Animação em Foco: A FESTA DO MONSTRO MALUCO (Mad Monster Party) 1967

 

Neste "Animação em Foco" vamos falar sobre um clássico longa metragem produzido em "Stop Motion"(tradicional animação Quadro a Quadro) produzido para o Halloween de 1967. A Festa do Monstro Maluco (Mad Monster Party) é, basicamente, uma grande homenagem aos filmes (e atores) dos clássicos do terror. Pois bem, te convido a ficar conosco e conhecer um pouco sobre as origens e curiosidades desta inusitada e divertida produção do passado. Boa Leitura!


SINOPSE: O Doutor Frankenstein decide se aposentar, mas antes precisa escolher um sucessor de confiança para revelar a ele seus segredos mais obscuros. Sendo assim, Frankenstein convoca uma reunião de monstros para decidir o escolhido. Contando com a presença do Conde Drácula, Corcunda de Notre Dame, Doutor Jekyll e Mr. Hyde, o Lobisomem e muitos outros monstros clássicos. Além de seu atrapalhado sobrinho nerd Felix Flankin e da femme fatale Francesca, a reunião dos monstros revela ser muito mais do que a aposentadoria de um cientista louco.

Título no Brasil: A Festa do Monstro Maluco
Título Original: Mad Monster Party?
Ano:1967
País: EUA
Duração: 97 minutos
Direção: Jules Bass
Roteiro: Harvey Kurtzman, Len Korobkin, baseado no argumento de Arthur Rankin Jr.
Produção: Joseph E. Levine, Arthur Rankin Jr., Larry Roemer / Embassy
Fotografia e Animação: Tad Mochinaga
Música: Maury Laws, Jules Bass
Coreógrafo: "Killer Joe" Piro
Desenho dos personagens: Jack Davis
Elenco: Boris Karloff (Barão Boris von Frankenstein), Gale Garnett (Francesca), Phyllis Diller (noiva da criatura de Frankenstein), Allen Swift (Felix Flankin/ Yetch/ Drácula/ Homem Invisível/ Dr. Jekyll/ Mr. Hyde/ vozes adicionais), Ethel Ennis (vocal da canção de abertura).

TRILHA SONORA:
  • “Mad Monster Party” - Música e Letra de Maury Laws e Jules Bass Interpretada por Ethel Ennis
  • “You're Different” - Música e Letra de Maury Laws e Jules Bass Interpretada por The Monster's Mate (Phyllis Diller)
  • “One Step Ahead” - Música e Letra de Maury Laws e Jules Bass Interpretada por Chorus with Baron Von Frankenstein (Boris Karloff)
  • “Our Time to Shine” - Música e Letra de Maury Laws e Jules Bass Interpretada por Francesca (Gale Garnett)
  • “Never Was A Love Like Ours” - Música e Letra de Maury Laws e Jules Bass Interpretada por Francesca (Gale Garnett)
  • “Do the Mummy” - Música e Letra de Maury Laws e Jules Bass Interpretada por Little Tibia e the Fibias

CURIOSIDADES:
  • O nome original do filme é "MAD Monster Party"que deveria ser traduzido como “A Festa dos Monstros da MAD”. O motivo dessa afirmação é que o roteiro foi escrito pelo criador da MAD, Harvey Kurtzman, e muitos dos personagens foram desenhados pelo artista Jack Davis, que também era da revista, além de ter desenhado boa parte das estórias de terror nos anos 50 para a revista EC Comics. 
  • Nesta produção, a técnica de Stop Motion utilizada recebeu o nome de “Animagic”, que é um stop motion de um único quadro. Uma técnica de animação em stop-motion desenvolvida pela Rankin / Bass Productions. 
  • Boris Karloff, um ícone dos filmes clássicos de terror, fez a voz do Doutor Frankenstein, e cujo personagem é a caricatura perfeita do ator. Já muito doente (morreu menos de dois anos depois), gravou todas as suas “falas” em sua casa em Londres, inclusive para a canção One Step Ahead, que consiste em frases declamadas e depois colocadas, em estúdio, no tempo certo para que parecessem cantadas.
  • A caracterização do Conde Drácula é praticamente uma cópia da versão interpretada por Bela Lugosi, assim como o monstro de Frankenstein tem o visual consagrado por Boris Karloff. 
  • A fantasia de cigano usada pelo Lobisomem é uma referência ao lobisomem cigano, interpretado por Bela Lugosi, que mordeu Larry Talbot (Lon Chaney Jr.), em The Wolf Man.
  • O tema de abertura é uma referência aos temas de 007- James Bond
  • O diálogo final do filme entre a femme fatale Francesca e o sobrinho nerd de Frankenstein é uma paródia da última cena do filme estrelado por Marilyn Monroe: Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot) de 1959.
  • Em 1972 foi produzida uma outra animação, na verdade uma prequel, que conta a história da criação da noiva do monstro de Frankenstein, porém a obra foi um fracasso de crítica e público e acabou sendo desconsiderada dentro da mitologia criada. 
  • 1967, o ano em que foi produzido Mad Monster Party, também surgiu um outro clássico do terror cômico: A Dança dos Vampiros.
  • O veterano dublador Allen Swift foi o responsável pelos grunhidos dos monstros, além de fazer a voz de grande parte dos personagens masculinos, entre eles o frágil Felix Flankin (para o qual Swift criou uma voz no estilo James Stewart) e o mordomo Yetch (com voz e traços obviamente inspirados em Peter Lorre). 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.