FALANDO EM SÉRIE: "AS PANTERAS" (1976) - DA TV PARA OS CINEMAS.
E mais uma vez vamos ao passado para resgatar mais uma série de sucesso no Brasil. Exibida na Rede Globo a partir de 1977, AS PANTERAS logo ganharam destaque, mas talvez você não saiba tudo sobre a série. Por exemplo: sabia que a produtora não acreditou que o piloto fosse aprovado? Sabia que o titulo seria outro? Que as personagens seriam totalmente diferentes? Com certeza, você precisa ler esta matéria! Então venha!
Alguns já devem ter notado que as séries mais conhecidas e de sucesso no Brasil parecem estar vinculadas a Globo e de fato é verdade. A razão é que, quando havia as feiras com ofertas de séries a Globo ia lá e garantia as que se saiam melhor, evitando assim que os demais canais as adquirissem e oferecessem concorrência mais forte. Nossa matéria de hoje traz mais uma de tais séries: AS PANTERAS.
"As Panteras" tornaram-se viáveis por causa do sucesso de uma outra série policial chamada: "POLICE WOMAN" (temos uma postagem bem aqui). "Police Woman" é considerado por muitos a primeira série do genero policial cuja estrela era uma mulher (Angie Dickinson), porém isto não é verdade, pois em 1957 já havia um seriado chamado "Decoy" (Isca) protagonizada por Beverly Garland.
Os criadores Ivan Goff e Ben Roberts, acharam que uma série estrelada por três belas detetives seria um avanço (!?) em relação as séries em exibição. Aaron Spelling (o 'midas' das séries da época) e Leonard Goldberg compraram a ideia e inclusive escolheram a atriz principal: Kate Jackson, que eles haviam visto na série "Os Novatos" (postagem aqui)...
A ideia original de Goff e Roberts, não poderia ser mais diferente daquilo que finalmente foi ao ar. No conceito original a série seria chamada "The Alley Cats" (As Gatas do Beco) e a história envolveria tres mulheres combatentes do crime que viviam em becos e usavam chicotes e correntes!! Elas trabalhariam para um milionário, que de vez em quando as ajudariam em suas missões...cá para nós dificilmente isto teria funcionado!
Mas acontece que Spelling tinha dado um semi-controle do desenvolvimento da série para Kate Jackson e ela não gostou do titulo sugerido. Ela mesmo escolheu o nome quando foi a sala de Spelling e viu a foto de três anjos em um quadro na parede, assim as três mulheres seriam chamadas 'Anjos'...O que acabou ajudando a escolher um novo titulo para a série: "Harry's Angels" (Os Anjos de Harry).
Mas, ai foi a vez da ABC recusar o titulo, porque não queria que houvesse confusão com uma outra série em exibição: "HARRY O" (também temos postagem, bem aqui...) e assim o nome foi alterado para "Charlie's Angels", que finalmente foi mantido! Outra mudança trazida por Jackson e também Spelling foi com relação ao tal chefe das 'Angels'. Os dois achavam que seria melhor que o chefe não aparecesse, tivesse sua identidade (aparência) em segredo. Assim Charlie Townsend (o chefão) passava as missões através de um viva-voz!
Para que as mulheres não ficassem inteiramente sós, foi criado o personagem John Bosley que seria um funcionário de Charlie. E ai vem o machismo da época e mostra sua 'cara'. A ABC aprovou a produção do piloto, mas estava preocupada com a forma como o público aceitaria três mulheres lutando contra o crime por conta própria!!
Assim, os executivos da ABC, trouxeram o ator David Ogden Stiers que faria o papel de Scoot Woodville. Este personagem seria o superior das Anjos e de Bosley, seria intermediário entre Charlie e a 'equipe' e organizaria os planos, uma espécie de Phelps de Missão Impossível.
Neste ponto já tem alguns se perguntando: "Peraí! Eu assisti a série e não tem este cara!". Calma, já explicamos! Em março de 1976, o piloto foi ao ar e com uma história que abandonava de vez becos, chicotes e correntes! Na história, uma herdeira volta para receber uma vinícola de sucesso do pai. No final do filme as três mulheres são pegas em uma enrascada e Scott não consegue livrá-las, deixando-as para resolverem o dilema por conta própria...totalmente diferente da série que você lembra, certo?
Bem, a ABC ficou desapontada com o piloto. Aaron Spelling incentivou aos executivos a tirarem o personagem Scott Woodville da série, o público reagiu negativamente ao personagem Scott. Assim, ele foi devidamente 'limado' e Bosley foi mantido, ganhando mais destaque e se tornando menos imbecil do que no piloto...
Para espanto da ABC, o filme piloto teve uma audiência enorme! Eles se espantaram porque eles achavam que a ideia do piloto era uma das piores para uma série que eles já tinham visto! Não acreditando nos números, a ABC reapresentou o piloto em outra data e...surpresa! A audiência foi alta novamente!
A série estreou em 22 de setembro de 1976 (EUA) e com uma história totalmente diferente do conceito inicial dos criadores e do piloto bem sucedido! Agora, as três garotas se formaram na academia de polícia e foram colocadas em serviços menores (e menos vistos) na policia. Elas tratavam de serviços de escritório, contabilidade e guarda de passagem de alunos de escola (aqueles que param o trânsito para as crianças atravessarem - coisa de americano).
Insatisfeitas com suas designações, elas aceitam a proposta de Charles Townsend para agir como investigadoras particulares em sua agência. Seu novo chefe nunca é visto pessoalmente, nem por elas e nem pelos telespectadores, que no máximo vem sua nuca, sua mão ou suas pernas...Como apoio e intermediário elas terão John Bosley...
Se voce der a sorte de conseguir o piloto da série, abandone as ilusões de verem a história acima nele. Você verá, aquela em que o tal Scott esta e a história é totalmente diferente. As informações do paragrafo anterior são dadas na entrada dos episódios, nunca foi feito um episódio de origem. Para todos os efeitos a série quando começa, as moças já são experientes no trabalho...
Caso esteja curioso com a escolha do elenco, já vimos que Kate Jacson foi convidada e até ganhou um certo poder sobre as decisões. Farrah Fawcett (na época Majors) também foi convidada, depois que Spelling a viu no telefilme "Fuga no Século XXIII". Jaclyn Smith estava entre as centenas de atrizes que fizeram teste para a série. Quando Kate chegou, ela preferiu o papel que estava destinado a Jaclyn e fez a troca.
Logo antes do fim da primeira temporada Farrah Fawcett resolveu abandonar a série. Disse que 'não estava gostando do rumo de sua personagem'. A ABC e Spelling a processaram por isto, já que ela havia assinado um contrato de 5 anos. Há quem diga que os tais 'rumos' a que ela se referia seria a exploração de sua sensualidade. Mas, cá para nós, ele era muito bonita mas uma atriz no máximo mediana. Depois da série não fez nada que tivesse algum destaque...
Particularmente, eu assistia a série por absoluta falta de opção. As três não convenciam como detetives 'badass' capazes de derrubar trogloditas com uma cutelada. Cada vez que elas enfrentavam um bandido, achava que iam quebrar as unhas a qualquer momento...Mas, a série tem seus fãs, até nossos dias. E já se tentou trazer de volta a TV e transpô-la para os cinemas com filmes bem abaixo da média (que também tem seus fãs). Uma das tentativas de retorno a TV será assunto de uma futura postagem...
Até lá...
Talvez também se interesse por:
Nenhum comentário