Sessão da Tarde | EXO MAN, O HOMEM DE AÇO (1977)

EXO MAN nasceu como um projeto para uma série de TV semanal, mas o pouco potencial de merchandising da produção acabou naufragando a idéia. E, verdade seja dita, no papel, o projeto tinha tudo para dar certo. O roteiro foi feito a partir de uma história do escritor que inspirou: O homem de seis milhões de dólares e A Mulher Biônica. E, diga-se de passagem, o diretor foi o mesmo do episódio piloto do homem biônico. Infelizmente, o potencial não chegou a telinha e o que vimos foi outro dos tantos filmes B que embalavam as tardes juvenis. Empolgante ou não, o fato é que este telefilme marcou a memória de muita gente e hoje temos a oportunidade de resgatarmos mais essa gostosa nostalgia. Avance e divirta-se conosco!

SINOPSE: Nicholas Conrad (David Ackroyd) é um professor de física que sofre um atentado, logo após ter testemunhar contra um criminoso. Ferido na coluna pelo ataque, fica paraplégico. Usando de seus conhecimentos científicos, constrói uma armadura que lhe permite andar novamente. Com isso, surge um novo herói na luta contra crime.

Título:  EXO MAN, O HOMEM DE AÇO
Título Original: Exo Man
Ano: 1977
País: EUA
Emissora: NBC
Duração: 120 min
Gênero: Aventura / Ficção Científica
Direção: Richard Irving
Produção: Lionel E. Siegel
Roteiro: Martin Caidin / Howard Rodman / Lionel E. Siegel / Henri Simoneon 
Elenco Principal:
 - David Ackroyd.......Nicholas Conrad
 - Anne Schedeen.......Emily Frost
 - A Martinez.......Raphael Torres
 - José Ferrer.......Kermit Haas
 - Jack Colvin.......Martin
 - Harry Morgan.......Travis
 - Donald Moffat.......Rogers
 - Kevin McCarthy.......Kamenski
 - Jonathan Segel.......Eddie Rubinstein
 - John Moio.......Dominic Leandro
 - Richard Narita.......Jim Yamaguchi
 - Martin Speer.......Ted Kamenski
 - George Sperdakos.......Dr. Garrick
 - Randy Faustino.......Larry
 - Nick David.......Jack
Música: Dana Kaproff
Cinematografia: Enzo A. Martinelli
Direção de arte: John W. Corso
Edição: Howard Leeds
Companhia produtora: Universal TV
Lançamento: 18 de junho de 1977 (EUA) - Agosto de 1979 (Brasil)

RESENHA:
Neste telefilme temos a história do Dr. Nicholas Conrad um brilhante professor universitário que divide seu tempo ministrando aulas de física com suas pesquisas sobre campos magnéticos. Ao mesmo tempo, ele também vive um romance com sua bela noiva Emily Frost. Tudo vai bem, até que em determinado dia, o Dr. Conrad esta no banco da cidade para conseguir um empréstimo que ajudaria um de seus alunos. O doutor acaba presenciando um assalto ao local. De modo impetuoso, Nicholas acaba perseguindo e derrubando o criminoso e o entregando as autoridades. Sendo também a principal testemunha do crime, ele fica na mira do chefão do crime Kermit Haas que deseja proteger seu sobrinho da prisão. O gangster então encomenda a morte do Dr. Conrad a seu braço-direito, Martin. Em um primeiro atentado à vida do professor, um de seus alunos é assassinado por engano. Porém, na segunda tentativa Conrad têm sua espinha quebrada ficando paralítico permanentemente. Mesmo preso a uma cadeira de rodas, Conrad insiste em testemunhar, recebendo uma vista de Martin que promete-lhe matar Emily se o mesmo não desistir. Buscando vingança e proteger sua amada, Nicholas decide usar sua descoberta com campos magnéticos e constrói uma poderosa armadura que gera um campo que o torna invulnerável, superforte e lhe permite andar novamente. Ele então parte para o confronto com Haas, Martin e seus capangas se tornando assim o novo herói da cidade.


CURIOSIDADES:
  • EXO MAN estreou no Brasil na TV Globo, mas logo passeou pelo SBT e pela Record.
  • A "armadura" do herói é na verdade uma espécie de EXO esqueleto.
  • Alguns dos atores deste filme, mais tarde seriam conhecidos por outros trabalhos mais relevantes: Jack Calvin, que interpretaria o icônico Jack MacGee o repórter investigador que perseguia o Dr. Bruce Banner por todas as temporadas do seriado "O Incrível Hulk"; José Ferrer que participaria de longas como "Duna", "Lawrence da Arábia" e "Cyrano de Bergerac" pelo qual ganhou o oscar de melhor ator; Anne Schedeen que interpretaria Kate Tanner na série "Alf-O Eteimoso" e Donald Moffat que fez o andróide Rem no seriado "Fuga do Século 23" e M.T. Garry do filme "Enigma do Outro Mundo".
  • Escrito por Martin Caidin o mesmo escritor e autor da obra "Cyborg" que serviram de base para as séries icônicas "O Homem de Seis Milhões de Dólares" ("The Six Millions Dollar Man") e "A Mulher Biônica"("The Bionic Woman") o piloto teve boa audiência em sua primeira exibição.
  • Segundo o produtor Lee Goldberg os executivos da NBC não acreditaram no potencial de merchandising para uma série de TV de Exo Man.
  • Entre as décadas de 70 e 80, era moda fazer séries adaptando super heróis para a televisão. Vide: HULK, Mulher Maravilha, Homem Aranha, Capitão América(dois telefilmes), Thor e  Demolidor(esses dois em paticipações especiais nos telefilmes do Hulk). Mas também haviam as adaptações não autorizadas, como foi o caso do HOMEM DO FUNDO DO MAR, que era uma adaptação não autorizada do NAMOR. E, seguindo esta lógica, muitos consideram EXO MAN, a versão televisiva não autorizada do HOMEM DE FERRO.
  • O roteiro foi feito a partir de uma história do escritor Martin Caidin, cujos romances de ficção científica inspiraram os seriados de TV: O homem de seis milhões de dólares e a Mulher biônica.
  • A roupa de Exo-Man demorou dez semanas para ser feita, custou cerca de US$ 100.000.
  • O nome do projeto da armadura chamou-se (M.A.N.T.I.S.) Mechanically Automated NeuroTransmitter Interactive System. Nomenclatura essa que muito provavelmente inspirou a série de TV de mesmo nome.

 


Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.