FALANDO EM SÉRIE: "JOE 90" - UM AGENTE MUITO ESPECIAL (marionetes) - 1968



Os anos 70 realmente foram bem diferentes, no que diz respeito a TV e sua programação. Como a televisão estava em seu inicio no Brasil, inúmeras produções chegaram por aqui, especialmente por causa de seu preço. A sorte (pelo menos para mim) é que no meio vieram séries que se tornaram icônicas, inesquecíveis para a geração da época e posterior. Temos feito postagens de uma série de animes na sessão "ANIM&MÓRIA" e "ANIME EM FOCO", e hoje voltamos a falar dos seriados com...marionetes!! 


Sim, soa estranho para o que vemos agora na TV, mas saiba que na época foi uma mania nacional, brinquedos baseados nas séries inundaram o mercado, deixando as crianças que podiam comprar super felizes e as que não podiam (eu, por exemplo) frustradas! 

Já falamos sobre algumas séries aqui no blog, e vamos colocar links no final da matéria para quem ainda não leu. A série de hoje é na verdade a que eu menos gostava, porém é a que apresentou mais novidades: JOE 90 (aqui no Brasil, foi lançada recentemente com um subtítulo: 'um agente muito especial"...Totalmente desnecessário).


JOE 90 foi a sexta e última produção do casal Gerry e Sylvia Anderson, no sistema batizado por eles como "supermarionation", as séries posteriores teriam filmagens com atores vivos mixadas com fantoches como por exemplo O SERVIÇO SECRETO. depois disto o casal se divorciou e Gerry passou a produzir sozinho, utilizando desta vez atores verdadeiros (como em UFO). 


Desta vez a série se passava em um  futuro próximo, o que não foi bom para a série. Sempre que falo sobre algum seriado ou filme que marca datas, destaco que isto é um problema. No caso de JOE 90 o futuro próximo era 2012/2013!!!! 


A série talvez trouxesse algum problema se lançada hoje, pois vivemos em uma época em que alguns grupos ficam procurando algum detalhe para causar comoção em cima do assunto. No caso, Joe McClaine, é um menino de 9 anos filho adotivo do professor Ian 'Mac" McClaine, que é viúvo. 




Até ai tudo bem, o problema é que o professor inventou uma maquina que se utiliza de Joe para ser usada! Ora, o guri tem 9 anos! E é usado pelo padrasto e pelo governo (!!) em missões de espionagem, resgate, de salvar o mundo, etc...


A maquina inventada pelo professor é chamada de "BIG RAT" (Brain Impulse Galvanoscope Record And Transfer) e se você gostou das iniciais espere só para saber o nome da organização para quem o professor e Joe trabalham: W.I.N. (World Inteligence Network)...As duas siglas são difíceis de trazer para o português...então deixa assim! 




Esta maquina é capaz de copiar e gravar as impressões cerebrais de qualquer pessoa (o que inclui seu conhecimento e técnicas) e transferi-la para a mente de outro. Que no caso da série é o garoto Joe ( o professor fez experiências no próprio filho adotivo!). Para continuar as analogias com ratos, o "Big Rat" se utiliza de uma pequena gaiola esférica que gira em torno de si, chamada "Rat Trap" (Armadilha de Rato), para transmitir os dados gravados para a mente do agente destinatário...




Como o professor tem um amigo chamado Sam Loover, que por acaso é um agente secreto da WIN, e lhe fez uma demonstração da maquina. O cara não perdeu tempo e contratou os dois, o professor e Joe para a agencia. O que nunca foi dito é se eles pagavam à Joe...




Por que o subtítulo 'agente muito especial'? Porque como já dissemos Joe tinha 9 anos, mas as informações transmitidas para seu cérebro eram de pessoas mais velhas. Além do conhecimento que tinham, também eram transmitidas suas habilidades, como por exemplo: pilotar aviões; dirigir automóveis; atirar em pessoas; artes marciais e outras. Ninguém desconfiava de um guri presente nos locais das missões...

A primeira vista parece bom, certo? O garoto absorve conhecimento de um adulto enquanto ainda é jovem. Mas, sempre tem uma 'pegadinha' na coisa! Para que Joe mantivesse os conhecimentos técnicos necessários a missão, ele tinha de permanecer usando um par de óculos especiais que o mantinha em contato com a maquina o tempo todo (este contato não podia ser rompido). 




Outro detalhe é o '90' do titulo. O primeiro caso designado à Joe tinha o codinome: "Arquivo 90". Tratava-se de tentar conseguir conseguir informações sobre o novo avião russo MIG 242, transferindo para o cérebro de Joe as informações dos pilotos russos. Em outras palavras: para ele roubar o avião!  Dai o codinome do guri passou a ser JOE 90...




Para que vocês possam conhecer um pouco da série, anexamos abaixo alguns episódios. Dois legendados e dois dublados. Divirtam-se! 


Episódio Piloto com dublagem original: 



Episódio piloto legendado (som melhor): 



Episódio 3 - O Mergulho (dublagem clássica): 



Episódio 4 legendado: Sequestrado



Para terminarmos: Mas o que é isso????


"Belezinha"



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 


Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens sobre séries com marionetes: 

Falando em Série: RELEMBRE/CONHEÇA OS SERIADOS COM MARIONETES (1961/1983)






Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.