PAPO DE CINEMA | O PRIMEIRO ASSALTO DE TREM (The First Great Train Robbery) - 1979

 

Neste PAPO DE CINEMA vamos revisitar um dos muitos sucessos do saudoso SEAN CONNERY, co-estrelado pelo competente DONALD SUTHERLAND, o filme: O PRIMEIRO ASSALTO DE TREM (The Great Train Robbery), uma leve e divertida aventura baseada no best-seller de Michael Crichton ( e dirigida pelo próprio!). Um raro trabalho cômico de Connery. Revi estes dias e não resisti ao impulso de compartilhar com vocês mais esta relíquia do cinema. 

A história se passa em 1885 e nos leva a acompanharmos o desenrolar do ousado plano de Edward Pierce (Sean Connery), ao lado de Agar (Donald Sutherland) e da bela Miriam (Lesley-Anne Down), para assaltarem um carregamento de ouro de um trem em movimento. Sendo algo até então inédito e impensável. Porém,o plano minuciosamente elaborado se mostra eficaz em superar os mais loucos e variados desafios que surgem. E seja por mérito do roteiro, da competente direção e atuação de seus astros, a verdade é que desde as primeiras cenas já nos vemos torcendo por charmoso trio de ladrões. 

SINOPSE: Na Inglaterra, no século XIX, três homens, planejam roubar um trem, carregado de ouro. Eles são os primeiros a pensar, nesse tipo de roubo e o plano que fazem, é muito bem pensado, com muita ação e aventura. Sean Connery, como Edward Pierce e Donald Sutherland, como Agar, são os mandantes deste assalto.

Título no Brasil O Primeiro Assalto de Trem
Título Original The First Great Train Robbery
Ano Lançamento 1979
Nacionalidade: Reino Unido
Studio: United Artists
Gênero Aventura / Policial / Drama / Suspense
País de Origem Reino Unido
Duração 1 hr. 50 min.
Direção Michael Crichton
Elenco: 
 - Donald Sutherland, 
 - Sean Connery, 
 - Lesley-Anne Down
Estúdio/Distrib. New-Line
Dublagem
ESTÚDIO: Herbert Richers
ELENCO:
 - Sean Connery (Edward Pierce): Márcio Seixas
 - Donald Sutherland (Agar): Darcy Pedrosa
 - Lesley-Anne Down (Miriam): Nádia Carvalho

OPINIÃO: Sim, é um filme altamente recomendável. Porém, é inegável que há um detalhe negativo que talvez desanime alguns. O ritmo da trama é um pouco datado, ou seja é um tipo de narrativa um pouco mais lento, se comparado as produções mais recentes. Não bastasse isso, os primeiros minutos são desnecessariamente morosos. Contudo, o conjunto da obra supera facilmente estes pequenos detalhes. Desde as atuações à direção, o que vemos é um festival de competências imperdível. Vale ressaltar que apesar de ser uma trama leve e bem humorada, acho exagero caracterizar o longa como comédia. Haja vista que há uma morte violenta de um determinado personagem. e também há algumas cenas de suspense com boas doses de tensão. Dito isso, recomendo como obra de entretenimento da melhor qualidade. Nota: 8


CURIOSIDADES

  • Michael Crichton, ou John Michael Crichton (Chicago, EUA - 1942 2008) foi um médico que alcançou fama como autor, roteirista, diretor e produtor de cinema, mais conhecido por seu trabalho nos gêneros de ficção científica, ficção médica e thriller. Seus livros já venderam mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo e muitos foram adaptados em filmes.
  • Em 1979, ano em que realizou O Primeiro Assalto de Trem, Michael Crichton já havia feito outros três filmes, entre os quais Westworld (1973) e Coma (1978), ambos de grande impacto. 
  • Michael Crichton, é o autor do mega sucesso de Steven Spilberg: Jurassic Park.
  • A atriz Lesley-Anne Down foi casada com o diretor do cinema, William Friedkin, por 3 anos, com quem tem seu único filho.
  • Ela foi votada com a Mais bela adolescente, na Inglaterra, em 1970 aos 16 anos.

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.