FALANDO EM SÉRIE: I LOVE LUCY (1951)
Neste Falando em Série vamos esmiuçar um pouco uma das mais marcantes sitcoms da TV, estrelada por Lucille Ball, o seriado I LOVE LUCY foi o primeiro "show de TV" a explorar com muito humor e irreverência o cotidiano das famílias da classe média americana em temas comuns hoje em dia, tais como: companheirismo, machismo, feminismo e situações malucas que acabavam dando errado. A série foi ao ar de 15 de outubro de 1951 a 6 de maio de 1957 na CBS. Foram produzidos um total de 181 episódios, distribuídos em 6 temporadas.
I Love Lucy é reconhecido como um dos programas mais bem sucedidos da história. E apesar dos altos índices de audiência, o seriado original foi encerrado em 1957. Porém o programa continuou no ar por mais três temporadas no formato de especiais de uma hora, exibidos de 1957 a 1960.
SINOPSE: Ricky Ricardo (Desi Arnaz) é um cubano, líder de uma banda no Clube Tropicana. Ele é casado com Lucy (Lucille Ball) que, ao contrário do que se espera, não é uma esposa comum que apenas cuida da casa. Lucy está o tempo todo tentando entrar no mercado do show business no Tropicana, onde o marido trabalha. Ao mesmo tempo, ela torna a vida mais divertida no prédio onde mora, com os vizinhos e senhorios Fred (William Frawley) e Ethel Mertz (Vivian Vance).
A sitcom foi baseada em um programa de rádio, estrelado pela própria Lucille Ball ao lado de Richard Dennig chamado: "My Favorite Husband." O ator Richard Denning queria interpretar o papel do marido na televisão, mas Lucy Ball queria que seu marido de verdade, o cubano Desi Arnaz, interpretasse o papel de seu esposo na televisão. A idéia não agradou os executivos que ficaram preocupados com o fato de que a audiência norte-americana poderia condenar o "casal interracial", além do forte sotaque de Arnaz. Para estimular à decisão dos executivos de fazer ou não o programa, Ball e Arnaz fizeram uma peça de vaudeville com músicas de Arnaz e o humor de Lucy, com a recepção positiva em várias cidades, a CBS concordou em fazer o programa, mas ainda assim recusou em ter o nome de Arnaz no título do programa (o título original seria: Lucy & Ricky). Depois de muitas negociações, Arnaz concordou com título: I Love Lucy.
ELENCO:
- Lucille Ball - Lucille 'Lucy' Esmeralda MacGillicuddy Ricardo
- Desi Arnaz - Enrique 'Ricky' Alberto Ricardo y de Acha III
- Vivian Vance - Ethel Mae Roberta Louise Potter Mertz
- William Frawley - Frederick 'Fred' Hobart Edie Mertz I
- Kathryn Card - Sra. MacGillicuddy (1955-1956)
- Mary Jane Croft - Betty Ramsey (1957)
- Jerry Hausner - Jerry, o agente de Ricky (1951-1954)
- Bob Jellison - Bobby, o porteiro do Hollywood (1954-1955)
- Keith Thibodeaux - Ricky Ricardo, Jr. (1956-1957)
- Joseph A. & Michael Mayer - Ricky Ricardo, Jr. (bebê) (1953-1954)
- Frank Nelson - Ralph Ramsey (1957)
- Elizabeth Patterson - Sra. Mathilda Trumbull (1953-1956)
- Richard & Ronald Lee Simmons - Ricky Ricardo, Jr. (bebê) (1954-1955)
- Doris Singleton - Caroline Appleby (1953-1957)
No Brasil, a série foi apresentada pela Rede Tupi entre 1958 e 1979. Mais tarde, na TV Gazeta, durante a década de 1980. Depois foi reexibida pela Rede Bandeirantes.
Na década de 1990, a companhia aérea Varig exibia o seriado para seus passageiros em suas rotas nacionais. Em 1993, a TV Cultura comprou os episódios com as dublagens originais da primeira versão nacional, ficando no ar até o ano 2000.
