta-se!

 
SINOPSE: A Serie conta a Historia dos mutantes, humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário, nasceram com habilidades super-humanas latentes, que geralmente se manifestam na puberdade. Consequentemente, em suas histórias, vários homens comuns têm um intenso medo e/ou desconfiança dos mutantes (cientificamente chamados de Homo superior), que são vistos pelos cientistas em geral como o novo degrau da evolução humana. Logo, muitos os consideram uma ameaça à própria sociedade humana. Tensão esta exacerbada por mutantes que usam seus poderes para fins criminosos.
Para combater estes "mutantes malignos" (tais como Magneto e sua Irmandade de Mutantes) e promover a coexistência pacífica entre as duas raças, o benevolente Professor Charles Xavier, ( ou Professor X, o milionário que é, secretamente, um dos maiores telepatas da Terra), fundou uma academia para treinar jovens mutantes e doutriná-los em seu sonho de "harmonia inter racial". Ocultando sua real intenção do restante do mundo sob a fachada do Instituto Xavier Para Jovens Super-Dotados, Charles deu, assim, início ao seu sonho.
 
Caso queira assistir (ou baixar) outros episódios, clique aqui: MEGA


 
Em 31 de outubro de 1992 na FOX estreava X-Men Animated Series, ou somente, X-Men, o melhor desenho animado seriado sobre os mutantes da Marvel até hoje! Desde sua estréia foi um sucesso de audiência. A série durou 5 temporadas, com um total de 76 episódios, encerrando em 1997. Um feito que até hoje ainda não foi superado. Esta animação se destaca como a série animada da Marvel Comics de mais longo duração com seus 76 episódios. (O segundo mais longo, estreou na década de 1990, a série animada Spider-Man, que durou 65 episódios).
 
Produzido por Larry Houston, a série trouxe uma das mais conhecidas formações dos X-Men: Ciclope, Wolverine, Tempestade, Professor Xavier, Gambit,Vampira, Fera, Jubileu e Jean Grey.
Esta animação foi uma das grandes responsáveis pela conquista da legião de fãs que os X-Men vem acumulando ao longo dos anos!
 

 
 
No Brasil, foi exibida pela Globo, na TV Colosso em meados dos anos 90, voltando a ser exibida na edição de sábado da TV Globinho até o mesmo ser substituído pelo programa TV Xuxa. A série voltou a ser exibida na TV Globinho diária por um curto período de tempo.
 
Em Novembro de 1992 a Marvel Comics lançou: "X-Men Adventures" que adaptava as três primeiras temporadas da animação, até se tornar "Adventures of the X-Men" em Abril de 1996, continuando semanalmente as histórias apresentadas antes do cancelamento do desenhos, ela durou até Março de 1997.
 
 
A série também foi adaptada para diversos jogos eletrônicos, tais como:
 
The Uncanny X-Men (1989) - Nintendo
 X-Men: Madness in Murderworld (1989) - Commodore 64, PC
X-Men II: The Fall of the Mutants (1990) - PC
X-Men (1992) - Arcade
Spider-Man and the X-Men: Arcade's Revenge (1992) - Super NES
X-Men (1993) - Genesis, Game Gear
X-Men: Mutant Apocalypse (1994) - Super NES
X-Men: Children of the Atom (1994) - Arcade, PC, Playstation, Sega Saturn
X-Men: Gamesmaster's Legacy (1995) - Game Gear
X-Men 2: Clone Wars (1995) - Genesis
X-Men vs. Street Fighter (1996) - Arcade
X-Men 3: Mojo World (1996) - Game Gear, Master System
X-Men: The Ravages of Apocalypse (1997) - PC
X-Men: Mutant Academy (2000) - Game Boy, PlayStation
X-Men: Mutant Wars (2000) - Game Boy
X-Men: Mutant Academy 2 (2001) - PlayStation
X-Men: Reign of Apocalypse (2001) - Game Boy
X-Men: Next Dimension (2002) - Game Cube, PlayStation 2
X-Men Legends (2004) - Game Cube, PlayStation 2, XBox
X-Men Legends II: Rise of Apocalypse (2005) - Game Cube, PlayStation 2, XBox, celular e PC
 

 

CURIOSIDADES:
  • O episódio A Cura da primeira temporada mostra pela primeira vez a ideia de uma "cura" para os mutantes, muito antes de Joss Whedon colocar a ideia nos quadrinhos dos mutantes e da ideia aparecer no filme X-Men 3: O Confronto Final.
  • O personagem Morfo não fazia parte das HQs na época, somente anos depois foi inserido [Morfo tinha feito sua primeira aparição X-Men vol. 1 #35 (Agosto de 1967), mas com o nome de Changeling].
  • Depois que a série parou de ser transmitida no Estados Unidos, lançaram um título semanal chamado The New Adventures of X-Men contando a história de onde parou.
  • Na dublagem brasileira vários foram os erros na tradução dos personagens. O vilão Ômega Vermelho, os membros da Tropa Alfa Pigmeu, Estrela Polar e Aurora tiveram seus nomes mantidos no original inglês, enquanto Guardião, personagem importante do passado de Wolverine, foi erroneamente chamado "Vindicator" (na realidade, a esposa dele, Heather Hudson é quem usaria tal codinome ao substituí-lo na tropa). A vilã Lady Letal, porém, teve seu nome equivocadamente traduzido e figurou na série com a alcunha de "Dama da Morte".
  • No Japão, o desenho teve duas aberturas em anime.
  • Em 2009, o portal IGN elegeu a série como a 13ª melhor série animada de todos os tempos.

Saiba mais clicando AQUI!


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte do nosso grupo no facebook 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
 
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

  • Animação em Foco: LUNÁTICOS A SOLTA (Loonatics Unleashed) 2005
  • Animação em Foco: A PANTERA COR DE ROSA (The Pink Panther) 1963


  • Nenhum comentário

    Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.