FALANDO EM SÉRIE: I LOVE LUCY (1951)



Neste Falando em Série vamos esmiuçar um pouco uma das mais marcantes sitcoms da TV, estrelada por Lucille Ball, o seriado I LOVE LUCY foi o primeiro "show de TV" a explorar com muito humor e irreverência o cotidiano das famílias da classe média americana em temas comuns hoje em dia, tais como: companheirismo, machismo, feminismo e situações malucas que acabavam dando errado. A série foi ao ar de 15 de outubro de 1951 a 6 de maio de 1957 na CBS. Foram produzidos um total de 181 episódios, distribuídos em 6 temporadas. 

I Love Lucy é reconhecido como um dos programas mais bem sucedidos da história. E apesar dos altos índices de audiência, o seriado original foi encerrado em 1957. Porém o programa continuou no ar por mais três temporadas no formato de especiais de uma hora, exibidos de 1957 a 1960.



SINOPSE: Ricky Ricardo (Desi Arnaz) é um cubano, líder de uma banda no Clube Tropicana. Ele é casado com Lucy (Lucille Ball) que, ao contrário do que se espera, não é uma esposa comum que apenas cuida da casa. Lucy está o tempo todo tentando entrar no mercado do show business no Tropicana, onde o marido trabalha. Ao mesmo tempo, ela torna a vida mais divertida no prédio onde mora, com os vizinhos e senhorios Fred (William Frawley) e Ethel Mertz (Vivian Vance).

A sitcom foi baseada em um programa de rádio, estrelado pela própria Lucille Ball ao lado de Richard Dennig chamado: "My Favorite Husband." O ator Richard Denning queria interpretar o papel do marido na televisão, mas Lucy Ball queria que seu marido de verdade, o cubano Desi Arnaz, interpretasse o papel de seu esposo na televisão. A idéia não agradou os executivos que ficaram preocupados com o fato de que a audiência norte-americana poderia condenar o "casal interracial", além do forte sotaque de Arnaz. Para estimular à decisão dos executivos de fazer ou não o programa, Ball e Arnaz fizeram uma peça de vaudeville com músicas de Arnaz e o humor de Lucy, com a recepção positiva em várias cidades, a CBS concordou em fazer o programa, mas ainda assim recusou em ter o nome de Arnaz no título do programa (o título original seria: Lucy & Ricky). Depois de muitas negociações, Arnaz concordou com título: I Love Lucy.

Os episódios eram filmados ao vivo, sugestão do próprio Arnaz. Três câmeras d
e cinema usando uma película do tipo preto-e-branco em um cenário fixo, com uma plateia ao vivo eram usadas nas gravações, uma técnica considerada ultrapassada mesmo pra época, mas os patrocinadores não aprovavam investimentos em um sistema mais moderno. Mesmo assim, a produção não foi prejudicada e os esforços de Desi Arnaz permitiram que I Love Lucy acompanhasse a evolução dos programas de TV ao longo dos anos 60. Inicialmente, os produtores não acreditavam que a dupla "marido e mulher"daria certo, mas a química entre eles e o sucesso da série garantiram que Arnaz permanecesse fazendo o papel de Ricky até o fim, chegando a contribuir com sugestões de roteiro e até mesmo músicas para a série.

ELENCO:
  • Lucille Ball - Lucille 'Lucy' Esmeralda MacGillicuddy Ricardo
  • Desi Arnaz - Enrique 'Ricky' Alberto Ricardo y de Acha III
  • Vivian Vance - Ethel Mae Roberta Louise Potter Mertz
  • William Frawley - Frederick 'Fred' Hobart Edie Mertz I
  • Kathryn Card - Sra. MacGillicuddy (1955-1956)
  • Mary Jane Croft - Betty Ramsey (1957)
  • Jerry Hausner - Jerry, o agente de Ricky (1951-1954)
  • Bob Jellison - Bobby, o porteiro do Hollywood (1954-1955)
  • Keith Thibodeaux - Ricky Ricardo, Jr. (1956-1957)
  • Joseph A. & Michael Mayer - Ricky Ricardo, Jr. (bebê) (1953-1954)
  • Frank Nelson - Ralph Ramsey (1957)
  • Elizabeth Patterson - Sra. Mathilda Trumbull (1953-1956)
  • Richard & Ronald Lee Simmons - Ricky Ricardo, Jr. (bebê) (1954-1955)
  • Doris Singleton - Caroline Appleby (1953-1957)



No Brasil, a série foi apresentada pela Rede Tupi entre 1958 e 1979. Mais tarde, na TV Gazeta, durante a década de 1980. Depois foi reexibida pela Rede Bandeirantes.

