Papo Furado | AS BRUXAS DE EASTWICK (The Witches of Eastwick) - 1987


Neste "PAPO FURADO" vamos trazer a Memória o cultuado filme: "AS BRUXAS DE EASTWICK" (The Witches of Eastwick) de 1987. Uma comédia (adaptada de um romance nem tão cômico) com pitadas de suspense, drama e "horror" que reuniu nomes de peso como: Jack Nicholson, Cher, Susan Sarandon e a então novata Michelle Pfeiffer. É um longa sexy, engraçado e assustador tudo de uma vez só. 

A História de três (3) mulheres "comuns" que, seduzidas por um irresistível e misterioso homem, são levadas a uma série de situações loucas e fantásticas. Mas, depois precisam lutar para recuperar o controle de suas vidas.


O filme é ótimo, mas inegavelmente tem uma pegada feminista. O espectador é obrigado a se questionar sobre a condição da mulher em qualquer sociedade, e os questionamentos feitos naquela época ainda são válidos hoje. O Curioso porém é a visão otimista que mostra a perspectiva de que juntas as mulheres podem tudo.  


 

SINOPSE: Três mulheres divorciadas: Alex Medford (Cher), Jane Spofford (Susan Sarandon) e Sukie Ridgemont (Michelle Pfeiffer) que moram em Eastwick, estão entediadas e infelizes. Solitárias, carentes e sexualmente reprimidas, elas se reúnem para falar sobre homens. Então surge a ideia de fazer um "feitiço" para atrair quem elas julgavam ser o homem ideal. Logo são surpreendidas pela chegada do sedutor e misterioso Daryl Van Horne (Jack Nicholson) na cidade. Daryl satisfaz os desejos das três e as inicia no mundo da magia.

AS BRUXAS DE EASTWICK
NOME ORIGINAL: The Witches of Eastwick
PAÍS DE ORIGEM: EUA
ANO: 1987
DURAÇÃO: 118 minutos
GÊNERO: "TERRIR" (Comédia, Fantasia, Horror)
DIREÇÃO:George Miller
ROTEIRO: Michael Cristofer
FOTOGRAFIA: Vilmos Zsigmond
MONTAGEM: Hubert de la Bouillerie, Richard Francis-Bruce
DESIGN DE PRODUÇÃO: Polly Platt
FIGURINO: Aggie Guerard Rodgers
MÚSICA: John Williams
ESTÚDIO: Warner Bros., Guber-Peters Company, The Keneddy Miller Productions
PRODUÇÃO: Neil Canton, Peter Guber, Jon Peters
ELENCO: Jack Nicholson, Cher, Susan Sarandon, Michelle Pfeiffer, Veronica Cartwright, Richard Jenkins, Keith Jochim, Carel Struycken, Helen Lloyd Breed, Caroline Struzik, Michele Sincavage, Heather Coleman, Carolyn Ditmars, Cynthia Ditmars 
Custou US$ 22 milhões e arrecadou US$ 63,7 milhões

Observação: Caso você ainda não tenha assistido, vale lembrar que embora seja uma comédia, o longa tem uma certa dose de terror (ou humor negro?) e tem umas cenas no minimo impactantes, como a da esposa histérica vivida por Verônica Cartwright que desanda a vomitar a torto e a direito e o marido resolve a “liberar” do sofrimento. 


CURIOSIDADES:
  • O roteiro do filme é baseado no best-seller de John Updike, "As Bruxas de Eastwick" (The Witches of Eastwick) de 1984. 
  • A comédia foi indicada a dois Oscars nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original (para música de John Williams) e Melhor Som, que também não ganhou. O filme ganhou um prêmio BAFTA , no entanto, na categoria de Melhores Efeitos Especiais, e recebeu uma indicação para o Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática. Williams também foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum de Trilha Sonora Original Instrumental, escrita para um filme ou televisão, e ganhou um BMI Film Music Award.
  • Jack Nicholson ganhou o Saturn Award de Melhor Ator , e o filme recebeu indicações em mais seis categorias: Melhor Filme de Fantasia, Melhor Atriz (Susan Sarandon), Melhor Atriz Coadjuvante (Veronica Cartwright), Melhor Roteiro (Michael Cristofer), Melhor Música (John Williams) e Melhores Efeitos Especiais.
  • Jack Nicholson também ganhou prêmios de Melhor Ator do Círculo de Críticos de Nova York (por seu trabalho em Witches, Ironweed and Broadcast News) e da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles (para Witches e Ironweed), que foi compartilhada com Steve Martin por Roxanne (1987 ).
  • Jack Nicholson manifestou interesse em interpretar o papel de Daryl através de sua então namorada Anjelica Huston, depois de ouvir que o ator original do papel, Bill Murray , havia desistido. 
  • Anjélica Huston estava concorrendo ao papel de Alexandra Medford, e testou com Michelle Pfeiffer, que já havia sido escalada como Sukie, e Amy Madigan, que estava sendo considerada para o papel de Jane. Depois de fazer uma audição confusa e "terrível", na qual ela lutou com o diálogo "difícil", Huston percebeu que havia perdido o papel, que acabou sendo oferecido a Cher.
  • "The Witches of Eastwick" foi originalmente programado para ser filmado em Little Compton, Rhode Island, mas houve controvérsia na cidade sobre se sua igreja congregacional deveria ou não estar envolvida na produção do filme. 
  • A fotografia principal começou em 14 de julho de 1986 e ocorreu ao longo de seis semanas em Cohasset e nas cidades próximas de Massachusetts, como Marblehead e Scituate. 
  • Castle Hill, em Ipswich, Massachusetts, foi usada para o exterior da Mansão Lenox, enquanto o saguão do Wang Center em Boston representava o salão principal. Outros interiores foram filmados na Mansão Greystone, em Beverly Hills, embora a piscina e a biblioteca de Daryl fossem cenários construídos no backlot da Warner Bros. 
  • Antes das filmagens, uma pequena oficina de escultura liderada pelo entalhador Paul McCarthy foi contratada para esculpir à mão todas as placas de madeira para as empresas mostradas no filme, incluindo o jornal onde a personagem de Michelle Pfeiffer trabalhava - The Eastwick Word.
  • A trilha sonora de The Witches of Eastwick foi composta e conduzida por John Williams . Um álbum da trilha sonora foi lançado pela Warner Bros. Records em 1987.
  • Em 2009 a ABC produziu uma versão para a televisão em forma de seriado. "EASTWICK" teve apenas uma temporada com 13 episódios. Adaptada por Maggie Friedman, de "Once and Again" e "Related", e com piloto dirigido por David Nutter, a série é estrelada por Rebecca Romijn (no lugar de Cher), Lindsay Price (no lugar de Sarandon), Jamie Ray Newman (no lugar de Pfeiffer) e Paul Gross (no lugar de Nicholson), entre outros atores.

