Falando em Série | OS AUDACIOSOS (The Name of the Game) - 1968

 

Desta vez, no FALANDO EM SÉRIE vamos até a distante e psicodélica década de 60. Vamos conversar sobre uma série de televisão que conseguia misturar os gêneros de ação, drama e aventura, como poucos. Não bastasse isso, tinha um formato de antologia que fazia uma rotação dos protagonistas semanalmente e ainda tinha episódios com duração média de 90 minutos, algo até então inédito parra os padrões da TV americana. Mas, chega de tanta informação prévia. Estamos falando do interessantíssimo seriado: OS AUDACIOSOS que apresentava as tramas do repórter Jeff Dillon (Anthony Franciosa), dos editores: Glenn Howard (Gene Barry) e Dan Farrell (Robert Stack) que, apesar das diferenças, compartilham seu cotidiano dentro da Howard Publications, uma grande editora de revistas. Lembrou? Ficou curioso? Então, embarque conosco e vamos resgatar mais uma pérola nostálgica. Boa Leitura!

SINOPSE:  A trama girava entre três personagens que trabalhavam na Howard Publications, uma grande editora de revistas - Jeffrey "Jeff" Dillon (Franciosa), um repórter da revista People (não confundir com a revista real que estreou em 1974); Glenn Howard (Gene Barry, substituindo George Macready, do longa metragem de 1966 que deu origem a série), o editor sofisticado e bem relacionado; e Daniel "Dan" Farrell (Robert Stack), o editor da revista Crime. Servindo como uma conexão comum estava a então recém-chegada Susan Saint James como Peggy Maxwell, a assistente editorial de cada uma. 

Caso deseje ter acesso a episódios completos, clique AQUI e fale conosco.

 

Título: OS AUDACIOSOS
Título Original: The Name of the Game
Emissora: NBC 
País: EUA
Criadores: Steven Bochco, Richard M. Bluel e Ed Adamson
Produtores executivos: Richard Irving, David Victor, Leslie Stevens e Dean Hargrove


Elenco principal 
    Tony Franciosa como Jeff Dillon (temporadas 1-2, primeira metade da temporada 3)
        Dillon é visto em 15 episódios como protagonista e como coadjuvante em outros dois episódios.
    Gene Barry como Glenn Howard
        Howard é visto em 27 episódios como protagonista e como coadjuvante em 14 outros episódios.
    Robert Stack como Dan Farrell
        Farrell é visto em 26 episódios como o protagonista.
    Susan Saint James como Peggy Maxwell
        Maxwell é visto em 31 episódios como personagem coadjuvante e tem o papel principal em um outro episódio.
    Cliff Potts (creditado como Cliff Potter) como Andy Hill (temporadas 1-2)
        Hill é visto em 6 episódios como personagem coadjuvante e tem o papel principal em um outro episódio.
    Ben Murphy como Joe Sample (temporadas 1-2)
        Sample é visto em 12 episódios como um personagem coadjuvante. Como assistente de Dan Farrell, o personagem Sample só aparece nos episódios de Farrell.
    Mark Miller como Ross Craig (temporada 3)
        Craig é visto em 4 episódios como personagem coadjuvante.
    Jo De Winter como Helena
        Helena aparece em 4 episódios como personagem coadjuvante. Como secretária executiva trabalhando para Glenn Howard, a personagem Helena só aparece nos episódios de Howard.
Lançamento/Duração: 20 de setembro de 1968 a 19 de março de 1971
Episódios: 76 episódios, de 90 minutos cada, distribuídos em 3 temporadas.
Distribuição: Universal – MCA TV
Música Tema: Dave Grusin


CURIOSIDADES:
  • OS AUDACIOSOS é considerado  muitos como uma série ambiciosa e de relevância histórica, tendo um ousado formado de antologia de cerca de 90 minutos muito inovador e incomum para sua época, pois a maioria ficava em torno de 30 a 60 minutos, no máximo.
  • A série foi baseada no telefilme de 1966, JOGO PERIGOSO (Fame is the name of the Game), dirigido por Stuart Rosenberg e estrelado por Tony Franciosa.
  • Os protagonistas da série (Tony Franciosa, Gene Barry e Robert Stack) nunca apareceram na tela juntos em nenhum episódio. 
  • O seriado fazia uma rotação dos protagonistas regularmente. O revezamento Franciosa-Barry-Stack acabou sendo feito de forma irregular. Embora os produtores acreditassem poder colocar o mesmo ator a cada três semanas, ao final da primeira temporada tivemos 11 episódios estrelados por Barry, 9 por Stack e apenas 6 por Franciosa. Essa ordem acabou se revelando bastante inconsistente também ao longo da segunda temporada. Por vezes, Barry e Stack apareceram duas semanas seguidas e não raras vezes eram exibidos episódios alternados de Barry e Stack sem que Franciosa ao menos atuasse em alguma nova aventura.
  • No Brasil, estreou pela TV Tupi Canal 4 de São Paulo, num Domingo, 05 de Abril de 1970, as 21h00. Concorria na ocasião com dois apresentadores fortes da TV brasileira: Chacrinha na Globo e Hebe na Record. Depois da Tupi - onde ficou até 1973 - "Os Audaciosos" migrou para a TV Bandeirantes Canal 13 de São Paulo, no ano de 1974. Entre 1976 e 1979 a mesma foi exibida pela TV Record Canal 7 de SP. Sua mais recente exibição entre nós ocorreu via canal pago TCM.
  • O programa influenciou por demais os valores de produção de outras séries de TV, pois tinha um orçamento invejável e por muito tempo foi considerado como uma das séries mais caras da televisão.
  • A série também funcionou como um campo de aprendizagem para muitos escritores e diretores que depois alcançaram grande sucesso, inclusive Steve Bochco, Marvin Chomsky, Leo Pen e Steven Spielberg.
  • Steven Bochco recebeu um de seus primeiros créditos de escrita na série e atuou como editor de história para os episódios de Robert Stack da terceira temporada.
  • Astros convidados: Boris Karloff, William Shatner, Roddy McDowall, Steve Forrest, Barry Sullivan, Pete Duel, Jack Klugman, Dennis Weaver, Leslie Nielsen, Louis Jourdan, Burl Ives, Frank Sinatra, Kevin McCarthy, Robert Young, Joseph Cotten, Charles Boyer, Donald Sutherland, Zsa Zsa Gabor, Peter Graves, David Carradine, Honor Blackman, Julie Harris, Sal Mineo, Dorothy Lamour, Peter Lawford, Russ Tamblyn, Sharon Farrell, Sammy Davis Jr., Noel Harrison, Suzanne Pleshette, Shirley Jones, Dionne Warwick, Barry Nelson, Anne Baxter, Claudine Longet, Robert Webber, Yvonne De Carlo, Chuck Connors, Van Johnson, Pernell Roberts, Laurence Naismith, Jessica Walter, Frank Gorshin, Brenda Vaccaro, Ricardo Montalban e Robert Goulet.

Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.