Animação em Foco: A PANTERA COR DE ROSA (The Pink Panther) 1963


A PANTERA COR DE ROSA é um desenho animado dos anos 60 que mostra as aventuras de uma elegante e muito esperta pantera que vive arranjando confusões. A animação foi uma criação de Friz Freleng e David De Patie para os créditos iniciais de abertura do filme The Pink Panther de 1963. Uma espécie de introdução para o filme, um “mini” desenho animado que mostra o Inspetor Closeau correndo atrás da Pantera Cor-de-Rosa, só que, ao invés de desenharem o diamante, fizeram uma brincadeira ao pé-da-letra e desenharam a pantera que hoje todos conhecemos.



O famoso tema musical que marcava a chegada do personagem, fora criado por Henry Mancini.

O filme, A Pantera Cor de Rosa (1963) foi estrelado por Peter Sellers no papel do atrapalhado inspetor francês, Jacques Clouseau que tentava a todo custo impedir o roubo do exótico e raro diamante Pnk Panther, que se visto de um certo ângulo revelava a imagem de uma pantera. Ou seja, como já deve estar claro que a tal "Pantera" era o diamante e não o elegante personagem criado para a abertura do longa.

Apesar de só aparecer por alguns minutos na tela do cinema, a Pantera agradou tanto que acabou ganhando alguns curtas destinados às salas de cinema, que foram produzidos por Mirisch-Geoffrey Productions, DePatie-Freleng Studios e United Artists. Com o êxito alcançado pelos curtas, eles também passaram a ser apresentados na televisão, dando origem a uma série de animação no estilo Pernalonga e Mickey Mouse, mas sem nenhum tipo de dialogo, em vez disso apenas sons instrumentais como saxofones marcavam as falas.

"The Pink Phink (1964)"

O Desenho animado produzido em 1964 na série "Pink Panther" com o título: "The Pink Phink" foi o vencedor do Oscar no mesmo ano, na categoria Melhor Curta de Animação e se tornou a primeira série de desenho animado a ganhar um Oscar em seu primeiro premier.
Em 1969 o charmoso felino rosa virou série de televisão e sucesso imediato, graças ao público e a crítica que o adoraram. Na série, a pantera cor-de-rosa interagia com o Inspetor Clouseau e um pequeno homem que servia de modelo para qualquer pessoa aparente. Logo, o sucesso da Pantera gerou uma espécie de Spin Off, "The Inspector" - Um personagem da polícia francesa, extremamente atrapalhado, baseado no personagem interpretado por Peter Sellers no filme da Pantera Cor-de-rosa.
dupla Friz Freleng e David DePatie depois lançaram outros personagens célebres, como: A Formiga e o Tamanduá, Toro e Pancho, a A Cobrinha Azul e outros.

Na década de 60, os desenhos animados da Pantera foram apresentadas originalmente nas manhãs de sábado pela rede NBC. Em 1976, a série de meia hora passou para o formato de 90 minutos, em The Pink Panther Laugh e Half Hour and a Half Show, esta última versão inclui um segmento em “live-action” com o comediante e anfitrião Lenny Schultz, que lia cartas e contava piadas ao espectadores.
Ao todo foram produzidos 124 episódios, sendo que em 1978 a Pantera se mudou para a rede ABC onde foi apresentado mais uma temporada, antes de deixar a rede completamente. A versão apresentada pela ABC continha 16 episódios contendo 32 personagens novas.

O desenho estreou no Brasil sendo inicialmente exibido pela extinta TV Tupi, no Rio de Janeiro, São Paulo e no resto das afiliadas da Rede de Televisão. Período 1973 a 1978. De 1979 á 1981 foi exibida na TV Record. A Partir de 1982 a série foi exibida pela extinta TVS, atual SBT e era exibida na faixa nobre da emissora ás 21h15.
Em 1985 o desenho foi exibido no programa do palhaço Bozo. A partir de 1988, A Pantera Cor de Rosa foi exibida dentro do programa Show Maravilha da apresentadora Mara Maravilha até o ano de 1990. No inicio da década de 1990 passou para a Globo onde começou a ser exibida no Xou da Xuxa. Depois disso após alguns anos fora do ar, foi transmitida em 1998 no programa Eliana & Alegria e em seguida, 1999 pelo programa Angel Mix da apresentadora Angélica, onde foi exibida até meados dos anos 2000, o desenho retornou ao SBT por volta de 2002 quando começou a passar no Bom Dia e Cia. Na ocasião o programa também exibia Os Filhos da Pantera Cor de Rosa. O clássico também exibido no Sábado Animado. Atualmente, o desenho é exibido em canal aberto pela TV Cultura e Rede Brasil e em canal fechado pelo canal Tooncast.



Caso queira assistir ou baixar os episódios desta ótima animação, clique AQUI!

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.