SHANG SHI: O MESTRE DO KUNG FU (1973)


O personagem criado por Jim Starlin e Steve Englehart, em 1973 foi essencialmente uma ação estratégica da Marvel para capitalizar o sucesso da série de TV “Kung Fu” (1972–75), com David Carradine, e os filmes de artes marciais estrelados por Bruce Lee que faziam enorme sucesso na época. A primeira aparição ocorreu nas páginas da revista bimestral Special Marvel Edition # 15.

Curiosamente, tecnicamente ele não tem superpoderes, mas demonstra habilidades extraordinárias nas artes marciais e é um mestre de Wushu (um nome genérico para várias artes marcias chinesas).

Como a MARVEL não conseguiu autorização da Time Warner (dona da DC Comics desde 1969), a editora adquiriu a licença de uso de Fu Manchu, um vilão das revista pulp criado por Sax Rohmer.

A primeira HQ de Shang Chi foi escrita por Steve Englehart e ilustrada por Jim Starlin (que mais tarde criaria Thanos, Dreadstar e se especializaria em sagas cósmicas). Nas primeiras aventuras, o herói, teve suas feições  levemente baseadas em Carradine.

Englehart e Starlin introduziram Fu Manchu, Sir Denis Nayland Smith, Doutor Petrie – todos criados por Rohmer –,mas acrescentaram ao elenco Black Jack Tarr e os vilões Tak e Meia-noite.

Starlin abandonou o título após desenhar apenas três edições, coagido por seus colegas universitários que lhe apontaram que o material de Rohmer, escrito no começo do Século 20, era colonialista e tinha elementos racistas, um fato que era acentuado pelo colorido grotesco da Marvel nos anos 1970, que dava um tom amarelo banana para alguns dos vilões asiáticos, como Fu Manchu e o Espreitador das Sombras (Shadow Stalker).

A Special Marvel Edition era uma revista dedicada às reimpressões de material antigo, até a introdução de Shang Chi. Depois do número 16, a publicação mudou de nome e passou a se chamar Master of Kung Fu (na verdade, o nome completo na capa era The Hands of Shang Chi – Master of Kung Fu).

A História do personagem nos diz que Shang-Chi nasceu na província de Hunan, na China. Sendo o filho de Fu Manchu, um criminoso internacional, desde muito cedo foi treinado em artes marciais chinesas.
Shang-Chi foi enviado para assassinar um inimigo de seu pai, mas descobriu que seu pai era um criminoso poderoso, rebelando-se contra ele.
Sua série "original", terminou com a morte de seu pai, quando então Shang-Chi decide abandonar o serviço secreto inglês e peregrinar pelo mundo, buscando a iluminação espiritual.
O personagem só apareceu anos depois, em uma história juntamente com os X-Men, onde eles se aliam à Sebastian Shaw e vão a Hong Kong em busca do "Elixir Vitae", a suposta substância criada pelo Pai de Shang Chi (que tencionava alcançar a imortalidade), da qual se esperava que curasse o Vírus Legado. Na batalha, eles se confrontam com Wilson Fisk, o Rei do Crime, que havia assumido o controle do mundo do crime de Hong Kong, após a derrocada de seu império em Nova York. Com o sucesso da história, o personagem foi incorporado no Selo Marvel Knights e, posteriormente, transferido para o Marvel Max.

Como a Marvel não renovou a licença de uso dos personagens de Sax Rohmer, o pai de Shang-Chi não pode mais ser chamado de Fu Manchu e atualmente chama-se Zheng Zu.

Algo interessante é que além de um mestre em artes marciais, ele também é especialista na manipulação de armas brancas como: espadas, bastões, nunchakus, e shurikens. E, como nos quadrinhos, Shang-Chi já fez crossover com outros personagens da Marvel, incluindo o Punho de Ferro. Ou seja, fica uma oportunidade ótima para Netflix repetir esse crossover.

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.