SOBRE A ADAPTAÇÃO DO LIVRO

Enquanto o filme segue a estrutura básica do romance, vários desenvolvimentos importantes são descartados, com o livro sendo mais sombrio. O cenário de ambos é Rhode Island, mas o romance define o tempo durante o final dos anos 1960. No romance, Daryl é mais parecido com o diabo: menos um facilitador e mais um predador egoísta e perverso e arquiteto do caos. Além disso, o filme omite um episódio importante no livro, onde Daryl inesperadamente se casa com uma garota jovem e inocente chamada Jenny, e as três bruxas ciumentas magicamente fazem com que ela morra de câncer. Nenhuma das três bruxas engravida e, no final, Darryl foge da cidade com o irmão mais novo de Jenny, Chris, aparentemente seu amante. Também no livro o sobrenome de Alexandra era Spofford, não Medford e Jane era Jane Smart, não Jane Spofford, e Sukie era Rougemont, não Ridgemont. Existem diferenças em seus cabelos e constituição também; Alexandra é gordinha e Sukie é a ruiva.


Recentemente, o romance de Updike ganhou uma continuação do sucesso da década de 80, intitulado: "As Viúvas de Eastwick". Desta vez, o trio de protagonistas retorna mais de 30 anos depois da primeira história. Tentando combater a solidão e a velhice, reúnem-se e passam a viajar pelo mundo. Em um verão decidem voltar a Eastwick e alugam a antiga mansão de Darryl Van Norne. Reencontrado o passado, e com ele os ex-amantes, as inimigas rancorosas e as vítimas de seus feitiços, invocam a Grande Deusa na tentativa de corrigir os erros.


AS CRÍTICAS:
  • O Washington Post escreveu que "Hollywood faz todas as paradas aqui, incluindo uma reordenação do livro original de John Updike para dar a você um conto de bruxas chamativo e cheio de surpresas". 
  • Janet Maslin no The New York Times elogiou o "estilo brilhante, chamativo e exclamatório". 
  • A Variety descreveu como uma "configuração muito engraçada e irresistível". 
  • Alguns críticos pensaram que a última parte do filme se transformou em ridículo. O Washington Post escreveu que a segunda metade "perdeu sua magia e degenerou em beliche". 
  • Segundo o The New York Times , "sob o encanto da superfície há muita confusão, e o encanto em si desapareceu muito antes do filme terminar". 
  • Time Out escreveu que "os últimos 20 minutos mergulham direto no fundo do barril proverbial com uma orgia final de efeitos especiais". 
  • Roger Ebert no Chicago Sun-Times deu ao filme três estrelas e meia em quatro, reconhecendo que "o clímax do filme está exagerado" e acrescentou que "muitas vezes esse filme é plausível" história sobre pessoas implausíveis". 
A maioria dos críticos viu o filme como uma vitrine para os talentos cômicos de Nicholson. 
  • O Chicago Sun-Times achou que "era um papel que ele nascera para preencher ... Há uma cena em que ele se veste de pijama de cetim e se estende de corpo inteiro em uma cama, torcendo e se esticando sinuosamente em pleno gozo de sua sensualidade. É um deles. dos momentos mais engraçados de humor físico que ele já cometeu." 
  • O New York Times escreveu que, embora "os artistas sejam eminentemente assistíveis ... nenhum deles parece compatível com o auto-proclamado 'diabo pequeno e excitado' de Nicholson". 
  • A Variety o chamou de "performance sem restrições" e escreveu que "o espetáculo do filme é realmente Nicholson". 
  • O Washington Post escreveu que Nicholson era "indiscutivelmente a estrela de The Witches of Eastwick, apesar da concorrência formidável de seu clã interpretado por Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon". 
  • Ruth Crawford escreveu: "Este filme inclui muitos elementos de fantasia. De longe, o mais fantástico deles é a representação de uma mãe solteira de cinco filhos, que tem que trabalhar para viver e ainda tem muito tempo e energia para se envolver em aventuras selvagens. de sexo e magia. Se ser uma bruxa lhe dá a capacidade de fazer isso, muitas mulheres que eu conheço ficariam muito felizes em se inscrever no clã mais próximo ". 

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.