Falando em Série: MANIMAL (1983)


Neste "Falando em Série" vamos trazer a memória uma série de curtíssima duração (apenas oito episódios foram produzidos) e que ainda assim passou a ser cultuada por fãs e se tornou um inesquecível clássico da TV dos anos 80. Pois é, hoje estamos falando de MANIMAL um curioso seriado lembrado principalmente por seus incríveis efeitos efeitos especiais de transformação. 

A Série conquistou seu lugar de destaque entre as famosas séries dos anos 1980, ao contar a história do especialista em vida selvagem, o professor Jonathan Chase, um britânico culto e "boa pinta” que lecionava "ciências do comportamento animal" na Universidade de Nova York e também trabalhava para a polícia como um consultor do uso de animais em criminalística. Chase aprendeu com seu pai as técnicas para se transformar em qualquer tipo de animal.  Utilizando seu dom para ajudar a polícia de Nova York, Chase conta com a ajuda da bela detetive Brooke McKenzie e de seu amigo Tyrone C. Earl, com quem serviu no Vietnã. Os dois era eram as únicas pessoas que conheciam o segredo de transformação de Jonathan Chase, sendo que Brooke o descobriu por acidente.

No elenco Simon MacCorkindale (Jonathan Chase), Melody Anderson (Brooke Mackenzie), Michael D. Roberts (Tyrone “Ty” C. Earl), Reni Santoni (Ten. Nick Rivera) e William Conrad como o narrador.

Manimal foi, como já mencionei uma série de curta duração, e as aventuras misturavam ficção e ação. O seriado foi criado por Glen A. Larson e Donald R. Boyle, produzido pela Hanna-Barbera Studios e apresentado originalmente pela rede NBC, entre 30 de setembro de 1983 a 17 de dezembro de 1983, com duração de 90 minutos o episódio piloto e o restante dos episódios com 60 minutos de duração aproximadamente.

No Brasil a série foi exibida pela Rede Globo na década de 80 e depois reprisada pela extinta Rede Manchete nos anos 90. 


Curiosidades:

  • Para o papel do professor protagonista os produtores queriam, a princípio, um homem com uma aparência animalesca, mas após mudarem de idéia contrataram um personagem com traços mais refinados, para enfatizar a idéia da transformação do "belo para fera". A classe do ator inglês Simon MacCorkindale, que já havia feito alguns trabalho nos Estados Unidos, mostrou-se perfeita para a proposta adotada.
  • O ator Glynn Turman participa apenas do episódio piloto, interpretando o amigo Tyrone Earl, sendo substituído por Michael D. Roberts nos demais episódios da série. Apesar da mudança de ator, o personagem não ficou prejudicado.
  • No episódio sete, “O Sopro do dragão”, Walter Nebicher da série de TV Automan pode ser visto caminhando do lado de fora do restaurante Chinês. Ambos Manimal e Automan foram filmados ao mesmo tempo na mesma cena (em um ângulo diferente) aparecendo no episódio de Automan.
  • A série tem uma referência na música "Wind Up" da banda Foo Fighters no seu álbum de 1997 The Colour and the Shape. 
  • A banda de Heavy Metal W.A.S.P. gravou em 1987 o tema Manimal adotando assim o nome da série ao conceito da música. 
  • Os marcantes efeitos especiais de transformação da série estavam em "moda" depois do sucesso do videoclip Thriller de Michael Jackson. 

BÔNUS:

Capitulo 1: http://ok.ru/video/813472090811

Capitulo 2: http://ok.ru/video/813472484027

Capitulo 3: http://ok.ru/video/813472615099

Capitulo 4: http://ok.ru/video/813472549563

Capitulo 5: http://ok.ru/video/813472156347

Capitulo 6: http://ok.ru/video/813472221883

Capitulo 7: http://ok.ru/video/813472418491

Capitulo 8: http://ok.ru/video/813472287419


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.