Cinema Noir: A NOITE DO DEMÔNIO (1957)

Começo, com uma pergunta nada original: QUAL FOI SEU PRIMEIRO FILME DE TERROR?

Não me refiro ao primeiro filme que você assistiu no gênero, e sim aquele que te deixou com medo do escuro, com receio de apagar as luzes e ir para o quarto (se já não estivesse lá), com medo de fechar os olhos, bem...já entendeu, não é?



O meu foi "A NOITE DO DEMONIO". É claro que já havia assistido outros filmes do gênero ou qualificados erroneamente como terror, que é o caso de meu primeiro filme assistido "O LOUVA-DEUS GIGANTE" e também do segundo "TARANTULA". Estes dois deveriam ser classificados como ficção cientifica, mas na década de 50 os cinemas foram inundados com criaturas geradas pela radiação (geralmente gigantes) e seus filmes eram classificados como “terror”. 

O que tornou este filme diferente? 

Seu diretor: Jacques Tourneur, considerado por muito o “Hitchcoock dos filmes de terror”. O estilo de Tourneur era manter nas entrelinhas o suspense e o horror maior do que a exposição explicita, que poderia estragar todo o clima do filme, e isto acabou trazendo problemas entre o diretor e o produtor.

Pois o produtor queria que o monstro aparecesse “para chocar o publico”. Exatamente o contrario daquilo que queriam o diretor e o roteirista do filme. Assim a revelia, o produtor contratou um “especialista em efeitos especiais” (stop motion, na época) que criou a figura do demônio, e depois de o filme pronto acrescentou duas cenas (no inicio e no final) onde o monstro aparece.

O diretor estava certo, o monstro foi confeccionado com pés de bode, asas de morcego, chifres e cara de lobo, ou seja, não assustaria ninguém. A não ser um garoto (mereço um desconto, vai...) que estava assistindo ao filme no escuro, com o som baixo e a porta fechada (o padrasto proibia TV após às 10 horas)...



A historia do filme é a seguinte:

Dr. John Holden (Dana Andrews – muito parecido fisicamente com Lon Chaney Jr.) é um especialista americano em parapsicologia, extremamente cético, que vive para desmascarar e colocar em xeque alguns fenômenos paranormais, principalmente tratando-se de demonologia.

Dana, à direita
Ao viajar para a Inglaterra para ajudar o Prof. Henry Harrington (Maurice Denham) em sua tentativa de desmascarar uma seita satânica chefiada pelo adorador do oculto, Dr. Julian Karswell (Niall MacGinnis), começa a presenciar na pele, mesmo mantendo seu ceticismo, eventos sobrenaturais inexplicáveis.

Junto com a sobrinha do Prof. Harrington, Joanna (Peggy Cummins) começa a investigar a estranha morte do companheiro, que morreu eletrocutado em um acidente de carro contra um poste de força, mas que nós sabemos que foi obra do 'cramunhão', conjurado por Karswell através do uso de runas.


Isso por meter demais o bedelho na seita que o vilão comanda, chamada 'Ordem do Verdadeiro Crente', algo que Holden acaba também fazendo e por isso partilha do mesmo destino, também sendo amaldiçoado por Karswell, que lhe entrega um pergaminho, sem seu conhecimento, fixando uma data e horário para sua morte.

Aos poucos, Holden vai se aprofundando nesse ciclo diabólico e estranhos acontecimentos começam a colocar à prova sua crença no sobrenatural, e a única forma de Holden se livrar da maldição e impedir a chegada do demônio para levar sua alma, é entregando esse pergaminho para outra pessoa, transferindo a morte iminente para o próximo. 

Claro que o Doutor não queria matar um inocente, por isto precisava devolver o pergaminho ao seu inimigo sem o conhecimento dele. Como fazer? 

Filme Noir?

Confesso que também fiquei admirado de um filme considerado de terror estar em uma lista entre os melhores filmes noir a serem assistidos, mas se analisarmos as características dos filmes noir veremos que muitas delas estão no filme....

Primeiro o ator Dana Andrews que era 'figurinha marcada' nos filmes noir no passado, geralmente interpretando detetives. O baixo orçamento. O capricho no roteiro e nos diálogos. E o jogo de luses e sombras. Muita fumaça ou neblina...









Extra...


Como nosso extra habitual, estamos enviando um link para ASSISTIR ou BAIXAR ao filme! Apesar do monstro não ser assustador, o filme merece ser visto. Nem que seja para se observar o uso das imagens, o estilo das filmagens ou o roteiro...O Link esta logo abaixo...




Talvez se interesse por:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.