Cinema em Foco: Original & Versão: CABO DO MEDO (1962-1992)


Este é mais um exemplo daqueles de que, em Hollywood se voce não tem uma nova ideia, voce pode refazer um filme consagrado. Só que neste caso as duas versões são muito boas. 


Estamos falando de "Circulo do Medo", realizado em 1962, sob a direção de Jack Lee Thompson e filmado em preto e branco. Trinta anos depois, em comemoração, Martin Scorsese realizou "Cabo do Medo", uma refilmagem. 

Talvez esteja se perguntando porque a mudança do nome do filme. Bem, não há uma explicação, os dois filmes tem o mesmo título em inglês "Cape Fear" (Cabo do Medo), mas por alguma razão lá nos idos de 62 resolveram batizar de "Circulo" no lugar de "Cabo"...

O primeiro, e original, tem como atores principais Gregory Peck e Robert Mitchum, quem conhece os atores sabe  que é um time vencedor. Sabe também que pode esperar um show de interpretação por parte dos dois veteranos. E tratando-se de um filme 'à antiga", pode-se esperar o melhor também do restante do elenco...




Já a segunda versão, tem Robert de Niro (que na época parecia querer colecionar Oscars) numa interpretação quase assustadora do personagem Max Cady e  Nick Nolte, que em minha opinião é o elo fraco do filme. Realmente ele não consegue acompanhar a performance de Gregory Peck no original e tampouco de Robert de Niro, que ofusca todo o elenco (o que as vezes é um problema....) 



Roteiros e diferenças entre os dois filmes...


As historias dos dois filmes giram em torno de vingança, mas o charme é como a vingança é realizada, e se é legitima. 

"Circulo do Medo" (1962): Após cumprir pena Max Cady (Robert Mitchum), um perigoso psicopata, pretende se vingar de Sam Bowden (Gregory Peck), um advogado que testemunhou decisivamente para a sua condenação.
Extremamente frio e calculista, ele planeja se vingar do advogado e da sua família.


"Cabo do Medo" (1992): Max Cady (Robert De Niro), um psicopata que foi preso e condenado por estupro 14 anos atrás, cumpriu sua pena e agora está livre. Ele pretende se vingar de Sam Bowden (Nick Nolte), seu ex-advogado, que deliberadamente omitiu informações que alterariam a decisão do júri. 

Ele pretende agora aterrorizar ao extremo Sam, Leigh Bowden (Jessica Lange), sua mulher, e Danielle (Juliette Lewis), sua filha adolescente, mas pretende fazer isto da forma legal, pois enquanto cumpria pena estudou todos os aspectos legais possíveis.


Qualquer uma das duas opções tem seus méritos, mas voce pode comparar, então divirta-se! Pois os links para assistir a ambos os filmes, estão ai embaixo 










Leia e assista também:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.