Falando em Série: AUTOMAN (1983)
Desta vez no "Falando em Série" vamos trazer ao MEMÓRIA uma daquelas séries que se tornaram verdadeiros clássicos da TV dos anos 80. Hoje vamos relembrar as divertidas aventuras do AUTOMAN. O "Homem Automático", uma espécie de “holograma sólido” criado por computador que podia materializar-se no mundo físico. Uma série bastante inovadora, que pegou emprestado um conceito que fez muito sucesso na época, com o filme Tron, e adaptou numa série de aventura bem divertida e com efeitos especiais que enchiam os olhos da turma dos anos 80.
AUTOMAN conquistou seu lugar de destaque entre as famosas séries transmitidas pela Rede Globo nas tardes de domingo. Na série o personagem Walter Nebicher (Dasi Arnaz Jr.) era um oficial de polícia, gênio da computação, que havia criado um programa de computador que materializa um holograma no mundo físico na forma do ser conhecido como Automan (Chuck Wagner), a fim de auxilia-lo no combate ao crime. Automan possuía um traje feito de circuitos reluzentes que cobria praticamente todo o corpo, e mantinha uma cabeça humana normal. E como bom "super herói", Automan também tinha o seu parceiro: Cursor, uma bola de luz flutuante capaz de criar os objetos que precisassem para entrar em ação, coisas como: carro, moto, helicóptero, lancha e etc através desenhos no ar com feixes de luz. Os objetos que eram desenhados por estas linhas de luz se tornavam materiais e funcionavam normalmente. O Automan também conseguia se comunicar com qualquer computador e equipamentos eletrônicos. O herói holograma geralmente só se materializam a noite, dada a tremenda quantidade de energia para o manter operacional. Algo que não chegava a ser um problema, pois é exatamente o horário em que a criminalidade aumenta. Ele era invulnerável a balas e explosões, além de poder disparar relâmpagos pelas mãos.
“Esta é a história de Walter Nebicher, fazendo o que ele sabe fazer, enfrentar o crime nas ruas. É que Walter é policial. Infelizmente o chefe não quer Walter nas ruas. Assim, Walter tem de enfrentar o crime a seu próprio modo, numa sala de computadores, onde ele é perito. Felizmente para mim, o avançado conhecimento de eletrônica o levou a fazer experiências com o que se instituiu chamar de holograma, uma palavra muito sofisticada para definir uma imagem tridimensional que, quando aperfeiçoada pode chegar a parecer real. Eu sou real. Aliás, na verdade, com suficiente carga de força posso chegar a ser real. Foi o que praticamente me trouxe a este mundo. Meu nome é Automan”.
- O "uniforme" de Automan foi inspirado no filme: "TRON:Uma Odisséia Eletrônica".
- A série só teve uma (1) temporada devido aos elevados custos de produção. Um milhão de dólares por episódio.
- Os efeitos especiais foram a sensação, porém nenhuma animação por computador foi usada.
- Para todos os personagens regulares na série (exceto Roxanne), a identidade de Automan é “Otto J. Mann”
- No 9º episódio "Murder MTV" a participação da cantora e atriz Laura Branigan.
- O carro do herói era um Lamborghini Countach LP400 modificado.
- No 7º episódio de MANIMAL (“O Sopro do dragão”), Walter Nebicher pode ser visto caminhando do lado de fora do restaurante Chinês. Ambos Manimal e Automan foram filmados ao mesmo tempo na mesma cena (em um ângulo diferente).
- Desi Arnaz Jr.(Walter Nebicher), na vida real é o filho da comediante Lucille Ball (de I Love Lucy).
- Entre os seus poderes, Automan também tinha a habilidade de mudar sua densidade corpórea e atravessar paredes. Além disso, ele conseguia se fundir a outras pessoas, dando-lhes as suas mesmas capacidades.
- Automan foi dublado por Garcia Jr, o mesmo que fez a voz do He-Man e do MacGyver.
Nenhum comentário