Falando em Série: DEXTER (2006/2013)


O programa estreou em 1 de outubro de 2006 no canal Showtime e teve seu último episódio em 22 de setembro de 2013. Ao total, 96 episódios de Dexter foram transmitidos ao longo de oito temporadas. Situado em Miami, sua primeira temporada foi largamente baseada no livro Darkly Dreaming Dexter de Jeff Lindsay, o primeiro de sua série de romances. O livro foi adaptado para a televisão pelo roteirista James Manos Jr., que escreveu o episódio piloto.

A série desde seu inicio, foi considerada uma aposta arriscada da emissora CBS. Por mais que seriados sobre anti-heróis não fossem mais novidade (vide os Sopranos), colocar um psicopata como personagem central da trama – e, pior, tentar fazê-lo simpático ao público foi um desafio e tanto.
Bem, Dexter Morgan (Michael C. Hall) é um analista de sangue da polícia de Miami que tem o segredo de ser um serial killer. O que surpreende nessa série é não só ele ter como padrão de vítimas outros assassinos como também o fato de que ele foi treinado pelo próprio pai, que também era policial (em vários momentos da série, Dexter conversa com a sua consciência, interpretada pelo seu pai, o ator James Remar. Os diálogos são muito bons e isso rende um verdadeiro monólogo interior riquíssimo pelas discordâncias de ambos em alguns casos).
Felizmente, ideia deu MUITO certo. Logo, Dexter Morgan caiu nas graças da audiência e ganhou popularidade, não somente pela qualidade de seus roteiros – tanto no que diz respeito ao desenvolvimento da trama de cada personagem como pelos diálogos afiados, sobretudo as narrações em off que mostram os pensamentos de Dexter – assim como pelo inegável carisma do ator Michael C. Hall, que encarnou o personagem de forma brilhante. Logo, Dexter cresceu e se tornou febre na internet. 
Em seus primeiros anos, a série nos apresentou um dos protagonistas mais interessantes e cativantes da TVnos últimos anos. Com mais acertos do que erros, as quatro primeiras temporadas introduziram e desenvolveram personagens, vilões e coadjuvantes que faziam daquela uma produção aguardada e cultuada por muitos. Inclusiv vale ressaltar que a quarta temporada é considerada pela maioria dos fãs, como o ápice da série. Porém, como tudo que é bom dura pouco. Daí por diante, ou seja, da quinta temporada em diante o ritmo diminui e a qualidade vai decaindo até a fatídica oitava temporada. O final de Dexter é considerado inaceitável por qualquer fã que viu na última temporada um ótimo personagem ser gradativamente destruído por um texto ralo e errático e por interesses comerciais que superaram, e muito, qualquer mérito ou esforço criativo.

SINOPSE: Série televisiva americana de drama/suspense centrada em Dexter Morgan (Michael C. Hall), um assassino em série com diferentes padrões que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue no departamento de polícia do Condado de Miami-Dade. É considerada umas das melhores séries de psicopatas atuais.
Valendo-se do fato de ser um especialista forense em análise sanguínea e de trabalhar no Departamento de Polícia de Miami, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, mata criminosos que a polícia não consegue trazer à Justiça. Ele organiza seus assassinatos em torno do "Código de Harry", um apanhado de regras e procedimentos desenvolvidos por seu pai adotivo, Harry, para garantir que seu filho nunca seja preso e assegurar que ele mate apenas outros assassinos. Harry também treinou Dexter quanto a interagir convincentemente com outras pessoas apesar de ser um sociopata. Seus relacionamentos desenvolvidos durante a série, no entanto, acabam por complicar seu estilo de vida duplo e a levantar dúvidas quanto a sua necessidade de matar.


Agradecimentos ao amigo: Rocklex Santos

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.