TOP 10 - COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A ANIMAÇÃO ALADDIN DA DISNEY


O longa animado ALADDIM (1992) é inegavelmente uma das adaptações de maior êxito em termos de popularidade, da clássica aventura das 1001 noites. O filme conta a história de um jovem rapaz que vive nas ruas da cidade de Agrabah, e que rouba comida para sobreviver. Certo dia, ele encontra uma lâmpada mágica e ao esfregá-la, liberta um divertido gênio que lhe concede 3 desejos. A história fala de amor e liberdade, mas também é regada com ótimas sequências musicais, e com grandes doses de humor e aventura. O sucesso da animação foi tamanho que gerou uma série televisiva e dois outros longas metragens: O Retorno de Jafar e Aladim e os 40 Ladrões. Pois é, como pode se ver, o que não falta são curiosidades sobre esta interessante animação. Então, não perca mais tempo e aventure-se conosco em mais um divertido post repleto de nostalgia e de muita coisa curiosa. Boa leitura!

CURIOSIDADES:

01 - Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa, faz parte dos contos das "Mil e Uma Noites", uma coletânea de histórias árabes, de onde vieram Ali Babá e os Quarenta Ladrões e Sinbad e eram narradas por Sherazade ao rei Shahriar. Aladim que em árabe significa literalmente "nobreza da fé", é um personagem fictício de origem árabe, sendo possivelmente um dos mais famosos da coletânea de contos.  A origem do conto é difícil de datar pela falta de elementos no texto que ajudem a situar a ação. Até a atualidade os estudiosos não conseguiram definir um período exato, mas supõe que a trama ocorra entre o s Sec VII e o XVIII. O conto foi adaptado inúmeras vezes para o teatro, ópera, literatura, cinema e televisão.

02 - ALADDIN foi o 31º filme animado dirigido por John Musker e Ron Clements, faz parte da série de clássicos da Disney no período conhecido como Renascimento da Disney. (Vide Hércules)

03 - Lançado em 25 de novembro de 1992 (No Brasil em 3 de julho de 1993), com um custo de produção de U$ 28 milhões, instantaneamente tornou-se  o longa animado de maior bilheteria até então (faturou mais de U$ 200 milhões nos Estados Unidos e mais de U$ 504 milhões em todo o mundo), atingindo uma popularidade superior á de seus antecessores: A Pequena Sereia (1989) e A Bela e a Fera (1991), embora não tivesse conquistado o mesmo sucesso entre os críticos da época.

04 - A canção "Um Mundo Ideal" (A Whole New World),composta por Alan Menken e escrita por Tim Rice, foi a ganhadora do Oscar de melhor canção, além de tornar-se um grande hit nas paradas. E, ainda hoje, é tida como uma das melhores já produzidas pelos estúdios Disney. 

A versão original é cantada por Brad Kane e Lea Salonga no filme.

Dublagem brasileira (Vozes):
Aladdin (Diálogos): Marcus Jardym
Aladdin (Canções): Joseph Carrasso Jr.
Princesa Jasmine (Diálogos): Silvia Goiabeira
Princesa Jasmine (Canções): Kika Tristão

05 - Aladdin ainda é lembrado pelas excelentes doses de humor inseridas pela memorável participação de Robin Williams que dublou o Gênio, e também por ter sido a primeira animação desde Mogli: O Menino Lobo (1967) a atingir o 1º lugar entre os filmes mais vistos do ano.

06 - A primeira versão do roteiro dizia que Aladdin tinha três amigos, chamados Babkak, Omar e Kassim, além disso, teríamos também um anel mágico e dois gênios, sendo um o da lâmpada e outro o gênio do anel.

07 - Entre as mudanças que a Disney fez na história original estão a inclusão do Tapete Mágico, a personalidade de Jafar, que não é exatamente um vilão no livro – só tem os seus próprios interesses.  Outra diferença é que no livro, o Gênio concede á Aladdin um número ilimitado de desejos, diferente da restrição á 3 pedidos feita na versão da Disney. O desejo do Gênio de ser livre (e até a personalidade que lhe foi atribuída) também é fruto da criatividade dos produtores do filme.

08 - Ao longo da aventura o gênio se transforma em caricaturas de várias estrelas, entre elas: Arnold Schwarzenegger, Ed Sullivan, Robert De Niro, Jack Nicholson, Groucho e Rodney Dangerfield. 

09 - Aladdin não seria órfão. Os pais do herói também são vistos em As Mil e uma Noites (embora o pai morra no desenrolar da história). No roteiro original, sua mãe deveria fazer uma aparição cantando a música “Proud of Your Boy”, porém de última hora os produtores resolveram retirar a mãe e a música do filme.

10 - Aladdin tem diversos elementos do filme “The Thief of Bagdad” (O Ladrão de Bagdá) de 1940, principalmente os personagens Vizier (que no Aladdin é representado por Jafar) e o Sultão.



Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.