Falando em Série: CONTOS DA ESCURIDÃO (1951)


“Contos da Escuridão” (Tales of Tomorrow, EUA, 1951/53) foi uma série de televisão com fotografia em preto e branco, produção de baixo orçamento, apresentando antologias de episódios independentes com aproximadamente trinta minutos de duração. 

Eram histórias básicas de ficção científica, encenadas pelos atores, SEM GRAVAÇÕES e transmitidas AO VIVO pela televisão. Os elencos contavam com muitos atores que já eram conhecidos na época ou que se tornaram bem sucedidos nas carreiras que se seguiram. 

É considerada a PRIMEIRA SÉRIE de TV americana a tratar especificamente o tema da ficção científica, sendo seguida por outras similares extremamente cultuadas pelos fãs, como “Além da Imaginação” (The Twilight Zone) e “Quinta Dimensão” (The Outer Limits).


A série teve duas temporadas, sendo que a primeira entre 1951 e 1952 teve 42 episódios, e a segunda, entre 1952 e 1953, teve 43 episódios. No Brasil, foram lançados apenas três episódios em um único DVD, através da antiga “Works” (também conhecida por “Dark Side”), que está fora de catálogo há muito tempo. 

Os episódios foram “Frankenstein”, “O Ovo de Cristal” e “Encontro em Marte”. 

"Escavando" conseguimos um episódio a mais e com James Dean (!), intitulado: "O Demônio Interior".


Pelo título escolhido no Brasil, vale ficar atento para não confundir com outra série com nome parecido, "Contos da Escuridão"(“Tales From the Darkside” - 1983 / 1988), e que também teve um filme em 1990, no formato de antologia com três histórias.


Devido ao tempo e as condições em que se faziam cópias antigamente, a imagem não esta 100%, porém é uma relíquia e vale a pena dar uma olhada nas produções de uma época em que os programas de televisão eram experimentais, e estranhamente mais criativos....


CURIOSIDADES...


FRANSKENSTEIN: Como o episódio foi apresentado ao vivo pela televisão, existe uma curiosidade sobre a participação de Lon Chaney Jr., ator mais conhecido como o lobisomem no clássico da “Universal” de 1941, e por diversas outras bagaceiras do cinema fantástico. 


Ele estaria bêbado em cena, não percebendo que estava ao vivo no cenário, e uma vez pensando se tratar de apenas um ensaio, teve o cuidado de não quebrar uma cadeira que deveria ser arremessada no chão, levantando-a para o alto com força excessiva e depois colocando em seu lugar novamente com cuidado, mantendo-a intacta. Essa cena é claramente perceptível.

Logo abaixo da imagem há um link para se assistir ao episódio:
Assistir "Frankenstein"


ENCONTRO EM MARTE: O ator canadense Leslie Nielsen estaria depois no clássico “Planeta Proibido” (1956), um dos mais importantes filmes da história do cinema de FC, e curiosamente muitos anos mais tarde seu nome seria eternamente relacionado ao gênero comédia, com uma infinidade de títulos na carreira como “Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu”, “Corra Que a Polícia Vem Aí”, “Drácula – Morto, Mas Feliz”, “Mr. Magoo”, “2000.1 – Um Maluco Perdido no Espaço”, etc.

Logo abaixo da imagem há um link para assistir:
Assistir "Encontro em Marte"


DEMÔNIO INTERIOR: Esse episódio lembra a ideia básica de “O Médico e o Monstro”, livro de Robert Louis Stevenson que foi adaptado incontáveis vezes no cinema. O ator James Dean, que fez uma participação minúscula como Ralph, o ajudante do cientista, teve uma carreira curta falecendo num acidente de carro em 1955, apenas com 24 anos de idade. Ele já era um ator cultuado, apesar de muito jovem, por participações em clássicos como “Juventude Transviada” e “Vidas Amargas” (ambos de 1955). Rod Steiger (1925 / 2002) também foi outro ator com nome bastante reconhecido por sua carreira bem sucedida com quase 150 créditos.

Logo abaixo da imagem há um link para assistir (o video trás um anúncio SEM legendas é só esperar que o episódio esta legendado):
Assistir "O Demônio Interior"

OVO DE CRISTAL: O ator Thomas Mitchell já era muito experiente e conhecido na época, tendo participado de clássicos como o western “No Tempo das Diligências”, o drama “... E o Vento Levou” e o horror “O Corcunda de Notre Dame”, todos de 1939. Esse episódio tem uma história muito interessante ao abordar o mistério por trás do ovo de cristal e sua relação com uma conspiração alienígena, destacando a cena onde um marciano tosco típico do cinema bagaceiro do período está espionando a Terra.

Logo abaixo da imagem há um link para assistir ao episódio: 
Assistir "O Ovo de Cristal"


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.