Anime em Foco: Original & Versão - O OITAVO HOMEM - 1964 & 1993

Muitos acreditam que foi a TV Manchete quem trouxe para o Brasil os animes e seus OVAs, mas saibam que esta informação esta incorreta. Já na década de 60 tínhamos várias séries em exibição em diferentes canais. Alias, a TV Globo em seu inicio exibia uma boa quantidade deles, assim como as extintas TV Tupi, Excelsior, Record (antes do bispo), TV Rio e Bandeirantes.


Foram estes canais que apresentaram 'O Oitavo Homem', 'Speed Racer', 'Super Homem do Espaço', 'Taro Kid', 'Samurai Kid', 'As de Espadas', 'Cyborg 009" e muitos outros. E mais: eram exibidas as versões originais, compradas diretamente do Japão, e não as versões reeditadas pelos americanos como acontece hoje...

"O Oitavo Homem" era uma animação a frente de seu tempo, mostrava algo que anos depois os americanos usariam como se fosse novidade: um homem (policial) transformado numa maquina (cyborg). E com um detalhe completamente "politicamente incorreto": o policial recarregava suas energias...fumando cigarro!! Impensável em um desenho atual (bem, talvez não para os japoneses....).



A historia do 'OItavo Homem'...


...Após o detetive Yokoda ser assassinado por criminosos, seu corpo é achado pelo Professor Tani que o leva para seu laboratório, onde faz um experimento que falhou sete vezes, Yokoda é o mais novo elemento a ter sua vida transferida para um corpo andróide

Pela primeira vez, o experimento é bem sucedido. Yokoda renasce como o andróide conhecido como 8 Man, capaz de correr em velocidades impossíveis, assim como mudar sua forma para ser outra pessoa. Ele se transforma em Yokoda, desta vez se batizando o como "Hachiro Azuma". 

Ele mantém sua identidade, conhecida somente por Tani e seu chefe:  Chefe Tanaka. Até sua namorada Sachiko e amigo Ichiro não sabem que ele é um andróide. Como 8 Man, Hachiro luta contra o crime (e até leva seus assassinos a justiça). Ele é frequentemente visto fumando cigarros de "energia", que revigoram seu poder, e que ele carrega em seu cinto.

Então notem que "O Oitavo Homem", veio antes de "O Homem de Seis Milhões de Dolares", antes de "Robocop", antes de "Kamen Rider" e mesmo antes de "Cyborg 009"

Ele foi considerado um dos 10 personagens mais icônicos de todos os tempos! Por isto é irônico que no lançamento do OVA da série em 1993, os americanos tenham achado 'uma cópia de Robocop', ou seja, uma completa falta de informação por parte do povo que acha que sabe tudo...

A história de "Oitavo Homem: After" é a seguinte...


...Após o assassinato do policial Hazuma, surge o "Oitavo Homem" - um misterioso cyborg elaborado a partir da mais alta tecnologia, para ocupar seu lugar no combate ao crime e a violência. Nesse cenário futurista e extremamente violento, ele trava batalhas com uma gangue cibernética que no lugar de pernas e braços tem poderosas armas biônicas. Missão: desfazer a perigosa rede de crimes que domina a cidade e descobrir quem é o misterioso 'Sr. Dia das Bruxas'.

Infelizmente é bastante difícil encontrarmos um episódio da série original disponível, dublado ou legendado, mas ainda assim conseguimos um e com dublagem original. Já a minissérie "After" temos todos os episódios lançados como um OVA, também dublado. 

E agora os EXTRAS...


Como de hábito trazemos uma pequena 'amostra' da série ou filme sobre o qual estamos falando. No caso da postagem de hoje trazemos um episódio do anime original, onde o "Oitavo Homem" conhece um ser semelhante a ele porém de lado oposto...

Também trazemos, o anime 'O Oitavo Homem: After', que originalmente foi exibido em 4 episódios condensados em um longa ou OVA...



O Oitavo Homem: After


Talvez também se interesse por: 





Um comentário:

  1. Esse foi um desenho que conheci primeiro pela revista Herói. Depois achei o VHS com o primeiro episódio do OVA e depois completo em DVD. O OVA você precisa abusar um bocado da suspensão de descrença, mas vale muito a pena principalmente pela animação de qualidade e pelas boas doses de ação. Não me arrependi de comprar. Só é pena não ter um boneco dele pra deixar junto com os meus do Jiban e do Robocop.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.