Falando em Série: CASEY JONES (1957)
- No Brasil CASEY JONES foi exibido no Rio, pela TV Rio e em São Paulo, pela TV Excelsior. Nessa época os patrocinadores compravam as atrações e negociavam as exibições com as emissoras. E não havia o conceito de "rede". Por isso a TV Record, parceira da TV Rio ficou fora, ou a TV Excelsior Rio não exibiu a série junto com sua "irmã" de São Paulo.
- O patrocínio era o creme dental "Signal" e havia um concurso para distribuir um trenzinho da "Atma" igual o "Cannonball Express".
- Alan Hale Jr. (Casey Jones) era dublado por Araken Saldanha,
- A famosa locomotiva a vapor "Cannonball Express" era a Ten-Wheeler 4-6-0 n° 382, o mais rápido trem da Illinois Central.
- O "Cannonball Express" também fazia o serviço de correio entre Chicago e New Orleans;
- A locomotiva usada nas filmagens de locação era a Sierra No. 3 , que também foi usada em muitos outros programas e filmes de televisão;
- O nome do personagem Wallie Sims é uma mistura do funcionário do Illinois Central Wallace Saunders, que escreveu a versão mais antiga de "The Ballad of Casey Jones", e o verdadeiro foguista de Jones, Simeon "Sim" Webb. Ao contrário de Wallie Sims, Saunders e Webb eram negros.
- O verdadeiro nome de CASEY JONES era John Luther Jones. Um hábil maquinista natural de Cayce, no Estado do Kentucky. Na ferrovia, o nome da terra natal de John Luther Jones foi transmudado para o apelido Casey. Daí, passou a ser conhecido por Casey Jones.
- Conheça agora a verdadeira balada de Casey Jones: Nos idos de 1900, o competente maquinista Casey Jones ficou encarregado da condução do "Cannonball Express" entre Memphis e Canton, Mississipi. Eram 189 milhas, pouco mais de 302 km, de linha cheia de curvas e com algumas rampas pesadas. No dia 30 de abril, Casey e seu foguista Sim Webb, ao saírem de Memphis com sua locomotiva, notaram que estavam com 75 minutos de atraso. Partindo de Memphis 50 minutos depois da meia-noite com 12 vagões, muitos de passageiros. Casey Jones decidiu tirar o atraso e segundo contam, o trem deve ter chegado a 140, ou mesmo 160 km/h. A 382 vaporizava bem e Casey Jones era um exímio maquinista; e seu foguista, Sim Webb, era reconhecido por seu talento em alimentar a máquina de forma eficaz. No entanto, um cargueiro corria à frente do Cannonball Express, e Casey Jones devia ultrapassá-lo em Vaughan, cidadezinha situada uns 20 km antes de Canton. Em Canton, a 382 devia ser substituída. Porém, o trem cargueiro ao entrar no desvio, rompeu a mangueira de ar comprimido em um dos vagões. Este parou na linha principal. A tripulação do cargueiro procurou rapidamente o defeito, pois sem repará-lo, não seria possível retirar o pesado trem da linha principal. Enquanto a tripulação procurava, freneticamente, soltar os freios, de repente ouviu-se a tiragem violenta e ensurdecedora da 382, em plena velocidade! Mesmo com a forte neblina. O farol da 382 esbranquiçou a névoa baixa. A tripulação do cargueiro, vendo a iminente tragédia apressou-se em largar o serviço e procurar abrigo. Casey Jones estava com atraso de apenas 2 minutos! Havia recuperado o tempo perdido. De repente, Casey Jones gritou para o foguista: — Pule, Sim! Caia fora! Casey Jones havia enxergado as luzes traseiras das lanternas sinalizadoras do cargueiro e sabia que o impacto seria inevitável. Afim de amenizar a batida, pôs a 4-6-0 em marcha-à-ré, deu pleno vapor e acionou o areieiro. As rodas motrizes da 382 rodopiaram nos trilhos úmidos da névoa e a inércia fazia o Cannonball Express continuar avançando em alta velocidade. Apitando frenéticamente para alertar a tripulação do cargueiro, Casey Jones atingiu o atingiu em cheio, destruindo completamente a traseira do cargueiro e avançando pelo meio os dois vagões seguintes. A 382 descarrilou, rodopiou e tombou em direção contrária à que vinha. Na cabine, Casey Jones estava morto, com um parafuso atravessado no pescoço e com pesado fardo de feno — carga de um dos vagões — esmagando-lhe parte do corpo. Sim Webb, o foguista que saltara do trem em movimento, machucou-se muito, mas sobreviveu. O estafeta do carro-correio, logo atrás da locomotiva, também se feriu muito com o impacto contra as paredes do carro. Mas só estes dois se feriram e tiveram de ser hospitalizados. Nenhum dos passageiros se feriu gravemente e somente Casey Jones morreu. Pouco tempo depois tornou-se conhecido através de uma balada melódica, de autoria de um ferroviário do depósito de locomotivas: Wallace Saunders. A balada descreve a última viagem de Casey Jones. Uma interessante curiosidade é Sim Webb e Wallace Saunders eram negros e Casey Jones, o branco que morreu mandando seu amigo negro salvar-se. Outro negro homenageou o branco salvador. Logo a balada se tornou muito popular, e muito impactante sobre os sulistas norte-americanos que naquele período ainda amargava o fim da escravidão e de modo geral, esses sulistas eram radicalmente racistas e preconceituosos. A balada era um tapa na face da sociedade da época.
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