Animação em Foco: BOM-BOM & MAU-MAU (Roland and Rattfink) – 1968
Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos lembrar de um desenho animado, criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises (concorrente da Hanna Barbera) que trazia como premissa o famoso dito popular: "O bem sempre vence no final". Pois é, estamos falando do clássico Bom-Bom e Mau-Mau, que conta a história de Bom-Bom, um rapaz bondoso, gentil e educado, sempre vestido de branco e de Mau-Mau, invejoso, vestido de preto e armando confusão para Bom-Bom. No final Mau-Mau sempre se dava mal. Lembrou? Não conhece? Não perca mais tempo e se aventure em mais essa nostalgia. Boa Leitura!
Produção: David H. DePatie e Friz Freleng
Animação: Don Williams, Manny Perez, Art Leonardi, Warren Batchelder, Ed DeMattia
Roteirista: John W. Dunn
- Hawks And Doves
- Hurts And Flowers
- Flying Feet
- The Deadwood Thunderball
- Sweet And Sourdough
- A Pair Of Sneakers
- Say Cheese, Please
- A Taste Of Money
- The Foul Kin
- Bridgework
- Robin Goodhood
- War And Pieces
- Gem Dandy
- Trick Or Retreat
- The Great Continental Overland Cross-Country Race
- A Fink In The Rink
- Cattle Battle
Bom-Bom & Mau-Mau foi um divertido desenho animado que primava pelo bom humor e que tinha o necessário para atrair a atenção da criançada. Desde o ritmo muito ágil, das histórias engraçadas e claro, ótimos personagens. Um a personificação de tudo que é bom e correto, o outro, a expressão de tudo que não presta.
A animação mostrava com muito bom humor a rivalidade eterna entre o loirinho, educado, romântico e bondoso: Bom-Bom (Roland) e o esguio, traiçoeiro, feioso e dono de um ridículo bigodinho fino: Mau-Mau (Rattfik). No desenho nunca deram um motivo inicial para o conflito, apenas dando a entender que Mau Mau tinha inveja do outro o motivando sempre a tentar sabotar ou destruir o rival.
As diferenças entre ambos ajudavam as crianças a assimilar comportamentos positivos. Cada episódio sempre trazia Bom-Bom quieto em seu canto, enquanto Mau-Mau incomodado arquitetava maneiras de transformar o bem estar do mocinho numa confusão, tudo pelo prazer de vê-lo mal. Então entrava em cena a boa conduta do herói que tentava resolver suas brigas de maneira educada, apelando para a moral e os bons costumes, mas no final não tinha jeito a solução era sair pro sopapo. Os planos do vilão acabavam sempre tendo o alvo contrário, pois quem se dava mal-mal era o Mau-Mau.
CURIOSIDADES:
- Os episódios tinham duração média de sete (7) minutos;
- Na Dublagem original (EUA) ambos os personagens eram dublados por: Lennie Weinrib
- Dubladores Brasileiros: Bom-Bom = Carlos Marques, Mau-Mau = Pádua Moreira, Narrador = Marcio Seixas;
- O estúdio DePatie-Freleng Enterprises, além de ter criado Bom-Bom & Mau-Mau, também criou: A Pantera Cor-de-Rosa, Super 6, Super Presidente, Meu amigo, o tubarão, A Formiga e o Tamanduá, Toro e Pancho, A Cobrinha Azul, Xerife Hoot Kloot, O Poderoso Cachorrão, O Garça e a Libélula, De volta ao Planeta dos Macacos, Missão Quase Impossível, Os Caretas, Os Cometas, O Sombra, Grump: o feiticeiro trapalhão, Mulher-Aranha e O Inspetor.
- Quando foi exibido no Brasil na década de 1980 pela Tvs e Sbt, Bom-Bom & Mau-Mau dividiam a grade de programação com: A Cobrinha Azul, Toro e Pancho, Poderoso Cachorrão e Meu Amigo Tubarão.
- Bom-Bom & Mau-Mau também fizeram várias participações especiais no desenho animado da Pantera Cor de Rosa;
- A comédia de Western CACTUS JACK, O VILÃO (1979), estrelada por Kirk Douglas e Arnold Schwarzenegger é uma espécie de versão (não-oficial) live-action da animação;
Nenhum comentário