Animação em Foco: BOM-BOM & MAU-MAU (Roland and Rattfink) – 1968

 


Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos lembrar de um desenho animado, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises (concorrente da Hanna Barbera) que trazia como premissa o famoso dito popular: "O bem sempre vence no final". Pois é, estamos falando do clássico Bom-Bom e Mau-Mau, que conta a história de Bom-Bom, um rapaz bondoso, gentil e educado, sempre vestido de branco e de Mau-Mau, invejoso, vestido de preto e armando confusão para Bom-Bom. No final Mau-Mau sempre se dava mal. Lembrou? Não conhece? Não perca mais tempo e se aventure em mais essa nostalgia. Boa Leitura!


TÍTULO: BOM-BOM & MAU-MAU 
Tpitulo Original: Roland and Rattfink
Transmissão Original: 18 de dezembro de 1968 a 4 de agosto de 1971.
Episódios: 17
Estúdio: DePatie Freleng Enterprise
Emissora: NBC.
Distribuição: United Artists
Direção: Hawley Pratt, Gerry Chiniquy, Art Davis
Produção: David H. DePatie e Friz Freleng
Animação: Don Williams, Manny Perez, Art Leonardi, Warren Batchelder, Ed DeMattia
Roteirista: John W. Dunn
Emissora no Brasil: TV Tupi (anos 70) e TVS/SBT (anos 80).


Lista de episódios (em inglês):
  1. Hawks And Doves
  2. Hurts And Flowers
  3. Flying Feet
  4. The Deadwood Thunderball
  5. Sweet And Sourdough
  6. A Pair Of Sneakers
  7. Say Cheese, Please
  8. A Taste Of Money
  9. The Foul Kin
  10. Bridgework
  11. Robin Goodhood
  12. War And Pieces
  13. Gem Dandy
  14. Trick Or Retreat
  15. The Great Continental Overland Cross-Country Race
  16. A Fink In The Rink
  17. Cattle Battle

Bom-Bom & Mau-Mau foi um divertido desenho animado que primava pelo bom humor e que tinha o necessário para atrair a atenção da criançada. Desde o ritmo muito ágil, das histórias engraçadas e claro, ótimos personagens. Um a personificação de tudo que é bom e correto, o outro, a expressão de tudo que não presta. 

A animação mostrava com muito bom humor a rivalidade eterna entre o loirinho, educado, romântico e bondoso: Bom-Bom (Roland) e o esguio, traiçoeiro, feioso e dono de um ridículo bigodinho fino: Mau-Mau (Rattfik). No desenho nunca deram um motivo inicial para o conflito, apenas dando a entender que Mau Mau tinha inveja do outro o motivando sempre a tentar sabotar ou destruir o rival.

As diferenças entre ambos ajudavam as crianças a assimilar comportamentos positivos. Cada episódio sempre trazia Bom-Bom quieto em seu canto, enquanto Mau-Mau incomodado arquitetava maneiras de transformar o bem estar do mocinho numa confusão, tudo pelo prazer de vê-lo mal. Então entrava em cena a boa conduta do herói que tentava resolver suas brigas de maneira educada, apelando para a moral e os bons costumes, mas no final não tinha jeito a solução era sair pro sopapo. Os planos do vilão acabavam sempre tendo o alvo contrário, pois quem se dava mal-mal era o Mau-Mau. 

CURIOSIDADES:

  • Os episódios tinham duração média de sete (7) minutos;
  • Na Dublagem original (EUA) ambos os personagens eram dublados por: Lennie Weinrib
  • Dubladores Brasileiros: Bom-Bom = Carlos Marques, Mau-Mau = Pádua Moreira, Narrador = Marcio Seixas;
  • O estúdio DePatie-Freleng Enterprises, além de ter criado Bom-Bom & Mau-Mau, também criou: A Pantera Cor-de-Rosa, Super 6, Super Presidente, Meu amigo, o tubarão, A Formiga e o Tamanduá, Toro e Pancho, A Cobrinha Azul, Xerife Hoot Kloot, O Poderoso Cachorrão, O Garça e a Libélula, De volta ao Planeta dos Macacos, Missão Quase Impossível, Os Caretas, Os Cometas, O Sombra, Grump: o feiticeiro trapalhão, Mulher-Aranha e O Inspetor.
  • Quando foi exibido no Brasil na década de 1980 pela Tvs e Sbt, Bom-Bom & Mau-Mau dividiam a grade de programação com: A Cobrinha Azul, Toro e Pancho, Poderoso Cachorrão e Meu Amigo Tubarão. 
  • Bom-Bom & Mau-Mau também fizeram várias participações especiais no desenho animado da Pantera Cor de Rosa;
  • A comédia de Western CACTUS JACK, O VILÃO (1979), estrelada por Kirk Douglas e Arnold Schwarzenegger é uma espécie de versão (não-oficial) live-action da animação;

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.