Falando em Games: GRAN TURISMO (1997)


"The Real Driving Simulator" • Um Épico dos Simuladores de Corrida!!
Gran Turismo foi o melhor simulador de corridas lançado na época, o jogo mais vendido do PlayStation com 10,85 milhões de cópias e o melhor do gênero desde Top Gear. Estabeleceu um marco de separação entre os jogos de corrida, os que vieram antes e os que viriam depois, tornando-se a referência em gráficos e jogabilidade, forçando as produtoras de jogos concorrentes a realmente capricharem com risco de serem humilhadas ao serem comparadas com o impressionante GT. O jogo possuía 2 modos: Arcade, feito para corridas casuais e o Simulador, que além de ser o seu modo principal foi idealizado para os gamers entusiastas do gênero. 
GT surpreendeu pela sua representatividade em montadoras de carro, quantidade de veículos e física bastante realística; acredito que para muitos jogadores da época, já acostumados a fazer uma curva a mais de 100 por hora nos arcades, a primeira dificuldade estava em dominar os carros, pois os direcionais eram muito sensíveis e precisos devido a física do jogo, então era comum os jogadores iniciarem dando um show de rodagens, derrapagens, e saídas nas curvas, em um asfalto que até parecia ser feito de sabão, pura "nubagem" mesmo 😆. Explanando mais o modo simulador ao todo tínhamos a nossa disposição 11 montadoras (Acura, Aston Martin, Chevrolet, Dodge, Honda, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Toyota e TVR) com incríveis 178 carros baseados em possantes reais (180 na versão japonesa), dezenas de melhorias (motor, freios, barra de direção, pneus, diminuição de peso entre outros) e 11 pistas totalmente originais que viriam a se tornar os circuitos clássicos ao longo da franquia. 
O jogador começava a sua carreira no jogo com a módica quantia de 10000 créditos e acessava uma das montadoras para comprar um carro, na verdade só era possível comprar carros usados e sem melhorias no início, e com este veiculo poderia competir em corridas de nível iniciante. A partir deste ponto o jogo trazia outra novidade pois para progredir e acessar novos campeonatos e recompensas em dinheiro maiores, o jogador deveria obter até 3 licenças das classes B, A e A Internacional; as licenças consistiam em uma série de testes em determinados trechos de uma pista, que incluíam: tempo de frenagem, manobra em curvas, traçado e retomada de velocidade; era necessário entender cada um destas mecânicas de maneira a conseguir um tempo de percurso limite abaixo do indicado pela prova e de acordo com cada cor de troféu, bronze, para e ouro. Cada teste exigia do jogador o aperfeiçoamento progressivo na direção com os diversos tipos de veículos apresentados, que variavam de acordo com a potência, tipo de tração e posicionamento do motor, ou seja FF (motor e tração frontal), FR (motor frontal com tração traseira), MR (motor central com tração traseira) e 4WD (tração nas 4 rodas), aspectos esses que realmente faziam diferença e influenciavam na pilotagem durante o jogo. Um feito que vi poucas pessoas realizarem era o de tentar obter troféu de ouro em todos os testes, realmente tinha que ser entusiasta ou mesmo um sádico como eu, pois os tempos para os troféus de ouro eram realmente difíceis de se alcançar, muitas vezes superados por apenas alguns milésimos de segundo, mas caso decidisse fazer isso logo de cara e conseguisse dourar as licenças, você ganhava de brinde um carro por cada classe de licença e não precisaria iniciar com um dos carros usados. A qualidade gráfica era impressionante, os cenários eram bonitos e os carros muito caprichados, detalhados e cheio de reflexos, os carros não amassavam, mas quem iria querer ver um magnífico GT-R Skyline danificado pelas barbeiragens do jogador?! Mesmo assim talvez para compensar esse fato, os carros sujavam e com isso foi incluída a divertida opção "Lavanderia de Carros", onde o jogador podia deixar a caranga brilhando feito novo. 
As músicas variavam de versão; eu gostava muito da versão americana que vinha com diversas músicas de bandas famosas como Ash, Feeder e Garbage, incluindo a abertura com a música "Everything Must Go" do Manic Street Preachers remixada pelo Chemical Brothers, entretanto eu tinha uma certa preferencia pela versão nipônica que além da abertura com a música clássica e original da franquia, "Moon Over The Castle" composta por Masahiro Andoh, exibia durante as corridas uma trilha sonora mais classuda com ritmos super agradáveis como jazz e blues, e que não enjoavam não importa o quanto você os escutasse.

Gran Turismo • 1997 SCE • Polyphony Digital
Produtor: Kazunori Yamauchi
Designers: Kazunori Yamauchi, Takeshi Yokouchi, Hirotaka Komiyama
Compositores: Masahiro Andoh, Isamu Ohira
Gênero: Corrida, simulador
Plataforma: PlayStation

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.