Papo de Cinema: O ÚLTIMO DRAGÃO (The Last Dragon) 1985


Neste PAPO DE CINEMA vamos ao psicodélico ano de 1985, quando os filmes cheios de ação, música, situações (no mínimo) implausíveis e personagens ingênuos e engraçados eram a coisa mais comum do mundo. Neste cenário cultural, entre as incontáveis produções, hoje vamos destacar: O ÚLTIMO DRAGÃO, inevitavelmente mais lembrado pela icônica frase: "Quem é o mestre?". Amado por muitos (odiado por outros), pra mim ainda hoje um ótimo exemplo do que víamos nos anos 80. Um filme divertido de humor leve que trata a violência como algo risível. Lembrou? Ficou curioso? Não perca mais tempo e aventure-se em mais esta nostalgia. Boa Leitura!

 

SINOPSE: O jovem lutador Leroy Green (Taimak) busca o nível final das artes marciais. Durante o tortuoso caminho ele terá que combater o maléfico Sho'nuff (Julius J. Carry III), também conhecido como Shogun do Harlem, e salvar a bela cantora Laura Charles (Vanity) de um obcecado empresário.

Título: O ÚLTIMO DRAGÃO
Título Original: The Last Dragon
Ano: 1985
País: EUA
Duração: 109 Minutos
Direção: Michael Schultz
Roteiro: Louis Venosta
Elenco
 - Taimak...Leroy Green
 - Vanity (Denise Matthews)...Laura Charles
 - Julius John Carry III...Sho'Nuff
 - Leo O'Brien...Richie Green
 - Faith Prince...Angela Viracco
 - Christopher Murney... Eddie Arcadian
 - Chazz Palminteri...Hood #2
Música: Bruce Miller, Misha Segal e Dwight David
Produção: Rupert Hitzig e Berry Gordy
Género: ação/artes marciais
Lançamento: 22 de Março de 1985
Orçamento: US$ 10 milhões
Arrecadação: US$ 33 milhões.


Após ver o sucesso alcançado pela Warner, com o filme "Purple Rain" estrelado por Prince, o produtor musical Berry Gordy viu no cinema uma oportunidade de realizar grandes sucessos e assim criou sua própria produtora para lançar inicialmente filmes de ação. E logo decidiu aproveitar a onda de filmes de artes marciais e da juventude new age dos anos 80 misturando tudo no roteiro do filme: "O Último Dragão"(The Last Dragon). 
A produção do filme se iniciou em Nova York no dia 16 de abril de 1984, e inicialmente o ator, artista marcial e guru fitness: Billy Blanks (na época um astro muito sucesso em filmes de ação) foi cogitado para o papel do protagonista Leroy Green. Contudo, os produtores acabaram por escolher o novato Taimak Guarriello, um jovem faixa preta de 19 anos em seu primeiro papel no cinema. Além dele foram escalados Julius J. Carry III como o vilão Sho'nuff, que teve de ser treinado em artes marciais para as cenas do filme, e ainda o futuro astro mirim e campeão de artes marciais: Ernie Reyes Jr. em seu primeiro papel no cinema, então com 12 anos de idade. A atriz e cantora Vanity foi escolhida pelo próprio Gordy como a mocinha Laura Charles,e inclusive tinha assinado contrato para mais 4 filmes.


Estreando em março de 1985,"O Último Dragão" conta a história de Leroy "Bruce Leeroy" Green um artista marcial talentoso que acabara de completar seu treinamento e um grande fã de Bruce Lee que tem como ídolo. Morador de Nova York e filho do casal de proprietários da Pizzaria Green,Leroy que sempre acreditou que poderia alcançar o nível de luta a que seu mestre se refere como "último nível" onde o lutador adquire uma aura dourada e seria capaz de realizar qualquer feito sendo assim um verdadeiro mestre tal seu ídolo, Bruce Lee. Observando que Leroy não consegue compreender essa última lição, seu mestre o envia numa jornada espiritual em busca do lendário mestre Sum Dum Goy. Enquanto isso, o valentão e lutador Sho'nuff que se auto-denomina "Shogun do Harlem", incomodado pelo fato de Leroy ser reverenciado pela vizinhança como melhor lutador do bairro, vive o desafiando para um duelo e se irrita cada vez que o jovem recusa, pois Leroy acredita que deve lutar apenas para defesa. Essa postura leva a muitas confusões, inclusive com seus alunos e família. Paralelamente, Leroy em sua busca pelo mestre Sum Dum Goy salva a VJ Laura Charles de ser sequestrada pelo gangster Eddie Arcadian que deseja alavancar a carreira da namorada através do programa da VJ. Laura e Leroy se apaixonam a primeira vista, apesar dele estar empenhado em sua busca, mesmo assim seus caminhos se cruzam outras vezes inclusive num divertido encontro onde ela exibe um clipe com todos os filmes de Bruce Lee. No decorrer da trama, Leroy descobre o verdadeiro significado das palavras de seu antigo mestre e acaba por enfrentar uma armadilha do vilão Arcadian que cansado de ter seus planos frustrados, contrata diversos mercenários e lutadores do bairro para deter o jovem lutador. Sendo obrigado a salvar Laura e seu irritante irmão caçula Richie, Leroy acaba tendo de travar uma luta final num galpão abandonado com Sho'nuff onde ambos descobrem o último nível. Mesmo com uma mistura certeira de ação, momentos cômicos, garotada a moda da época e uma trilha sonora empolgante o filme arrecadou uma bilheteria razoável e críticas mistas, mas possui uma legião de fãs até hoje sendo referenciado em filmes e música.
Texto do amigo: Cassius M G Silva 


