Cinema em Foco: LABIRINTO - A MAGIA DO TEMPO (1986)


Neste post vamos falar um pouco sobre o já clássico filme da Sessão da Tarde: Labirinto – A Magia do Tempo. Uma interessante obra que apesar de ter sido um completo fracasso nas bilheterias, acabou por ser alçado a filme cult e hoje em dia conta com uma legião de fãs devotos.

É inegável que este longa está longe de ser um filme maravilhoso, mas certamente possui um charme especial, capaz de divertir qualquer aficionado por aventuras fantásticas. Com ótimas músicas e um visual impressionante e original que (na minha opinião) se sustenta até os dias de hoje e consegue nos presentear com um filme divertido que com certeza merece ser relembrado mesmo agora trinta e dois anos desde sua estreia.

O longa-metragem é uma produção conjunta: Reino Unido/ EUA, dirigida por Jim Henson (Os Muppets, Vila Sésamo), roteirizado por Terry Jones (Monty Python) e produzido por Eric Rattray (Dr. Fantástico) e George Lucas (Star Wars). 

Registre-se que este foi o último filme dirigido por Jim Henson. Como já mencionei o longa foi um grande fracasso nas bilheterias. Com um orçamento de 25 milhões de dólares, só conseguiu uma arrecadação de apenas 12 milhões de dólares. Consta que Jim Henson ficou profundamente deprimido por causa deste frvfgxacasso. A esposa de Jim, Jane, explicou que ele sentiu que estivesse sendo pessoalmente rejeitado pelo público. Felizmente, antes de seu falecimento, em 1990, Jim tomou conhecimento – e ficou muito feliz – sobre o status “cult” que seu filme tinha ganhado e a quantidade de fãs que havia conquistado (e continua conquistando).


SINOPSE: Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah (Jennifer Connelly) sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes (David Bowie), personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende.
Direção: Jim Henson
Roteiro: Terry Jones
Elenco:  David Bowie, Jennifer Connelly, Toby Froud, Brian Henson (voz), Frank Oz (voz).
Duração: 101 min.



Entre as curiosidades e destaques deste filme, quero primeiramente chamar a atenção para camaleônico David Bowie que interpreta: Jareth o Rei Goblin e não bastasse isso, também ficou encarregado de parte da trilha sonora do filme e compôs canções especialmente para seu personagem. São elas: “Magic Dance”, “Chilly Down”, “Within You”, “As The World Falls Down” e “Underground”

Outra curiosidade é que para o papel, além de Bowie, a produção considerou a possibilidade de chamar Michael Jackson.


Assim como acontece com a maioria dos filmes, a história foi lançada em outras mídias depois da estreia nas telonas. Tais como:
* O longa foi transformado em livro por A. C. H. Smith logo após a produção do mesmo. O livro “Labirinto”, lançado em 2016 no Brasil, pela editora DarkSide Books.
* A Marvel Comics lançou uma versão em quadrinhos da história em outubro de 1986, o volume único contou com roteiro adaptado do filme por Sid Jacobson e arte por Jon Buscema. A história foi relançada como série limitada em três partes entre novembro/1986 e janeiro/1987, e cada edição contou com uma capa especialmente encomendada por Jon Buscema.
* Um jogo de RPG com o nome “Labyrinth: Maou no Meikyuu” foi fabricado pela Tokuma Shoten e lançado para NES em julho de 1987, somente no Japão.
* Entre 2006 e 2010 a editora Tokyopop lançou, nos EUA, uma adaptação em mangá intitulada “Return to Labyrinth”, escrita por Jake Forbes e desenhada por Chris Lie. A trama do mangá se passa 15 anos após os eventos do filme.


Se você quiser saber um pouco mais, lhe recomendo este link: CURIOSIDADES SOBRE O FILME: "LABIRINTO - A MAGIA DO TEMPO" 


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.