O canal da Globosat, Multishow também exibiu no período da manhã a série a partir de 1997, com som original e legendas.
Também foi exibida pelo canal por assinatura TCM entre 2005 e 2006, e também pela Rede 21.
Em 2011, a Paramount lançou no Brasil o DVD com a terceira temporada do seriado.
A sitcom também foi exibida pelo SBT entre 15 de junho e 11 de julho de 2015, inicialmente às 13h30, mas devido à baixa audiência passou a ser exibida às 14h15 e foi absurdamente encurtada de 1 hora para apenas 15 minutos de duração. Em 11 de julho, a série foi exibida pela última vez na faixa da tarde, sendo transferida para as madrugadas do SBT. Por um tempo, a série passou a ser exibida na madrugada, mas acabou saindo da programação.
- I Love Lucy foi o programa mais assistido da televisão americana em quatro de suas seis temporadas, sendo o primeiro a liderar a audiência no seu último episódio (feito este só repetido por The Andy Griffith Show e Seinfeld), apesar da série nunca ter tido um final formal.
- Foi com I Love Lucy que o termo "sitcom" (situation comedy / comédia de situação) se eternizou no mundo televisivo.
- No segundo episódio da primeira temporada, "Be a Pal" ("Seja um Amigo"), exibido na CBS em 22 de outubro de 1951, Lucy imitou e dublou a cantora Carmen Miranda com a famosa marchinha "Mamãe eu quero" tocada em uma vitrola.
- O programa recebeu 22 indicações aos prêmios Emmy, tendo vencido cinco vezes.
- Em 2002 foi eleito o segundo melhor programa de todos os tempos da televisão norte-americana pela revista TV Guide, perdendo apenas para Seinfeld.
- Em 2007 o programa foi eleito como a melhor reprise pelo jornal The Washington Post. No mesmo ano apareceu numa lista sem classificação da revista Time dos 100 melhores programas de televisão da história.
- A serie foi a primeira a instituir nos seriados de TV a frase "convidado especial", quando vários astros de cinema começaram a pedir para participar dos episódios. Passaram pelo programa astros como: Rock Hudson, Richard Widmark, Cornel Wilde e Van Johnson.
- O enorme sucesso de I Love Lucy na TV Tupi São Paulo logo inspirou na emissora a produção de uma versão nacional: Alô, Doçura!, a primeira sitcom brasileira.
- O programa era filmado nos estúdios Desilu, cujos donos eram Ball e Arnaz. O nome "Desilu" é uma junção dos nomes dos atores.
- A Desilu, foi uma das mais proeminentes produtoras de programas para a TV nos anos 50 e 60, responsável por series como: Os Intocáveis, Missão Impossível e Jornada nas Estrelas (Além claro, de programas estrelados por Lucille).
- O sucesso do programa não trouxe a felicidade para o casal. Ao terminar a ultima temporada, eles se divorciaram.
- Lucille Ball foi a penúltima pessoa do elenco original do programa a falecer, em 26 de abril de 1989. O único membro do elenco que ainda está vivo é Keith Thibodeaux (creditado como "Richard Keith") que interpretou o filho de Lucy e Ricky nas duas últimas temporadas.
- Keith Thibodeaux, chamado Little Rick Ricardo, esteve presente nas temporadas de 1956 e 1957.
- Lucy Ball foi a primeira atriz a continuar a filmar os episódios de uma série de TV mesmo estando grávida. Ela convenceu os produtores a fazer com que sua personagem também engravidasse, e em 19 de janeiro de 1953 cerca de 44 milhões de espectadores acompanharam o parto de sua personagem, algumas horas depois que a atriz deu à luz a seu filho: Desi Arnaz Junior.
- Desi Arnaz Jr. é lembrado por interpretar o heróico e atrapalhado policial Walter Nebicher no seriado AUTOMAN.
Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
Nenhum comentário