CURIOSIDADES
  • Taimak Guarriello (Bruce Leroy), apesar de ser um lutador faixa preta, era um absoluto estreante nas artes cênicas, tendo que aprender a  atuar durante as filmagens. Após o filme, Taimak acabou não conseguindo boas oportunidades no cinema, nem na TV, tendo alguns poucos papéis. Depois de um tempo passou a gravar DVDs de exercícios fitness e a atuar no teatro em pequenas peças, mas sempre que perguntado, cogita fortemente retornar numa sequência ao seu maior sucesso. 
  • O marcante Julius Carry III (Sho’Nuff) fez o caminho inverso a Taimak, pois nunca havia tido uma aula sequer de artes marciais e teve de aprender os movientos de forma coreografado para interpretar o personagem. Depois do longa participou de diversas séries de TV, como Doctor Doctor, Murphy Brown e The District. Seu último trabalho foi no episódio nove da primeira temporada de The Unit, em 2006. O ator veio a óbito no ano de 2008, com 56 anos, vítima de câncer de pâncreas.
  • A bela cantora canadense Denise Katrina Matthews, mais conhecida como Vanity (Laura Charles), ex-namorada do Pop Star: Prince, na época desfrutava de um certo sucesso junto ao público devido ao sucesso como vocalista da extinta banda Vanity 6 de 1981 a 1983 que se destacou na Billboard com a canção: Nasty Girl. Além de cantora, Vanity foi compositora, dançarina, atriz e modelo. Ela também gravou dois álbuns solo para a Motown, "Wild Animal" e "Skin on Skin", e estrelou filmes como "O Último Dragão" (1985) e "Action Jackson" (1988). Em 1994, chegou a sofrer uma overdose de Crack. Após receber um transplante de rim em 1997, então convertida ao cristianismo, passou a dedicar sua vida à evangelização, chegando a ser pastora. Em 2010, ela lançou uma autobiografia chamada "Blame It on Vanity". Vanity, veio a óbito aos 57 anos, no ano de 2016, vítima de insuficiência renal.
  • O ator Leo O'Brien (Richie Green, irmão de Bruce Leroy), na vida real era irmão mais novo de Guy O'Brien, mais conhecido como Master Gee do grupo de rap The Sugarhill Gang. Leo atuou em outros três (3) filmes:  Chiefs (1983) como Joshua Cole, Rappin ' (1985) como Allan e em New Jack City (1991) como Kid on Stoop. O Ator morreu no ano de 2012, vitima de três (3) tiros.
  • Há uma história de bastidores que conta que o roteirista Louis Venosta escreveu todo o roteiro do filme no computador, algo inovador na época. Porém, os produtores depois de analisarem o roteiro, disseram que precisariam cortar cerca de 2 milhões de dólares do orçamento, e que o roteiro teria que ser modificado. O diretor e o roteirista ficaram durante a madrugada no computador mexendo no roteiro. Num dos turnos, o diretor estava no micro e o roteirista estava dormindo. De repente, num fatídico momento de distração o diretor aperta o "botão mágico" DEL. E assim, lá se foram 40 páginas do roteiro.
  • A Danceteria "Sétimo Céu", onde a Laura Charles (Vanity) faz o seu programa, tinha telas de verdade para exibir os clipes. Todos, por sinal, da Motown, produtora do filme, que pertencia a Quincy Jones, ex-empresário de Michael Jackson. Foi um dos primeiros filmes a usar o recurso dos telões em um estúdio.
  • Os filmes do Bruce Lee que passam durante o filme chamam-se:"A Fúria" (Fists of Fury), "Conexão Chinesa"(Chinese Connection) e "Operação Dragão" (Enter the Dragon), que foi exibido em agosto de 1973, um mês depois da morte de Bruce, e 12 anos antes de "O último dragão".
  • "O Último Dragão" foi o filme de estréia do na época ator-mirim e lutador Ernie Reyes Jr. que pouco depois estrelaria a série "O Pequeno Mestre".
  •  Antes do novato Taimak ser escolhido outros atores foram cogitados para o papel de Leroy Green, como Billy Blanks, Wesley Snipes, Mário Van Peebles, Lawrence Fishburne e Denzel Washington.
  • Uma das músicas da trilha sonora "Rhythm of the Night" alcançou a 3° posição na Billboard Hot 100 e 1° na parada "R&B" da Billboard.
  • Os personagens Leroy e Sho'nuff representam respectivamente o Dragão e o Tigre (Yin/Yang, o Dragão é o Yin - representando sabedoria, força e astúcia; o Tigre é o Yang - representando a agressividade, territorialismo e caçador).

BÔNUS: Caso deseje assistir o filme, basta clicar no link abaixo:
Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.