Falando em Série: OS PIONEIROS (Little House on the Prairie) 1974
Neste FALANDO EM SÉRIE vamos novamente ao velho oeste americano que inspirou tantas aventuras, sejam em filmes ou séries e que marcaram nossas infâncias e juventudes. O seriado da vez é o dramático, porém divertido, OS PIONEIROS (“Little House On The Prairie”, a tradução literal seria “pequena casa na pradaria”). Cuja trama principal se baseava na vida e nos dramas diários dos pioneiros na colonização americana. Os episódios eram recheados de boas mensagens, lições de moral, honestidade, solidariedade, amor ao próximo e muito mais, detalhes que faziam do programa uma série marcante e agradável. Lembrou? Não conhece? Não perca mais tempo e se aventure em mais esta divertida nostalgia televisiva. Boa Leitura!
SINOPSE: A História se passa no século XIX e é protagonizado pelos Ingalls, uma família pura e unida que vivia numa pequena casa na pradaria, num pequeno povoado chamado Walnut Grove. Charles Phillip Ingalls (Michael Landon) é casado com Caroline Lake Quiner Ingalls (Karen Grassle), com quem teve três filhas: Mary (Melissa Sue Anderson), Laura (Melissa Gilbert) e Carrie (Lindsay e Sidney Greenbush - gêmeas idênticas). Os Ingalls vivem de uma forma simples, são muito humildes, corretos e trabalhadores.
Título Original: Little House On The Prairie
Emissora: NBC americana
Transmissão original: 11 de setembro de 1974 – 21 de março de 1983
Temporadas: 10
Episódios: 183 mais 25 debaixo do novo título Os Pioneiros: Um Novo Começo
Criador: Ed Friendly, a partir dos livros de Laura Ingalls Wilder
Produtor: Michael Landon e Ed Friendly
Narrador: Melissa Gilbert
Elenco
- Karen Grassle
- Melissa Gilbert
- Melissa Sue Anderson
- Richard Bull
- Katherine MacGregor
- Alison Arngrim
- Jonathan Gilbert
- Matthew Laborteaux
Tema de abertura/encerramento: David Rose
- Foi o ator Michael Landon (o Little Joe de BONANZA) quem convenceu a rede NBC a produzir o telefilme: Little House on the Prairie. Sendo este o longa que introduz uma família de pioneiros que vive nas planícies do Kansas no período pós-guerra civil, o telefilme termina com os Ingalls sendo expulsos de sua casa por uma ordem do governo. Logo, devido a boa audiência, a NBC proseguiu com a produção da série que apresentou a família se estabelecendo na pequena cidade de Walnut Grove, em Minnesota.
- Michael Landon é um ator facilmente lembrado pelos fãs de séries. Os papéis que o tornaram mundialmente famoso incluem "Little Joe Cartwright", da série "Bonanza", entre 1959 e 1973, "Charles Ingalls" em "Os Pioneiros", entre 1974 e 1983 e, finalmente, "Jonathan Smith" em "O Homem que veio do Céu", entre 1984 e 1989. O ator faleceu três meses antes de completar os 55 anos de idade, devido a um câncer inoperável no pâncreas.
- Durante o século XIX, aconteceu nos EUA a “marcha para o oeste” que foi basicamente a expansão territorial da nação, logo após a vitória contra a Inglaterra, na guerra pela conquista da independência do país e pelo fim do domínio colonial inglês. Depois da assinatura do Tratado de Paris, em 1783, os ingleses reconheceram a independência de sua ex-colônia e cederam uma grande quantidade de terras a oeste das treze colônias originais. Essas terras ficavam a oeste dos Montes Apalaches e, durante a colonização, haviam sido causa de tensão entre colonos e ingleses. Os colonos queriam ocupá-las, porém as autoridades inglesas não permitiram para evitar hostilidades com as nações indígenas. Com a independência, os americanos iniciaram rapidamente a ocupação dessa região ignorando os antigos receios dos ingleses. Lá, os pioneiros precisaram lidar com a questão indígena, o novo clima, animais perigosos e a falta de amigos e familiares por perto.
- Entre 1982 e 1983 a série original passou a ser chamada de: Os Pioneiros: Um Novo Começo (Little House: A New Beginning).
- A série foi livremente inspirada na autobiografia de Laura Elizabeth Ingalls Wilder. Laura, já com seus 60 anos de idade, foi a autora de uma série de livros infanto-juvenis intitulados "Little House on the Prairie"(Uma Casa Na Pradaria), contando a história de sua família no oeste americano. Entre os anos de 1932 e 1943, foram publicados oito livros, cada um focando um período ou um tema relacionado à vida de sua família e daqueles que ela conheceu. Outros quatro foram publicados após sua morte em 1957, aos 90 anos de idade. Estes últimos tiveram como base cartas escritas por ela, bem como diários e manuscritos.
- Recentemente, veio a público que Laura originalmente teria escrito suas memórias com o título de "Pioneer Girl" (Garota pioneira), o livro teria sido oferecido a diversas editoras na década de 1930, mas nenhuma delas se interessou em publicar a obra. Então, com a ajuda de sua filha, a também escritora: Rose Wilder Lane, Laura teria revisto sua autobiografia, adaptando-a então para o público infanto-juvenil. Trazendo uma versão romantizada e idealizada da vida no final do Século XIX, somente assim ela conseguiu que sua obra fosse publicada. Somente, há poucos anos a obra original que mostra sem artifícios a aventura dos colonos foi publicada.
- O contínuo sucesso da série com as reprises gerou uma versão musical para o teatro, na qual Melissa Gilbert (Laura Ingalls na versão original) interpretou a mãe Caroline.
- Desde o ano 2020, uma versão cinematográfica está sendo desenvolvida pela Sony, com roteiro de Abi Morgan (The Hour) e David Gordon Green(Eastbound & Down).
- Em 2005, a série teve um remake de pouco sucesso produzido pela Anonymous Content em parceria com a Paramount Television Studios.para rede de TV ABC.
Talvez se interesse por estas outras postagens:
- Falando em Série: RELEMBRE/CONHEÇA OS SERIADOS COM MARIONETES (1961/1983)
- Memória Western: DESMISTIFICANDO O VELHO OESTE
- Falando em Série: E AS NOIVAS CHEGARAM (Here comes the brides) 1968
Nenhum comentário