FALANDO EM SÉRIE | McCloud – O Homem da Lei (McCloud) – 1970

 

No FALANDO EM SÉRIE da vez, vamos a distante década de 1970. Na TV Tupi havia uma faixa de programação intitulada Os Detetives, onde aos sábados eram apresentandas as séries Columbo, Casal McMillan e o seriado da vez: McCloud - O Homem da Lei. Um agente da lei com estilo cowboy agindo em plena Nova York. A série chegou a ser reprisada nas madrugadas da TVS, então pode ser que alguém ainda traga boas lembranças desta interessante série policial. Lembrou? Ficou Curioso? Não perca mais tempo e embarque em mais esta nostalgia. Boa leitura!

SINOPSE: Sam McCloud (Dennis Weaver) é um xerife da cidade de Taos, no Novo México, que é designado temporariamente para um departamento de polícia de Nova Iorque. Seu chefe, Peter B. Clifford (J.D. Cannon), não fica nada feliz de ter o caubói sob seu comando e só lhe dá tarefas sem importância, mas ele acaba constantemente envolvido nos principais e mais polêmicos casos da cidade. McCloud não se entregava aos costumes da cidade grande e enquanto combatia o crime com muita eficiência, continuava com seu chapéu, botas de cowboy e casaco de pele de carneiro e não vacilava na hora de usar seus métodos "caipiras" para prender os bandidos. Assim era comum ouvir McCloud dar voz de prisão aos vilões com aquele seu sotaque caipira ou vê-lo sair a cavalo em plena Nova York, perseguindo carros suspeitos. Em uma Nova Iorque que afundava em criminalidade na década de 70, o excêntrico McCloud era exatamente a nova perspectiva que a polícia precisava.


Título: McCloud
Criação: Herman Miller
Produtores Executivos: Glen A. Larson e Leslie Stevens
Roteiristas: Mel Arrighi e Ronald Austin
Elenco: 
 - Dennis Weaver (1924 - 2006),
 - J.D. Cannon (1922 - 2005), 
 - Diana Muldaur (Temporadas 6 e 7)
Produção: Universal TV.
Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Tupi e TVS.
Transmissão Original: de 16 de setembro de 1970 a 17 de abril de 1977.
Temporadas: 7 (46 episódios e 1 telefilme).

No Brasil, a série estreou em 1972 na TV Tupi, dentro da faixa intitulada: Os Detetives, que como já mencionei era apresentando junto com os seriados: Columbo e Casal McMillan sempre aos sábados. O programa era apresentado às 22h. Ficou na Tupi até meados de 1976, quando já ocupava o horário nobre das segundas-feiras.

Em 1979 chegou à TVS (Hoje SBT), onde recebeu o nome de McCloud – O Homem da Lei. A série era apresentada de madrugada (entre 0h e 1h).


CURIOSIDADES:
  • A série foi diretamente inspirada pelo filme de Don Siegel: Meu Nome é Coogan, de 1968 estrelado por Clint Eastwood. 
  • Herman Miller que foi responsável pela história de "Meu Nome é Coogan" e co-escreveu o roteiro com Dean Riesner e Howard A. Rodman é creditado como o criador de McCloud. 
  • A primeira escolha para o papel de McCloud foi Fess Parker, que recusou. Então a Universal contratou o altamente experiente Dennis Weaver. 
  • O ator Dennis Weaver, que nasceu em 1924, estreou no cinema em 1952, no filme The Raiders. Teve uma participação no clássico A Marca da Maldade (1958), de Orson Welles. Estrelou Encurralado (1971), primeiro filme de Steven Spielberg, e foi o |Chester na série Gunsmoke. Weaver retornou ao papel de McCloud em A Volta do Detetive McCloud (The Return of Sam McCloud – 1989). Nesse filme para TV, o personagem se transformou em senador e levou seu “caipirismo” para Londres, onde foi investigar o assassinato da sobrinha.
  • Por sua atuação no programa, Dennis Weaver recebeu indicações ao Prêmio Emmy em 1974 e 1975.
  • O episódio piloto de McCloud (“Retrato de uma Menina Morta”), foi ao ar em 17 de Fevereiro de 1970 pela NBC americana. Nele, o personagem escolta um prisioneiro do Novo México para Nova York, envolvendo-se em um complicado caso de assassinato.
  • O último episódio de McCloud foi exibido em 17 de Abril de 1977.
  • A NBC exibiu seis episódios da série entre 16 de Setembro e 21 de Outubro de 1970. Na ocasião “McCloud” revezava com as séries “Night Gallery / Galeria do Terror”, “San Francisco International Airport” e “The Psychiatrist”. A partir da temporada seguinte, passou a integrar o time de séries que compunham uma sessão denominada “NBC Mystery Movie”. Dentre as demais séries estavam “McMillan and Wife / Casal McMillan” e “Columbo”.
  • A faixa de programação intitulada: Os Detetives, apresentada pela TV Tupi no Brasil era uma adaptação da versão americana da: "NBC Sunday Mystery Movies".
  • Os episódios tiveram durações variadas ao longo da série. 20 episódios tiveram 120 minutos, 19 episódios tiveram 90 minuots e 6 episódios tiveram 60 minutos. Durante o período em que esteve na TV Tupi os episódios maiores foram exibidos como filmes nas sessões de cinema da emissora.
 

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leia também:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.