Na década de 1990, a companhia aérea Varig exibia o seriado para seus passageiros em suas rotas nacionais. Em 1993, a TV Cultura comprou os episódios com as dublagens originais da primeira versão nacional, ficando no ar até o ano 2000.

O canal da Globosat, Multishow também exibiu no período da manhã a série a partir de 1997, com som original e legendas. 

Também foi exibida pelo canal por assinatura TCM entre 2005 e 2006, e também pela Rede 21.

Em 2011, a Paramount lançou no Brasil o DVD com a terceira temporada do seriado.

A sitcom também foi exibida pelo SBT entre 15 de junho e 11 de julho de 2015, inicialmente às 13h30, mas devido à baixa audiência passou a ser exibida às 14h15 e foi absurdamente encurtada de 1 hora para apenas 15 minutos de duração. Em 11 de julho, a série foi exibida pela última vez na faixa da tarde, sendo transferida para as madrugadas do SBT. Por um tempo, a série passou a ser exibida na madrugada, mas acabou saindo da programação. 


CURIOSIDADES:
  1. I Love Lucy foi o programa mais assistido da televisão americana em quatro de suas seis temporadas, sendo o primeiro a liderar a audiência no seu último episódio (feito este só repetido por The Andy Griffith Show e Seinfeld), apesar da série nunca ter tido um final formal. 
  2. Foi com I Love Lucy que o termo "sitcom" (situation comedy / comédia de situação) se eternizou no mundo televisivo. 
  3. No segundo episódio da primeira temporada, "Be a Pal" ("Seja um Amigo"), exibido na CBS em 22 de outubro de 1951, Lucy imitou e dublou a cantora Carmen Miranda com a famosa marchinha "Mamãe eu quero" tocada em uma vitrola.
  4. O programa recebeu 22 indicações aos prêmios Emmy, tendo vencido cinco vezes. 
  5. Em 2002 foi eleito o segundo melhor programa de todos os tempos da televisão norte-americana pela revista TV Guide, perdendo apenas para Seinfeld. 
  6. Em 2007 o programa foi eleito como a melhor reprise pelo jornal The Washington Post. No mesmo ano apareceu numa lista sem classificação da revista Time dos 100 melhores programas de televisão da história.
  7. A serie foi a primeira a instituir nos seriados de TV a frase "convidado especial", quando vários astros de cinema começaram a pedir para participar dos episódios. Passaram pelo programa astros como: Rock Hudson, Richard Widmark, Cornel Wilde e Van Johnson.
  8. O enorme sucesso de I Love Lucy na TV Tupi São Paulo logo inspirou na emissora a produção de uma versão nacional: Alô, Doçura!, a primeira sitcom brasileira.
  9. O programa era filmado nos estúdios Desilu, cujos donos eram Ball e Arnaz. O nome "Desilu" é uma junção dos nomes dos atores.
  10. A Desilu, foi uma das mais proeminentes produtoras de programas para a TV nos anos 50 e 60, responsável por series como: Os Intocáveis, Missão Impossível e Jornada nas Estrelas (Além claro, de programas estrelados por Lucille).
  11. O sucesso do programa não trouxe a felicidade para o casal. Ao terminar a ultima temporada, eles se divorciaram. 
  12. Lucille Ball foi a penúltima pessoa do elenco original do programa a falecer, em 26 de abril de 1989. O único membro do elenco que ainda está vivo é Keith Thibodeaux (creditado como "Richard Keith") que interpretou o filho de Lucy e Ricky nas duas últimas temporadas.
  13. Keith Thibodeaux, chamado Little Rick Ricardo, esteve presente nas temporadas de 1956 e 1957.
  14. Lucy Ball foi a primeira atriz a continuar a filmar os episódios de uma série de TV mesmo estando grávida. Ela convenceu os produtores a fazer com que sua personagem também engravidasse, e em 19 de janeiro de 1953 cerca de 44 milhões de espectadores acompanharam o parto de sua personagem, algumas horas depois que a atriz deu à luz a seu filho: Desi Arnaz Junior.
  15. Desi Arnaz Jr. é lembrado por interpretar o heróico e atrapalhado policial Walter Nebicher no seriado AUTOMAN.


Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.