Falando em Série: O HOMEM QUE VEIO DO CÉU (Highway to Heaven) 1984

 


Como de costume, na coluna FALANDO EM SÉRIE é onde trazemos a MEMÓRIA aquele seriado de TV já quase esquecido ou desconhecido de muita gente. Então, neste post vamos lembrar do HOMEM QUE VEIO DO CÉU e também conhecer algumas curiosidades das emocionantes aventuras de Jonathan Smith, um anjo enviado pelo Senhor para ajudar aos necessitados e aflitos, enquanto vaga pelas estradas como um misterioso andarilho. No Brasil a série foi exibida em meados dos anos 80 pelo SBT e no ano de 1991 parte da primeira temporada chegou a ser reprisada pela Bandeirantes. 


SINOPSE: Jonathan Smith (Michael Landon) é um anjo enviado para Terra com o objetivo de ajudar as pessoas. Em uma de suas primeiras missões, ele conhece o ex-policial Mark Gordon (Victor French), que decide ser seu fiel ajudante. A dupla viaja pelas estradas norte-americanas, fingindo serem trabalhadores itinerantes, para oferecer amor, compreensão e humildade para aqueles que surgem em seu caminho.

TÍTULO ORIGINAL: Highway to Heaven 
NACIONALIDADE: EUA
EMISSORA DE TV: National Broadcasting Company (NBC)
GÊNERO: Aventura, drama, fantasia. 
CRIADOR/ROTEIRISTA: Kevin Inch
DIREÇÃO: Michael Landon
PRODUÇÃO: Michael Landon Productions.
TRILHA: David Rose
TRANSMISSÃO ORIGINAL: De 19 de setembro de 1984 a 4 de agosto de 1989.
TEMPORADAS: 5 (111 Episódios)

O Homem que veio do Céu foi um grande sucesso de crítica e de público nos anos 80 e serviu para tirar a NBC do "buraco" na época. Com uma temática espiritual e histórias emocionantes contadas em episódios com 45 minutos (em média) de duração. A série conseguiu permanecer no gosto da audiência ao longo de 5 temporadas. Seu sucesso foi tamanho que repercutiu também ao redor do mundo. O Homem que veio do Céu arrematou milhares de fãs com a jornada de dois companheiros percorrendo as estradas americanas e ajudando o próximo. Devido a greve dos roteiristas de 1988 e a natural queda de audiência, a NBC decidiu por cancelar a série que ficou sem uma conclusão para a jornada do anjo Jonathan e seu amigo Mark com o último episódio com tema natalino sendo exibido em agosto de 1989.


CURIOSIDADES:

  • O Anjo Jonathan Smith (Michael Landon), ao longo da série demonstra inúmeros poderes entre os quais: capacidade de voo, teletransporte, superforça e controle sobre os elementos do clima.
  • Durante a série é revelado que Jonathan já foi um humano chamado Arthur Gordon, um advogado que faleceu em 1948 e que foi escolhido por Deus para ser um anjo, mas para isso deve evoluir seu espírito ao ajudar pessoas para poder enfim receber suas asas. 
  • Em um episódio emocionante, Jonathan reencontra a esposa, Jane e descobre que ela esta com câncer terminal. Jonathan durante uma crise de fé se revolta contra Deus por deixá-lo reencontrar a esposa apenas para vê-la morrer de forma tão dolorosa. Somente com a ajuda de seu amigo Mark, Jonathan entende os planos de Deus, agradece pela chance de se despedir de sua esposa passando seus últimos momentos ao seu lado e recupera sua fé, dando continuidade à sua missão. 
  • Em outro episódio, para salvar a vida de uma menina que atropelou por acidente, Mark em seu desespero vende a alma para o diabo, e somente com a ajuda de Jonathan que usa de sua esperteza dos tempos em que era advogado e consegue livrar Mark desse destino. 

  • Michael Landon (1936-1991), além de ser o astro de O Homem que Veio do Céu, também é lembrado por seus personagens em Bonanza (Joseph Cartwright, o Little Joe) e nos Pioneiros (Charles Ingalls).
  • Michael Landon e Victor French (Mark Gordon), seu colega de elenco em O Homem Que Veio do Céu, já haviam trabalhado juntos em Bonanza e Os Pioneiros.
  • Victor French faleceu vítima de câncer de pulmão, em 15 de junho de 1989, aos 54 anos de idade.
  • Michael Landon faleceu, em 01 de julho de 1991, aos 54 anos de idade, vítima de câncer de pâncreas.
  • Michael Landon era o nome artístico de Eugene Maurice Orowitz.
  • Vários atores, alguns consagrados hoje tiveram pequenas participações no seriado como: Helen Hunt, Paul Walker, Anthony Zerbe e Dick Van Dyke.
  • Michael Landon tentou convencer a NBC a filmar mais alguns episódios para dar ao menos um final satisfatório para série, mas a morte deVictor French desmotivou a emissora.
  • No Brasil o sucesso foi tanto que a série concorreu ao troféu imprensa duas vezes, uma em 1986 e outra em 1987 na categoria melhor série.

Agradecimentos ao amigo: Cassius M G Silva 


BÔNUS:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.